Colorado exportada pros EUA

Mais
12 anos 2 meses atrás #41518 por Pedro Fraga
Respondido por Pedro Fraga no tópico Colorado exportada pros EUA

Fernando M Pacheco escreveu: Eu já bati nessa tecla diversas vezes. O mercado brasileiro de cervejas artesanais só vai amadurecer quando a Eisenbahn tiver concorrência de verdade, quando houver disputa na faixa de preço de R$5.

Exatamente o mesmo que eu acredito.

E concordo no lance da Colorado, acho que fica bem feio a falta de comunicação e de acerto do valor dessas duas, que estão saindo lá quase 1/3 do que aqui (e tenho certeza que o preço cobrado em festivais é esse para não brigar com o distribuidor comercial).
Mais
12 anos 2 meses atrás #41520 por Alexandre Almeida Marcussi

Burrito Ortega escreveu: EU CONSUMIRIA LITROS DE WAY, SEASONS, WALS E COLORADO se essas cervejas chegassem por um preço justo na minha mão. mas acho inaceitável pagar mais por cervejas nacionais do que por importadas de qualidade.
sds

Discussão ideológica à parte, esse exemplo permite ver como a coisa pode funcionar apenas e tão-somente dentro da lógica (perversa) do mercado. Há mais ou menos 6 meses, a Wäls começou a chegar a SP custando para o consumidor R$ 13 a long neck da linha belga. Numa época em que não se achava nenhuma belga (salvo Ambev) por menos de R$ 15. Veja, são excelentes cervejas, na minha opinião melhores do que boa parte das importadas.

Resultado: comecei a comprar Wäls numa escala em que eu nunca havia consumido antes. Antes, era uma cerveja que eu comprava uma garrafinha para provar e depois partia para outras de custo-benefício melhor. Com esse preço, comecei a ter na minha despensa de vez em quando para beber no final de semana. Hoje em dia, ela voltou à faixa dos R$ 18, enquanto podemos achar belgas de porte por R$ 15 ou menos. Resultado: a Wäls voltou a ser uma breja que eu bebo só para provar, mas não compro mais reiteradamente.

O que quero dizer com isso: por enquanto, o mercado de cervejas vive uma realidade na qual se vende cada cerveja uma vez para cada consumidor, e mesmo assim a demanda ainda supera a capacidade produtiva das boas micros. É uma situação cômoda para as empresas que conseguem chamar a atenção dos consumidores: mesmo sabendo que eles só vão beber uma vez para provar e depois vão voltar às "de sempre" (Eisenbahn, Baden, Colorado, Bamberg etc.), mesmo assim o mercado cresce com tanta rapidez, existem tantos consumidores ocasionais, que isso é suficiente para desovar toda a produção. As cervejarias de alto padrão ainda não precisam competir para vender suas cervejas para o dia a dia dos consumidores. Basta chamar a atenção e vender uma única vez: já sustenta o negócio. Quando isso não for mais assim, teremos uma queda nos preços. Essa é a minha opinião.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
12 anos 2 meses atrás #41522 por Pedro Fraga
Respondido por Pedro Fraga no tópico Colorado exportada pros EUA
Sigo o relator :)
Mais
12 anos 2 meses atrás #41532 por Paul K
Respondido por Paul K no tópico Colorado exportada pros EUA

Fernando M Pacheco escreveu: Eu já bati nessa tecla diversas vezes. O mercado brasileiro de cervejas artesanais só vai amadurecer quando a Eisenbahn tiver concorrência de verdade, quando houver disputa na faixa de preço de R$5.

Concordo plenamente. A questão é por que não existe concorrência pra Eisenbahn?

Não pode ser só uma questão de impostos por que se não nem a Eisenbahn não custaria 5 reais. Não pode ser só uma questão logística por que mesmo antes dela ser comprada pela Skincariol já custava uns 4 e pouco.

Com certeza tudo isso influi. Nossos impostos são estratosféricos e complexos (não só impostos de produção e vendas, mas também impostos trabalhistas), nossa infraestrutura de transporte é completamente deficiente, nossos juros são altíssimos, mas a cima de tudo nossa vontade de ganhar dinheiro em cima da desinformação dos outros é maior ainda.

A gente pode começar aqui pelo fórum mesmo com o pessoal que põe na mala pra vender depois ou que arranja alguém pra mandar pra cá. Cervejas que custam 3 dólares nos EUA eles vendem por mais de 40 reais. Quando ta muito barato ta uns 30. Não sei se alguém compra, mas deve, já que sempre aparece algo novo.

Todo mundo quer ganhar o quanto pode e enquanto tive gente pagando nada vai mudar.
Mais
12 anos 2 meses atrás - 12 anos 2 meses atrás #41537 por Rafael Sousa
Respondido por Rafael Sousa no tópico Colorado exportada pros EUA

Paul K escreveu:

Concordo plenamente. A questão é por que não existe concorrência pra Eisenbahn?

Não pode ser só uma questão de impostos por que se não nem a Eisenbahn não custaria 5 reais. Não pode ser só uma questão logística por que mesmo antes dela ser comprada pela Skincariol já custava uns 4 e pouco.

Com certeza tudo isso influi. Nossos impostos são estratosféricos e complexos (não só impostos de produção e vendas, mas também impostos trabalhistas), nossa infraestrutura de transporte é completamente deficiente, nossos juros são altíssimos, mas a cima de tudo nossa vontade de ganhar dinheiro em cima da desinformação dos outros é maior ainda.

Exato. O preço alto vem de uma combinação de fatores. A concorrência, os impostos, o custo de logística, o custo de burocracia, a taxa de juros, da valorização excessiva do capital e do trabalho, do comportamento do consumidor...

Alexandre, demais sua colocação sobre a realidade do mercado mesmo.
Ultima edição: 12 anos 2 meses atrás por Rafael Sousa.
Mais
12 anos 2 meses atrás #41538 por Burrito Ortega
Respondido por Burrito Ortega no tópico Colorado exportada pros EUA
o ponto de vista do marcussi nunca tinha me ocorrido, mas concordei integralmente. são milhares de novos consumidores surgindo a cada dia para uma litragem baixa na ponta da oferta. todos estão com sua fatia, confortavelmente. não há ainda necessidade de uma guerra entre as micro brasileiras, está tudo muito lindo.
resta sentar no banquinho.
uma maneira de vermos esses preços reduzidos no curto prazo seria a importação em maior escala de cervejas de qualidade, diminuindo preço; fato que já está ocorrendo, com entrada de players pesados do ramo de vinhos. veremos...
Tempo para a criação da página:0.464 segundos