BEBA MENOS, BEBA MELHOR

Mais
12 anos 11 meses atrás - 12 anos 11 meses atrás #34267 por Fernando M Pacheco
<strong>Milu Lessa escreveu:</strong>

Ando só acompanhando essa discussão de longe, mas o Fernando disse algo tão interessante que resolvi participar do tópico. Ele com razão disse que com cerveja temos uma condescedência muito maior do que com as outras bebidas alcoólicas. A própria frase do Calagione ilustra magistralmente isso: "todas as cervejas são boas". E muita gente acredita sinceramente nisso e repete essa frase como um mantra. Mas antes mesmo de ouvir essa frase, eu já não concordava muito com a idéia que ela exprime. Vamos tentar transpor essa frase para outras bebidas alcoólicas. Toda cachaça é boa. Todo whisky é bom. Todo vinho é bom. Começa a soar esquisito. Não? Pois tente dizer numa roda de entendidos que 51 é uma boa cachaça; eles vão te escorraçar do lugar. Ou arrisque falar para um grupo de enófilos que um sangue de boi é razoável para um vinho de produção industrial. Ou que Wall Street é um whisky que tem uma ocasião pra ser tomado. Bom, vcs entenderam meu ponto, que é mais ou menos o que o Fernando havia dito inicialmente.

Por que então com a cerveja a postura é cabalmente diferente? Se vc vira e diz que não gosta das SAL industriais, que acha cervejas ruins, sem gosto, sem aroma, vc automaticamente vira um beer snob. Mas o mesmo não acontece se vc disser que não gosta de 51, de Sangue de Boi ou de Wall Street. Pelo contrário, se vc disser que dependendo da ocasião vc gosta dessas bebidas citadas ou que vc as acha passáveis, dirão no mínimo que vc não tem bom gosto ou que não entende nada de cachaça, vinho e whisky, respectivamente. Então eu pergunto: não é curioso que com cerveja se dê exatamente o contrário? ;)

O que não falta em qualquer cidade grande brasileira é uma dezena de bares que servem 3 ou 4 cervejas SAL ou PAL nacionais todas iguais, porém se quiser tomar whisky haverá pelo menos uma dúzia de marcas importadas. Blends de 8, 12 e até 18 anos para escolher...

Sem dúvida que existe uma ocasião para tomar SAL. Quando não houver nenhuma outra ! :huh:
Ultima edição: 12 anos 11 meses atrás por Fernando M Pacheco.
Mais
12 anos 11 meses atrás - 12 anos 11 meses atrás #34268 por Milu Lessa
Respondido por Milu Lessa no tópico Re:BEBA MENOS, BEBA MELHOR
<strong>Gil Lebre Abbade Franco escreveu:</strong>

<strong>Lucas Zufi Leite escreveu:</strong>

No meu caso eu vou por exclusão... se não tem uma especial do meu interesse e passo pra uma Heineken, se não tiver Heineken é Bohemia e se não tem Bohemia, vou de qualquer SAL, mas nunca fico sem cerveja.

boa, Lucas!
tbm sigo essa linha, melhor uma cerveja ruim q nenhuma cerveja
e essas sim tem q estar gelaaaaaaaaaaaaaaaadas! :laugh:

O próprio Gil disse aqui que boa parte das SAL (as abaixo da Bohemia, por exemplo) são cervejas ruins e que melhor uma ruim do que nenhuma, o que eu já acho quase um milagre, porque ele admitiu que são cervejas ruins. Mas verdade seja dita, hoje em dia nem isso se pode dizer, porque vão rebater que elas foram feitas para serem assim (sem gosto, sem aroma, sem corpo, pura refrescância). Ora, eu retruco que aqueles "romances" de banca, os Júlias e Sabrinas da vida, etc, tb foram feitos para serem daquele jeito (mal-escritos, inverossímeis, com personagens planos, puro entretenimento), mas isso não impede que eles sejam um lixo, literariamente falando. Alguns poderão alegar que dizer isso é injusto, pois nem literatura eles são, em primeiro lugar. Ok. Mas mantendo o paralelo, o que dizer então em defesa das SAL? Que elas não são cervejas? Impossível, pois elas o são, indubitavelmente. Mas para mim seu único mérito real se resume no seu preço módico, o qual permite que praticamente todo mundo tenha acesso a elas. Tanto que a maioria aqui diz que só bebe SAL quando não tem mais nada para beber. Se é assim, se ela é quase sempre a última opção em termos de cervejas, por que agora todo mundo inventou de ficar defendendo-as ou até mesmo dizendo que são boas cervejas? :blink:
Ultima edição: 12 anos 11 meses atrás por Milu Lessa.
Mais
12 anos 11 meses atrás - 12 anos 11 meses atrás #34269 por Milu Lessa
<strong>Fernando M Pacheco escreveu:</strong>

