Problemas com cerveja belga

Mais
10 anos 3 meses atrás - 10 anos 3 meses atrás #59290 por Luis Machado
Respondido por Luis Machado no tópico Problemas com cerveja belga

Alexandre Almeida Marcussi escreveu:

Luis Machado escreveu: Porque a St. Bernardus perdeu o selo trapista? Ninguém explica. Não há transparência.

Cara, na verdade há uma certa transparência no selo, sim. Na época em que a Westvleteren terceirizava sua produção na fábrica da St. Bernardus, não havia regras para a utilização do selo, e apenas as Westvleteren saíam de lá com o selo. Os rótulos da St. Bernardus nunca tiveram selo trapista. O selo trapista não é um selo de qualidade; é um selo de origem. Significa que a cerveja é produzida num monastério cirterciense trapista, sob supervisão dos monges, com lucros revertidos para a abadia e caridade. Só isso. Não implica estilo, não implica qualidade, nada.

Existem mil fatores que determinam a qualidade da sua experiência com a cerveja. Quanto à questão do "perlage" de bolhas subindo do fundo da taça, vai depender muito mais da taça do que da cerveja em si. As bolhas se formam quando a carbonatação da cerveja é liberada por alguma ranhura ou irregularidade, seja no vidro, seja em partículas de poeira suspensas no líquido. Existem taças especiais que recebem uma inscrição a laser no fundo para facilitar a liberação dessas bolhinhas, mas isso não muda essencialmente a cerveja do ponto de vista sensorial. Certifique-se de que você não bebeu nessas taças pela primeira vez. Você não vai conseguir o mesmo efeito num copo de requeijão. E preste atenção às variações causadas pelo tempo transcorrido desde o envase e pelas condições de armazenamento da sua cerveja. Observe se a sua cerveja está perto do vencimento, o que prejudica estilos de boa lupulagem como a Westmalle Tripel.

Olá Alexandre!

Eu já acompanho o site há um certo tempo. Lí vários comentários, avaliações, etc...
Eu apenas escrevi sobre as belgas depois de muito ter experimentado vários lotes das mesmas cervejas trapistas e ter notado essas variações. Meu objetivo foi ajudar as pessoas aqui depois das minhas impressões após esses últimos 3 anos de intensa degustação. As próprias avaliações dos editores são bem adversas. São as mesmas variações que eu percebo. Se eu beber 1 garrafa e ela estiver 100%, vou ter ótima impressão da cerveja. Já meu colega que bebeu uma que não estava aquilo tudo, mas boa, dará uma nota razoável. Isso é o que mais acontece.

Quanto ao copo usado, eu sempre bebo na minha taça trapista. Se a breja estiver boa, o copo irá ressaltar suas qualidades. Minhas Westmalle estão bem dentro da validade. Acredito ser do último lote importado.

Abraços.
Ultima edição: 10 anos 3 meses atrás por Luis Machado.
Mais
10 anos 3 meses atrás - 10 anos 3 meses atrás #59310 por Luis Machado
Após esses imprevistos, resolvi beber mais algumas Westmalle tripel que havia planejado guardar por um tempo no meu pequeno estoque. 3 de 330 ml ao todo.
A primeira não tinha aquela perlage com o redemoínho de bolhas no fundo em direção à superfície. Mais uma garrafa sem graça, com espuma bem cremosa mas leve adocicado de malte e lúpulo mais agressivo.
As outras duas foram geniais!!! A mesma perlage que eu me referi no início do tópico, com aroma e sabores intactos. Cada nota em seu devido lugar. Floral com frutado e picância do lúpulo. Amanteigada como um champagne francês. Matou minha saudade. A melhor tripel do mundo para mim.
A degustação foi feita com uma garrafa seguida da outra na mesma taça. Não sei se essa perlage teve influência ou foi mera coincidência, como citado acima pelo Alexandre. Mas observei esses pequenos detalhes nas comparações.

Já pensei há algum tempo atrás que essas diferenças poderiam ocorrer na hora da refermentação na garrafa, já que o líquido viria da mesma brassagem, mesmo tanque... não sei.
Já percebi grandes diferenças com garrafas da Áustria bier golden ale, do mesmo lote. E olha que nesse caso eu descarto o problema do transporte, já que a cerveja é feita na minha cidade.
Quem nunca bebeu a Weiss da Sankt Gallen e notou as diferenças dentro do mesmo lote?Não é feita tão longe de Belo Horizonte.

