Problemas com cerveja belga

Mais
10 anos 2 meses atrás - 10 anos 2 meses atrás #59518 por Luis Machado
Respondido por Luis Machado no tópico Problemas com cerveja belga

Alexandre Almeida Marcussi escreveu:

Luis Machado escreveu: Por culpa só no transporte é vestir a camisa das cervejarias e não querer enxergar a realidade. Não estou me referindo a vc com essa frase Leonardo. Mas percebi que algumas pessoas aqui agem assim.

A questão, Luis, é que, ao contrário de outros confrades que postam regularmente aqui, você não demonstra ter o conhecimento técnico suficiente para distinguir sensorialmente quais os problemas das cervejas que você bebe, e muito menos para saber atribui-los aos ingredientes, à fermentação, à maturação ou ao transporte/acondicionamento. Sem isso, tudo se resume a teorias da conspiração sobre monges se vendendo ao capitalismo ou sobre a St. Bernardus e a Val-Dieu serem injustamente recusadas no selo trapista. Diante disso, você tem três opções:

1. Mude-se para a Bélgica e beba todas as suas cervejas favoritas na fonte, direto do tanque da cervejaria, para observar as variações que ocorrem de lote para lote.
2. Faça um curso e/ou estude off-flavors.
3. Apegue-se às suas teorias e seja feliz, mas não espere que todos concordem.

Falou o professor e filósofo das cervejas!! :silly:
Ultima edição: 10 anos 2 meses atrás por Luis Machado.
Mais
10 anos 2 meses atrás - 10 anos 2 meses atrás #59520 por Luis Machado

Eduardo Guimarães escreveu:

Luis Machado escreveu:

Leonardo Rodrigues escreveu: Alguem tem um embasamento mais técnico pra explicar essa variação tão frequente? Entrei de cabeça no mundo das cervejas artesanais já ha algum tempo e realmente cresce o numero de vezes em que me decepciono com algumas cervejas que tomo. Pagamos MUITO CARO por esse prazer (inclusive nas brejas nacionais) e acho que isso pode, em longo prazo, prejudicar muito a cena.
Seria transporte? Armazenagem? linha de produção? Enfim...alguém tem alguma luz?

Desconfio muito mais da produção, insumos, do que pelo transporte em si. Sou de BH e percebi uma grande variação no lote 40 da Petroleum. É produzida perto de minha casa.
Mesmo para as de fora, não acho que o transporte afetaria tanto uma bebida.
Por culpa só no transporte é vestir a camisa das cervejarias e não querer enxergar a realidade. Não estou me referindo a vc com essa frase Leonardo. Mas percebi que algumas pessoas aqui agem assim.

Luis, tive a oportunidade de trabalhar na Europa por um tempo e posso te garantir que algumas vezes as brejas produzidas no Velho Continente chegam sim "cansadas" ou até mesmo ruins aqui no Brasil. Lá eu bebi muita coisa por bastante tempo e nunca peguei nada ruim. Beber IPAs e Imperial IPAs lá nos EUA também tende a ser uma experiência bem mais interessante, posto que é fácil encontrar rótulos frescos (recém produzidos) e sem terem enfrentado viagens longas e quedas de temperatura. Eu particularmente posso te sugerir o seguinte encaminhamento: a) ao chegar no estabelecimento veja se as garrafas estão expostas à muita luz, próximas a aparelhos de ar condicionado (há lugares que colocam colado ao aparelho tornando as garrafas gélidas durante o horário comercial, mas que esquentam ao longo da madrugada com o aparelho desligado, maltratando muito a cerveja) ou expostas ao Sol; se a loja tiver isso, evite comprar nesse estabelecimento; b) se em sua cidade tiver chopes de importadas (aqui no Rio é bem comum, por ex), opte por testar os chopes dos rótulos que vc gosta, já que estão um pouco mais blindados para resistir a viagens; c) se for comprar garrafas, pegue aquelas lá do fundo da prateleira, no escurindo; d) invista nas versões em lata quando a mesma cerveja tiver esse tipo de envase. Confesso que seguindo isso tive bastante "sorte" e só lembro de em 3 ocasiões ter bebido cervejas importadas totalmente ruins. Variação é algo que pode muitas vezes ocorrer, é verdade, mas variação não necessariamente significa má intenção ou erro gravíssimo no processo de produção. Em relação à Wals, ela tem sim um problema específico de padrão em suas cervejas, devido a problemas de envase admitidos pela empresa. Tem tópico sobre isso aqui no Brejas. No entanto, as cervejas com as novas rolhas que eu provei (Tripel, Quad e Dubbel) estavam impecáveis (também há outro tópico que pode te ajudar a diferenciar as novas das antigas rolhas).

Valeu pela boa intenção em me ajudar e me contar um pouco de sua experiência lá fora. O problema é que sou consumidor brasileiro e estou me sentindo um trouxa. Vou absorver algumas dicas, como cerveja na pressão e as enlatadas. Eu não sou tão novato e desentendido como disse o sabichão lá em cima não. Sou novato nesse forum, mas bebo cervejas especiais há vários anos, desde o início da Bohemia weiss de 600 ml. Compro frequentemente do Mamãe Bebidas e do Super Nosso daqui de BH. Tenho visto, ao longo desses anos, que o problema não é o acondicionamento das cervejas. E as variações são absurdas (cervejas sem gosto, com gosto metálico, muito fora do padrão e bem desagradáveis). Eu conheço bem a Wals. Estou com o lote 40 da Petroleum com a NOVA rolha e está bem apagada. Bebo ela desde que lançou aqui em BH. Já percebi nesse meio tempo variações aceitáveis, com alguns defeitos e outras em que não dava para bebê-la. Cheguei até a entrar em contato com eles na época da antiga rolha, quando adquiri uma avinagrada e uma Tripel sem carbonatação. Me atenderam e enviaram uma unidade de Tripel.