Sem dúvida que existe uma ocasião para tomar SAL. Quando não houver nenhuma outra ! :huh:

Huahuahua, olha que coisa, Pacheco, escrevi meu segundo comment antes de ter lido o seu e eis que escrevo algo muito parecido, mas de forma muito mais prolixa, é claro! :laugh:

É que sei lá, isso de não poder falar mal de nenhuma cerveja, mesmo quando ela é de fato ruim, me lembra demais o politicamente correto, ao qual sou bastante avessa, por sinal.
Mais
12 anos 11 meses atrás - 12 anos 11 meses atrás #34277 por Renato .
Respondido por Renato . no tópico Re:BEBA MENOS, BEBA MELHOR
Eu não considero skol e brahma cervejas ruins, para mim SAL ruim eh leckr, a outra, saideira, kril, rio claro, fass, cervejas que mesmo tendo sido feitas para ser simples e refrescantes conseguem ser MUITO pior qual quer Skol e Brahma.

Assim como temos SAL´s de alto padrão como a backer, eisenbahn, bierland, que fazem parte do mesmo estilo e são boas.

Então se vc pega um dos piores whiskys, cachaças e/ou vinhos que temos tenha a capacidade de comparada com as piores cervejas que temos.

Nesse caso qual quer um que ache a FASS a melhor das cerveja do mundo será tão esculhambado quanto quem toma sangue de boi.

EU usaria esse parâmetros, mas dai vai de cada um né.
Ultima edição: 12 anos 11 meses atrás por Renato ..
Mais
12 anos 11 meses atrás - 12 anos 11 meses atrás #34278 por Milu Lessa
Bom, então pelo menos estamos de acordo numa coisa: há cervejas ruins, como essas SAL que vc citou. Ora, se há cervejas ruins, então a frase do Calagione cai por terra, pois não são todas as cervejas que são boas, né? E sim, de fato eu coloquei os piores exemplos que achei de cada bebida que não era cerveja, foi uma comparação extrema, admito, mas foi apenas to make a point. Com certeza não dá para comparar uma Skol com essas outras que vc citou. Entretanto, eu julgo que não posso falar delas porque nunca tomei nenhuma, então não sei dizer o quão piores elas são do que Skol, Brahma, etc, mas todo mundo que já bebeu diz que são de doer, então acredito que devam ser bem piores mesmo. Aliás, agora fiquei pensando numa coisa: qual seria o equivalente de Brahma, Skol e afins no campo do vinho, da cachaça e do Whisky?

Só uma observação: no exemplo, eu não disse que falar que sangue de boi era o melhor vinho do mundo seria motivo de esculhambação, mas que somente sugerir que ele fosse um vinho apenas razoável já seria suficiente para tanto. Vamos fazer um exemplo menos extremo, conforme vc sugeriu: vamos pra um whisky "melhorzinho" um pouco (manjo NADA de vinho, então mudei de bebida); peguemos um Natu Nobilis. Acho que a situação se manteria, se vc dissesse que era um bom whisky, seria tb zoado, julgado como detentor de mau gosto etc. Já se dissermos que a Brahma é uma boa cerveja, ninguém acha nada de mais. Na situação inversa isso fica ainda mais claro: se vc mete o pau num Natu Nobilis, todo mundo acha normal, mas quando se mete o pau numa Brahma o pessoal não gosta, acha exagero, fica bravo etc.

Sobre as Eisenbahn, Bierland, Bamberg, etc, tb acho que elas são bem melhores do que as SAL de massa, mas pra mim isso se deve ao fato de elas serem PAL e não SAL. Até por isso acho-as superiores, já têm gosto, aroma e algum corpo; essas eu tomo com certo grau de prazer, embora estejam longe dos meus estilos favoritos. Quando está muito quente, a única coisa que me impede de ficar tomando trocentas Paulaner e afins, é que ficaria muito caro (fora o estrago na silhueta! rs).
Mais
12 anos 11 meses atrás #34279 por Luiz Felipe Malta Fernandes
Milu, geralmente concordo com seus posts, mas dessa vez lamento ter que discordar quando vc diz que as pessoas inventaram de defender as SAL.

Apenas gostaria de te perguntar uma coisa, partindo do fato de que SAL é um estilo, qual cerveja/rótulo seria um bom representante desse estilo???

Entenda que (obviamente) vc não é obrigada a gostar do estilo SAL, mas seu gosto pessoal não deve descredenciar um estilo que é reconhecido pelo próprio BJCP. As SAL são cervejas como outras quaisquer, de diferentes estilos. Aliás é essa diversidade de estilos, sejam eles mais intensos ou menos intensos, que faz esse universo de cervejas ser tão fantástico. Eu acredito sim que há momento e local para serem degustadas.
Tempo para a criação da página:0.516 segundos