BCBs: em quais circunstâncias ?

Mais
14 anos 9 meses atrás #9089 por Alexandre Almeida Marcussi
Marcelo Vodovoz escreveu:

o problema delas não pe conter milho, mas sim aroma e sabor de milho, papelão e etc..

Mas aroma de milho e papelão etc. não tem nada a ver com o uso de adjuntos ou do milho como ingrediente, e ocorre com frequência em cervejas puro-malte e de outros estilos. Pode começar a procurar que vc vai achar até em cerveja belga. DMS faz parte do perfil esperado da maior parte das lagers claras segundo o BJCP.

Enquanto foi uma brincadeira para criticar a baixa qualidade média das nossas cervejas de massa, o "BCB" era divertido (apesar de pejorativo, sim). Quando é usado como denominador de um estilo de cervejas, para indicar certas características, torna-se não apenas inadequado e arbitrário como essencialmente incorreto. Porque, como disse o Marcio, nem toda American lager leva milho como adjunto (muitas levam arroz ou, principalmente, high maltose), e não só as brasileiras contêm milho. E também porque o aroma de milho (DMS) não têm nada a ver com o uso do milho como ingrediente. E ainda porque as premium American lagers também fazem uso dos mesmos adjuntos das standards, então deveriam merecer o mesmo epíteto. Não é querer ser chato, mas essa denominação é uma zoação descompromissada. Quando se fala em estilo, não tem sentido nenhum.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
14 anos 9 meses atrás #9092 por Marcio Rossi
Alexandre Marcussi escreveu:

...essa denominação é uma zoação descompromissada. Quando se fala em estilo, não tem sentido nenhum.

É isso.

A coisa se tornou uma espécie de rótulo, de código inteligível apenas para os que acompanharam a discussão desde o início, um forista recém chegado sequer entenderá do que trata o tópico.
  • um visitante
  • Visitante
  • Visitante
14 anos 9 meses atrás #9093 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:BCBs: em que circunstâncias ?
Gente, estamos queimando açúcar atôa, acho que ninguém está associando o termo BCB a um estilo específico, quando eu fiz essa brincadeira a primeira vez estava me referindo às cervejas "de massa" (esse termo é aceito, né ?) produzidas pelas nossas macros, eu não quis dizer que TODA Standard American Lager é uma BCB.

Ao invés de usar "cervejas populares" ou "cervejas de massa", usa-se BCB, e se o termo é pejorativo, que seja, as cervejas são lotadas de milho e são ruins mesmo. Ou não são ?
Mais
14 anos 9 meses atrás #9098 por Mauro Renzi Ferreira
Márcio, de fato você tem razão num ponto: Quem se inscrever agora no fórum, vai ficar "boiando" na discussão.

Agora, por outro lado, vou fazer uma defesa do Guima que nem é propriamente só dele: Acho que se o termo "pegou", foi porque os foristas se identificaram com ele (ainda que por certa "ignorancia")
Mais
14 anos 9 meses atrás #9101 por Jean Chris
Respondido por Jean Chris no tópico Re:BCBs: em que circunstâncias ?
Marcio Rossi escreveu:

Alexandre Marcussi escreveu:

...essa denominação é uma zoação descompromissada. Quando se fala em estilo, não tem sentido nenhum.

É isso.

A coisa se tornou uma espécie de rótulo, de código inteligível apenas para os que acompanharam a discussão desde o início, um forista recém chegado sequer entenderá do que trata o tópico.

Exatamente,

Esta foi minha preocupação em relação às brincadeiras em torno do tema "BCB", coisa que expressei na abertura do tópico, os menos informados e iniciantes podem levá-lo como regra.

Visto o que o pessoal tem escrito e discutido acerca do assunto, acabei por tirar o peso de estar de certa forma atrapalhando o entendimento dos iniciantes (seja no fórum ou nas cervejas). Óbvio, depois que os colegas entrarem aqui no fórum e se interagirem um pouquinho com o pessoal, vão perceber que é um termo pejorativo sim, porém descontraído como qualquer papo entre confrades numa mesa de bar.
Mais
14 anos 9 meses atrás #9111 por Claudinei  
Se as cervejas mais vendidas no nosso Brazuca levarem (não sei se levam) milho como cereal predominante, e se isso as diferencia das american lagers de outros países, poderia sim existir oficialmente o estilo "Brazilian Corn Beer"... não poderia? Quais seriam os critérios para o reconhecimento de um novo estilo?

Estou dentro da brincadeira do "BCB", ela está de acordo com o espírito cervejeiro da descontração. Mas, pra prevenir uma possível "deseducação" de iniciantes, prometo colocar uma nota de rodapé toda vez que utilizar esta sigla :laugh:
Tempo para a criação da página:0.367 segundos