No último final de semana:
Insana Chocolate Porter: boa surpresa esta brown porter nacional, medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de 2013. Leve, fácil de beber, limpa, sem perder em sabor. Aroma com torrados (chocolates, café, queimadinho) e um elegante lúpulo inglês (framboesa casando muito bem, terroso), ótima persistência na boca, com retrogosto macio e vívido de chocolate amargo. O ponto baixo é o corpo, um pouco inexpressivo demais. Vale demais pelo preço, na faixa dos R$ 10 a garrafa de 500ml.
Morada Double Vienna: estou ficando preocupado com o que tenho visto dos novos lançamentos nacionais. Parece que basta colocar lúpulo americano e esquecer de todo o resto da receita que o sucesso é garantido. Esta double Vienna de Vienna não tem nada (cadê aquele tostado seco do malte?), parece mais uma double red ale, com uma quantidade insana de caramelo e mel e um frutado/cítrico forte de lúpulo. Corpo bacana, mas doçura um pouco exagerada e um ardor alcoólico que se mistura ao amargor rascante.
Além disso, minhas queridas Eisenbahn Strong Golden Ale e Bohemia, sempre na geladeira.
Por fim, um excelente vinho tinto espanhol:
Toro Loco Reserva 2009: aroma intenso, desabrochando em camadas de frutas (cerejas frescas, framboesas, maçãs ao forno com anis-estrelado), o leve acento animal e o toque terroso da uva Tempranillo que predomina no corte (me lembrou uma kriek lambic), além dos aromas dos 12 meses de carvalho americano: muito mel e baunilha, alguma defumação. Na boca é menos marcante, mas muito equilibrado, com acidez razoável, taninos gentis e retrogosto que é um afago. Ótima compra na sua faixa de preços (em torno dos R$ 50).