Entrei no fórum porque perdi a paciência e para tentar conscientizar os novatos. Inclusive, já tiveram alguns confrades daqui que perceberam os mesmos problemas.
Mais
10 anos 2 meses atrás - 10 anos 2 meses atrás #59521 por Luis Machado
Não vim aqui para discutir com ninguém, apenas para passar minha experiência. Bebo frequentemente os MESMOS rótulos de cervejas especiais e não é de hoje que tenho tido decepções. Posso não ter o conhecimento científico e filosófico das cervejas, mas paladar tenho de sobra. B)
Mais
10 anos 2 meses atrás - 10 anos 2 meses atrás #59522 por Gustavo Guedes
Respondido por Gustavo Guedes no tópico Problemas com cerveja belga
Luis, concordo com você na questão que, de fato, a variação de sabor nas cervejas é tremenda mesmo, até em cervejas do mesmo lote.
Discordo em achar que as cervejarias estejam mudando a qualidade dos insumos visando a somente lucrar em detrimento da qualidade. Os fatores transporte, acondicionamento e frescor são fundamentais em boa parte dos estilos de cerveja.

É daí que vem aquela velha frase: 'a melhor cerveja é aquela que você toma olhando a chaminé da cervejaria'.
Cerveja fresca geralmente é melhor, dependendo do estilo, obviamente.

Quanto ao 'chope', eu discordo do confrade Eduardo. Muitas vezes ser on tap/ chope não é sinônimo de ser mais fresca ou melhor porque senão a gente cai no velho mito de que 'chope é melhor porque é cerveja não-pasteurizada'. Me corrijam se eu tiver errado, mas um chope que vem da Europa pra cá ( supondo que não seja cadeia refrigerada) sofre tanto quanto uma cerveja em lata ou garrafa. Aí a loteria cervejeira entra mais uma vez em cena. Tem que 'dar sorte' de pegar um barril de chope bom também e que o bar trate direito seus dutos cervejeiros e higienização.

Há um grande mito em torno de cerveja on tap, que eu não vejo ninguém questionando. Eu queria muito, muito mesmo que alguém com base teórica desmistificasse essa lenda de 'cerveja on tap é sempre melhor'.

Cerveja on tap também depende do transporte, acondicionamento e principalmente da higienização das torneiras e dutos do bar, pra não gerar contaminação.

Em se tratando chopes ( principalmente os importados) já bebemos muita porcaria em bares, mas acho que muita gente não tem coragem em admitir que foi passado pra trás e pagou 30 reais num chope velho, que talvez a versão em garrafa entregasse uma cerveja melhor. Eu já bebi cerveja em versão de garrafa que estava melhor do que o chope, fato.

Cerveja = Felicidade Líquida.
felicidadeliquida.blogspot.com.br/
Ultima edição: 10 anos 2 meses atrás por Gustavo Guedes.
Mais
10 anos 2 meses atrás - 10 anos 2 meses atrás #59523 por Luis Machado
Eu amo essas cervejinhas. Minha briga é para se manter a qualidade. Eu, como consumidor, estou insatisfeito. Não tenho culpa se ofendi os apaixonados com minhas críticas às cervejas. Talvez tenho errado em criticar algumas cervejarias. Elas podem não ter agido de má fé. Fermentação e refermentação de cerveja e champagne é complicado mesmo. Microbiologia pura. Muitas vezes não dá certo, mesmo com todo controle e cuidado. Só quis expor minha insatisfação.

Todos os vinhos em que bebi até hoje tiveram imperfeições, e nem por isso eu deixei de beber e aproveitar suas qualidades.
Não precisa estar sempre 100%. O que não dá, é vc pagar caro e não ter NADA, só lúpulo com sabores metálicos desagradáveis.
E a frequência está só aumentando. Pode ter off flavour, só não pode ter off flavour sem good flavour.
Mais
10 anos 2 meses atrás - 10 anos 2 meses atrás #59524 por Luis Machado
O engraçado são as cervejas de macro. Sempre a mesma porcaria. Se vc gostou de uma, gostou de todas. Não tem variação. Só mesmo quando está mau envasada. :laugh:

A industrialização mantém a padronização perfeita. As artesanais se industrializaram (com qualidade) e não conseguem manter essa padronização. E só com as ales. Dificilmente as lagers, mesmo das micro, dão problema.

Frequentemente compro lambic para minha mãe e NUNCA teve problema. Apesar de não ser fã do estilo, bebo o restinho das garrafas e está ok.
Ales são as melhores, mas dá muito pau.

Até com a Áustria Bier (ales), cervejaria super mal avaliada aqui, já tive ótimas degustações. Mas a maioria :sick: .
Tempo para a criação da página:0.485 segundos