É claro que as cervejas mudam de lote a lote. Umas intencionalmente e outras não. Conhecendo as brejas belgas eu acredito que as mudanças não são intencionais, algumas vezes leves e outras grandes, acentuadas por mau transporte ou acondicionamento.
Mas cerveja não é loteria, ela é assim, mutante, pra melhor ou pra pior. Lembro de alguém que falou que "cerveja não tem validade, ela evolui, pra melhor ou pra pior"
Se vc quer a mesma experiência todas as vezes, a primeira coisa que vc deve buscar é uma cerveja que não seja refermentada na garrafa, ai eu não sei dizes quais seriam as belgas assim...
Nos vinhos existem safras super aclamadas pela crítica, e outras da mesma vinicula nem tanto, depois de ver umas variações nas belgas, comecei a pensar desse modo, se no vinho tem isso, na cerveja não pode ter? Um mal dia do cervejeiro, um insumo melhor ou pior, uma leve mudança no clima e na mudança da fermentação etc
Sem querer me referir a ninguem aqui, mas algumas pessoas hoje buscam mais defeitos na cerveja do que realmente prazer em beber elas...
Abraços