Problemas com cerveja belga

Mais
10 anos 3 meses atrás - 10 anos 3 meses atrás #59265 por Luis Machado
Não sei se vcs já tiveram o problema que estou tendo.
Em boa parte das cervejas belgas que tomei (Westmalle tripel, Rochefort 8, 10 e Karmeliet, no meu caso;devem até ter outras por aí que estão assim), quando abro a garrafa está tudo normal. Vc escuta o barulho e a fumaça de co2 da produção de gás da levedura. Mas quando vejo no copo, não existe aquele redemoinho na base do líquido, com o gás subindo até a superfície, como acontece quando a cerveja está 100% maravilhosa. E a cerveja está bem diferente no aroma. Forma espuma bem cremosa mas o sabor está completamente diferente também, bem apagado.
Não sei se já aconteceu isso com vcs. Relatem se vcs já perceberam essas diferenças de garrafa para garrafa. As que formam esses redemoinhos explodem na boca fazendo jus a fama das belgas. Muito estranho isso.

Acabei de abrir a 3ª garrafa de Westmalle tripel com esse problema. R$ 45, 30 reais jogados fora até agora. Estou pensando seriamente em adquirir só as da nova escola cervejeira (Estados Unidos) e as melhores brasileiras. Tristeza.
E já aconteceu comigo muitas outras vezes atrás, com as outras referidas acima.

Por isso que as pessoas dão notas bem diferentes para a mesma cerveja. A porcentagem de problemas com a Rochefort foi bem menor mas existiu.

As cervejas alemãs, eu até desisti de comprar. Muitas sem gosto, outras com gosto metálico.
Ultima edição: 10 anos 3 meses atrás por Luis Machado.
Mais
10 anos 3 meses atrás - 10 anos 3 meses atrás #59266 por Luis Machado
Respondido por Luis Machado no tópico Problemas com cerveja belga
Pelo jeito, mesmo as "trapistas" querem é $$$$. Esse selo é pura ilusão. Tudo feito em larga escala para atender o mundo inteiro. Apenas a Westvleteren continua seguindo as origens. Mas não vai demorar muito ela irá se vender também $$$.

Quando eu falo larga escala, não quero comparar com as macrocervejarias (Brahma, Karlsberg Heineken, Budweiser). Mas apenas citar que a qualidade está decaindo por estarem fazendo acima de suas capacidades. O $$$ mexe com tudo.

Grandes vinícolas acabam se vendendo por conta do money$$ também. Fazem a fama, vendem a estrutura para grandes empresas, que aumentam a produção, usam o rótulo e as garrafas de vinho passam a ser encontradas nas prateleiras dos supermercados.
Ultima edição: 10 anos 3 meses atrás por Luis Machado.
Mais
10 anos 3 meses atrás #59267 por David Ortiz
Respondido por David Ortiz no tópico Problemas com cerveja belga
Não sei nem o que dizer ao certo, mas acho que sempre vai ter diferença de uma garrafa para outra, transporte e armazenagens diferentes e mesmo se forem do mesmo lote e forem para a mesma prateleira, pois uma terá maior incidência de luz que a outra. Caso não seja pasteurizada, pessoas mexendo, virando e tantos outros fatores . Além de pessoas com gostos diferentes, eu por exemplo não gostei do sabor do malte da Rochefort que bebi, a maioria acha ela maravilhosa.
Bebi essas duas essa semana e não percebi nada que você mencionou, estavam maravilhosas.

www.brejas.com.br/cerveja/belgica/la-guillotine

www.brejas.com.br/cerveja/belgica/st-bernardus-prior-8
Mais
10 anos 3 meses atrás #59268 por Eduardo Guimarães Insta @cervascomedu
Luis, não descarte a possibilidade do problema estar relacionado ao armazenamento em solo brasileiro. Eu já vi coisas absurdas, seja em supermercados ou até mesmo em lojas especializadas: cervejas com as garrafas quase pegando fogo por estarem ao lado de lâmpadas amarelas, cervejas recebendo luz o dia inteiro por estarem ao lado de lâmpadas brancas, armazenamento de garrafas deitadas, exposição de garrafas na parte de fora da loja com sol a pino batendo o dia todo, garrafas que ficam ao lado de aparelhos de ar condicionado (e, por isso, expostas à variação muito grande de temperatura já que gelam durante o dia e, com o ar condicionado desligado, voltam a esquentar ao longo da noite), cervejas da cadeia gelada (como a Júpiter) expostas fora da refrigeração e por aí vai... e olha que eu estou falando só daquilo que eu já vi; nem citei problemas lá dentro do estoque.
Ano passado tomei várias belgas e trapistas e não tive problemas. Quando desconfio de alguma coisa, eu entro em sites como Ratebeer ou Beeradvocate para ver avaliações e degustações dos europeus que bebem essas brejas in loco e sem que elas tenham passado por um translado maior.
Mais
10 anos 3 meses atrás #59269 por Tuiuan Almeida Veloso

Eduardo Guimarães escreveu:

Luis, não descarte a possibilidade do problema estar relacionado ao armazenamento em solo brasileiro. Eu já vi coisas absurdas, seja em supermercados ou até mesmo em lojas especializadas: cervejas com as garrafas quase pegando fogo por estarem ao lado de lâmpadas amarelas, cervejas recebendo luz o dia inteiro por estarem ao lado de lâmpadas brancas, armazenamento de garrafas deitadas, exposição de garrafas na parte de fora da loja com sol a pino batendo o dia todo, garrafas que ficam ao lado de aparelhos de ar condicionado (e, por isso, expostas à variação muito grande de temperatura já que gelam durante o dia e, com o ar condicionado desligado, voltam a esquentar ao longo da noite), cervejas da cadeia gelada (como a Júpiter) expostas fora da refrigeração e por aí vai... e olha que eu estou falando só daquilo que eu já vi; nem citei problemas lá dentro do estoque.
Ano passado tomei várias belgas e trapistas e não tive problemas. Quando desconfio de alguma coisa, eu entro em sites como Ratebeer ou Beeradvocate para ver avaliações e degustações dos europeus que bebem essas brejas in loco e sem que elas tenham passado por um translado maior.

Acho que você falou certo. Luís, você compra normalmente de um mesmo lugar? Já experimentou pegar lotes diferentes? Olhar em sites especializados algum relato de problema com lote x?

Meses atrás eu peguei uma Ola Dubh 18 que tava extremamente comprometida. Fiquei muito puto, porque é uma cerveja muito cara e reclamei, peguei outra garrafa e estava normal(espetacular). A diferença provavelmente se deu no armazenamento
Mais
10 anos 3 meses atrás #59274 por Gustavo Silva
Respondido por Gustavo Silva no tópico Problemas com cerveja belga
O problema não é com todas as cervejas. Já tomei algumas da Rochefort que estavam com menos aroma que o normal. Isso é comum devido ao tratamento grotesco que as garrafas recebem pelas transportadoras.

Acho que não é certo já atribuir a culpa nas cervejarias e falar que só pensam em lucrar em tudo quando não se conhece a mesma.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: David Ortiz
Tempo para a criação da página:0.498 segundos