- Postagens: 3130
- Obrigados Recebidos: 0
seja cervejaria de massa ou microcervejaria, quando lançam uma SAL ou PAL, nunca atribuem esse estilo no rótulo da cerveja, sempre está estampado lá: PILSEN.
exemplos das micro: Bierland Pilsen, Klein Pilsen, Backer Pilsen... ninguém entrou num consenso se elas são SALs ou PALs, mas creio que todos concordem que não são Pilsens.
na Klein o exemplo é ainda melhor, pois fazem 2 lagers cuja diferença é gritante, experimente a Klein Pilsen e a Klein Tchec só p/ ver.
até quem fabrica SAL/PAL tem vergonha de assumir isso de tão medíocre o estilo é qualificado ??
Milu, acredito eu que muito antes da elaboração dos guias cervejeiros (BJCP, BA, etc) e a consequente definição de LAL, SAL, PAL, etc, as nossas macros já usavam a denominação "Pilsen" para suas cervejas pálidas. Isso, somado a um maior poder econômico e político dessas macros e até mesmo a questões culturais nossas (MUITA gente acredita mesmo que são "Pilsen"), acho difícil o MAPA se levantar contra.Agora, o que eu acho absurdo mesmo é o MAPA, que enche o saco de tudo quanto é jeito, implica com nome e rótulo de cerveja, veta ingrediente de origem animal (um inócuo chocolate), mas permite que as macros (Brahma, Skol, Itaipava e até as águas de enxurrada que o Renato falou) se auto-denominem PILSEN, uma vergonha!
Copyright ® 2007-2024 BREJAS - Todos os Direitos Reservados