BCBs: em quais circunstâncias ?

Mais
14 anos 9 meses atrás #9129 por Gustavo Almeida
Marcio Rossi escreveu:

O mérito da questão é outro, a criação de um termo confuso pra denominar algo que sobre o que claramente não existe acordo e em nada contribui para que o evangelho da boa cerveja seja entendido e aceito.

Nisso eu concordo com o Márcio. A qualidade da maioria das cervejas populares pode ser considerada abaixo do que o estilo propõe, mas para a quase totalidade dos consumidores dessas cervejas elas são de qualidade. Uns preferem algumas marcas a outras, mas, no geral, "bem gelada todas são boas".

Acho que seguindo a pergunta "essa cerveja é boa?" deveriam sempre haver outras: "pra quem? Pra BJCP? Pra mim? Pra você? Pro mercado? Pra um monge belga?" e por aí vai.

Abraços
Mais
14 anos 9 meses atrás #9130 por Marcelo Vodovoz
Marcio Rossi escreveu:

É vc quem está falando. O mérito da questão é outro, a criação de um termo confuso pra denominar algo que sobre o que claramente não existe acordo e em nada contribui para que o evangelho da boa cerveja seja entendido e aceito.

discordo!

pra mim contribuiu sim! e acredito que pra outras pessoas tambem, no sentido de que quando entrei no fórum encontrei pessoas LEGAIS que discutiam cerveja de forma descontraida e interessada em aprender. Ninguem está tantando criar um novo estilo de cerveja e muito menos classificar todas as lagers industriais brasileiras com parte de uma estilo chamado Brazilian Corn Beer o qual se constitui de cercejas a base de milho, ninguem nunca disse isto!

eu acho é que sim esta discussão pe que não vem acrescentando nada para o "evangelho" da boa cerveja.
Mais
14 anos 9 meses atrás #9133 por Alexandre Almeida Marcussi
Marcelo Vodovoz escreveu:

esta discussão pe que não vem acrescentando nada para o "evangelho" da boa cerveja.

Marcelo, acho que toda discussão sempre acrescenta algo ao conhecimento dos participantes se eles tiverem a cabeça aberta. Sem essa discussão, talvez não ficasse claro para algumas pessoas que "BCB" foi uma brincadeira jocosa e descompromissada com toda a produção macrocervejeira nacional, e não uma categoria para enquadrar esse ou aquele rótulo, dizer qual cerveja é boa e qual é ruim. Usar ou não o termo é uma opção de cada um (nem todo mundo reproduz as piadas que escuta sempre), mas é sempre bom esclarecer que se trata de uma piada que não pode ser levada muito a sério.

"Evangelizar" é bom, mas só precisamos ficar atentos para quando a nossa "boa nova" se torna uma ideologia fundamentalista que cria gavetinhas rígidas separando o "certo" do "errado", o "bem" do "mal". Isso não contribui em nada para uma cultura cervejeira democrática, só cria uma atmosfera de segregação na qual, no fim das contas, todo mundo sai perdendo.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
14 anos 9 meses atrás #9135 por Renato .
Respondido por Renato . no tópico Re:BCBs: em que circunstâncias ?
Em nenhum momento foi dito que o termo BCB eh para cerveja boa ou ruim
Afinl de contas isso eh opção e vai de acordo do paladar de cada um

Se tem homem que gosta de homem, eu naum vou achar estranho alguem achar a brahma a melhor cerveja do mundo, mas isso eh particularidade.

A questão intrinseca nesse termo, que alguns pensam ser pejorativo, naum eh a qualidade de acordo com o paladar de um ou de outro bebedor de cerveja, e sim a ideologia por traz das marcas em questão.
Isso sim colabora no evangelho da cerveja, afinal de contas evangelizar eh demonstrar as partes honestas e as nem tanto.

Pq as cervejas trapistas são tão famosas no nosso meio???? não apenas pela qualidade mas pela historia, pelos conceitos e pela dedicação em produzir um produto no qual a qualidade eh MUITO maior que a quantidade lucro ou seja lah oque queriam interpretar.

E pq algumas cervja são chamadas de BCB, pois são empresas que alem de não ter compromisso com as tradições e a historia cervejeira, ainda utilizam-se de produtos de baixo custo e baixa qualidade para fazer esse bebida tão respeitada por nós, e tudo isso para encher os bolsões de alguns poucos figurões.
Mais
14 anos 9 meses atrás #9139 por NNMFKZTRKSJ - 13
Marcio Rossi escreveu:

NNMFKZTRKSJ - 13 escreveu:

Kaiser Bock é puro malte, ela leva algum estabilizante ou conservante também, não me lembro ao certo qual. Se fosse vendida o ano inteiro seria a cerveja do dia-a-dia sem sombra de dúvida..

Podes crer, vivo repetindo que é o melhor custo benefício do país. Aliás, ontem abri minhas duas últimas latinhas (eu faço estoque) que embora vencidas em janeiro, estavam formidáveis.

Sobre nomenclatura SAM x BCB, já me manifestei pela primeira. A segunda é pejorativa, subjetiva e por vezes, esnobe. Além de tudo, existe uma enorme diferença entre gritz de milho/arroz e high maltose.

Marcio, você poderia falar um pouco sobre como os gritz de milho/arroz e high maltose são utilizados na indúsria eou processo de fabricação? seria interessante saber mais sobre isso.
Mais
14 anos 9 meses atrás #9143 por Marcio Rossi
Alexandre Marcussi escreveu:

"Evangelizar" é bom, mas só precisamos ficar atentos para quando a nossa "boa nova" se torna uma ideologia fundamentalista que cria gavetinhas rígidas separando o "certo" do "errado", o "bem" do "mal". Isso não contribui em nada para uma cultura cervejeira democrática, só cria uma atmosfera de segregação na qual, no fim das contas, todo mundo sai perdendo.

Bravíssimo! Marcussi, sou seu fã!
Tempo para a criação da página:0.417 segundos