BEBA MENOS, BEBA MELHOR

Mais
12 anos 11 meses atrás #34312 por Renato .
Respondido por Renato . no tópico Re:BEBA MENOS, BEBA MELHOR
Opa isso mesmo Milu eu coloquie que vc nunca tomou em quanto queria dizer nunca GOSTOU.

E tb concordo que opções para fazer o mesmo que as SAL fazem com mais sabor tem muitas, mas o que eu gosto de frizar é que as vezes vc vai na casa de um amigo seu que não bebe especial e se ele me oferecer um skol eu prefiro do que suco ou refri =]=]=]
Mas realmetne eh esse o papel delas, cerveja fraca eh melhor do que nenhuma cerveja.
Mais
12 anos 11 meses atrás - 12 anos 11 meses atrás #34315 por Gil Lebre Abbade Franco
seja cervejaria de massa ou microcervejaria, quando lançam uma SAL ou PAL, nunca atribuem esse estilo no rótulo da cerveja, sempre está estampado lá: PILSEN.

exemplos das micro: Bierland Pilsen, Klein Pilsen, Backer Pilsen... ninguém entrou num consenso se elas são SALs ou PALs, mas creio que todos concordem que não são Pilsens.
na Klein o exemplo é ainda melhor, pois fazem 2 lagers cuja diferença é gritante, experimente a Klein Pilsen e a Klein Tchec só p/ ver.

até quem fabrica SAL/PAL tem vergonha de assumir isso de tão medíocre o estilo é qualificado ??

nem "brahmeiro", nem "beer snob"
Ultima edição: 12 anos 11 meses atrás por Gil Lebre Abbade Franco.
Mais
12 anos 11 meses atrás - 12 anos 11 meses atrás #34319 por Milu Lessa
Respondido por Milu Lessa no tópico Re:BEBA MENOS, BEBA MELHOR
<strong>Gil Lebre Abbade Franco escreveu:</strong>

seja cervejaria de massa ou microcervejaria, quando lançam uma SAL ou PAL, nunca atribuem esse estilo no rótulo da cerveja, sempre está estampado lá: PILSEN.

exemplos das micro: Bierland Pilsen, Klein Pilsen, Backer Pilsen... ninguém entrou num consenso se elas são SALs ou PALs, mas creio que todos concordem que não são Pilsens.
na Klein o exemplo é ainda melhor, pois fazem 2 lagers cuja diferença é gritante, experimente a Klein Pilsen e a Klein Tchec só p/ ver.

até quem fabrica SAL/PAL tem vergonha de assumir isso de tão medíocre o estilo é qualificado ??

Falou e disse, Gil, até as micro criam essa confusão (des)informativa, tirando algumas raras exceções (Wäls Pilsen, que é pilsen mesmo), sejam SAL ou PAL, não importa, sempre colocam Pilsen como sendo o estilo. Acho que é pra não assustar o leigo, pois se tivesse escrito lá standard/premium american lager, ia se perguntar: "que diabos é isso?" E era capaz de não levar a cerveja.

Agora, o que eu acho absurdo mesmo é o MAPA, que enche o saco de tudo quanto é jeito, implica com nome e rótulo de cerveja, veta ingrediente de origem animal (um inócuo chocolate), mas permite que as macros (Brahma, Skol, Itaipava e até as águas de enxurrada que o Renato falou) se auto-denominem PILSEN, uma vergonha! :S
Ultima edição: 12 anos 11 meses atrás por Milu Lessa.
Mais
12 anos 11 meses atrás #34326 por Marcelo Vodovoz
Respondido por Marcelo Vodovoz no tópico Re:BEBA MENOS, BEBA MELHOR
perai perai, qm disse que nenhuma das micros é uma pilsen de verdade? eu sei que existe mta confusão e enganação, mas pq a birland pilsen nao pode ser enquadrada como german pilsner. pq a bamberg pilsen nao pode nem ser considerada PAL? a Wals pilsen ta classificada como bohemian pilsner. o.k. ela é uma reinterpretação, mas vamos considerar que ta dentro do estilo. Mas existe um outro estilo chamdo GERMAN PILSNER. como bom exemplo importado pra cá temos a Rothaus Pils. e algumas pilsen de micros brasileira se enquadram neste estilo.
Mais
12 anos 11 meses atrás #34328 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Re:BEBA MENOS, BEBA MELHOR
Milu Lessa escreveu:

Agora, o que eu acho absurdo mesmo é o MAPA, que enche o saco de tudo quanto é jeito, implica com nome e rótulo de cerveja, veta ingrediente de origem animal (um inócuo chocolate), mas permite que as macros (Brahma, Skol, Itaipava e até as águas de enxurrada que o Renato falou) se auto-denominem PILSEN, uma vergonha! :S

Milu, acredito eu que muito antes da elaboração dos guias cervejeiros (BJCP, BA, etc) e a consequente definição de LAL, SAL, PAL, etc, as nossas macros já usavam a denominação "Pilsen" para suas cervejas pálidas. Isso, somado a um maior poder econômico e político dessas macros e até mesmo a questões culturais nossas (MUITA gente acredita mesmo que são "Pilsen"), acho difícil o MAPA se levantar contra.

Aproveitando a discussão, tem uma cerveja que me levanta dúvidas se seria uma PAL ou SAL: a Baden Cristal. Aparenta se tratar de uma PAL, mas seu corpo resultante é muito leve para os 5% abv, além do paladar seco. Não são mencionados adjuntos na embalagem, e a grosso modo ela deveria ter o mesmo corpo de uma Heineken ou Therezópolis Gold, mas se parece mais com uma Skol de tão aguada. O que os confrades acham? Leva ou não adjuntos? É uma PAL ou SAL?
Mais
12 anos 11 meses atrás #34331 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Re:BEBA MENOS, BEBA MELHOR
Sobre algumas marcas discutidas, se seriam SAL, PAL, Pilsner, as regras estão (mais ou menos) bem definidas. Uma lager clara puro malte ou com baixo teor de adjuntos não pode ser considerada uma SAL, dessa forma é candidata a PAL (ou talvez a outro estilo). Pra ser Bohemian Pilsner, além da boa carga de malte tem que ter aquele floral de lúpulo Saaz no aroma, tal como a original tcheca. E as German Pilsner são normalmente mais secas e amargas que as tchecas. Viajei?
Tempo para a criação da página:0.535 segundos