E é assim que me despeço, com momentos de desgosto e outros de grande prazer.
Ultima edição: 10 anos 3 meses atrás por Luis Machado.
Mais
10 anos 3 meses atrás #59312 por Alexandre Almeida Marcussi

Luis Machado escreveu: A degustação foi feita com uma garrafa seguida da outra na mesma taça. Não sei se essa perlage teve influência ou foi mera coincidência, como citado acima pelo Alexandre. Mas observei esses pequenos detalhes nas comparações.

Luís, você tem razão ao dizer que a refermentação na garrafa pode ocasionar pequenas diferenças de uma garrafinha para a outra. Mas os grandes vilões são, como sempre no caso da cerveja, o transporte, o acondicionamento e o tempo. E aí são variáveis difíceis para o consumidor ponderar com clareza.

Quanto ao perlage, pensei que ele pode talvez ser indicativo de alguma coisa, sim. Da seguinte maneira: como sabemos, a tampinha de metal ocasiona uma levíssima perda de carbonatação com o tempo. Quando uma garrafa tem carbonatação mais vigorosa que outra do mesmo rótulo, isso é indicativo possível de que ela tem menos tempo desde o envase e/ou de que ela chacoalhou menos da fábrica até o seu copo, e isso vai impactar de forma positiva a cerveja. Mas, também, pode ser indicativo de outra coisa. Você disse que tomou as duas cervejas na sequência, no mesmo copo, certo? Isso significa que, quando você serviu a segunda, o copo já não estava mais tão limpo como da primeira vez, certo? Isso naturalmente propicia maior formação de bolhas.

Enfim, a gente segue degustando em busca da cerveja em sua forma ideal!

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
10 anos 3 meses atrás #59313 por Luis Machado

Alexandre Almeida Marcussi escreveu:

Luis Machado escreveu: A degustação foi feita com uma garrafa seguida da outra na mesma taça. Não sei se essa perlage teve influência ou foi mera coincidência, como citado acima pelo Alexandre. Mas observei esses pequenos detalhes nas comparações.

Luís, você tem razão ao dizer que a refermentação na garrafa pode ocasionar pequenas diferenças de uma garrafinha para a outra. Mas os grandes vilões são, como sempre no caso da cerveja, o transporte, o acondicionamento e o tempo. E aí são variáveis difíceis para o consumidor ponderar com clareza.

Quanto ao perlage, pensei que ele pode talvez ser indicativo de alguma coisa, sim. Da seguinte maneira: como sabemos, a tampinha de metal ocasiona uma levíssima perda de carbonatação com o tempo. Quando uma garrafa tem carbonatação mais vigorosa que outra do mesmo rótulo, isso é indicativo possível de que ela tem menos tempo desde o envase e/ou de que ela chacoalhou menos da fábrica até o seu copo, e isso vai impactar de forma positiva a cerveja. Mas, também, pode ser indicativo de outra coisa. Você disse que tomou as duas cervejas na sequência, no mesmo copo, certo? Isso significa que, quando você serviu a segunda, o copo já não estava mais tão limpo como da primeira vez, certo? Isso naturalmente propicia maior formação de bolhas.

Enfim, a gente segue degustando em busca da cerveja em sua forma ideal!

Hoje já bebi uma com o copo limpinho, deu a perlage e estava mais uma vez sensacional! Nessa brincadeira, eu perdi algum dinheiro. Mas valeu a pena pelas que estavam 100%.

Abraços!
Mais
10 anos 3 meses atrás #59314 por Luis Machado
Ah... esqueci de dizer. Depois vcs passem a reparar nas Eisenbahns. A grande variação entre garrafas do mesmo lote. Cerveja nacional.

Tenho um primo sommelier que me disse que essas variações acontecem com os champagnes franceses também.
Mais
10 anos 3 meses atrás #59316 por Gustavo Guedes
Respondido por Gustavo Guedes no tópico Problemas com cerveja belga
Eu tenho reparado nessa grande variação de uma garrafa pra outra, não só belgas mas qualquer cerva em geral. A Teresópolis Jade, por exemplo, já peguei umas maravilhosas e outras insípidas... minha mulher gosta da Blanche de Bruxelles, comprei duas ontem pra ela e foi decepcionante, parecia outra cerveja. Comprar cerveja é uma loteria!!

Cerveja = Felicidade Líquida.
felicidadeliquida.blogspot.com.br/
Tempo para a criação da página:0.479 segundos