- Postagens: 179
- Obrigados Recebidos: 0
Galera, para mim a coisa é muito simples, do ponto de vista comercial: os 10% fazem parte do valor do serviço que a casa oferece. Não quer pagar taxa a mais? Beleza, então os restaurantes todos ajustam seus preços de cardápio, e o tal do jantar de R$ 150 vai passar a custar R$ 165. Se o preço de cardápio é R$ 150, vc tem que aprender a ler como sendo de R$ 165. Não tem os R$ 15 a mais na carteira? Peça o prato de R$ 135. Esses 10% são necessários para cobrir os custos e garantir a taxa de lucro do estabelecimento. Se não estiver em taxa de serviço, vai estar no preço de cardápio. Se vc não quer, então coma em casa, onde vc não é servido na mesa e lava seus pratos ao fim da refeição. Fica mais barato.
E servir produtos mais caros envolve, sim, mais trabalho para o garçom. Pratos e bebidas mais caros significam clientes mais ricos, exigentes, chatos e reclamões, que querem um serviço melhor e um garçom mais educado. Se saímos para tomar uma breja de R$ 50, não vamos querer que ela seja servida em copo errado ou sujo e nem que o garçom misture o depósito fermento quando não deve. Ele precisa saber fazer isso tudo. Já se vamos tomar Brahma, f*da-se e serve no copo que tem.
2º Encontro? Está uma belezinha! Mas tem taxa de serviço...
Pô, já pensou se eu cobrasse taxa de serviço pelo atendimento ? Eu saio às ruas vendendo meu trampo, ai acho um cliente disposto a comprar design e ele pede um orçamento, respondo: "depende, senhor, com bom atendimento ou sem ?" Fala sério, isso não existe, bom atendimento é o mínimo que se espera de qualquer empresa/profissional, ninguém precisa pagar taxa extra pra isso não.
E cá entre nós, garçom não ganha tão mal assim não, ganha muito mais que muito nego por ai. Eu sou freela, não tenho salário fixo, vivo numa corda bamba do cacete, quem pensa que fico sentadinho numa confortável cadeira o dia inteiro com ar condicionado e tiazinha servindo café tá muito enganado. Eu saio às ruas vendendo meu trampo, debaixo de chuva ou sol, faço telemarketing pra isso também, encaro cliente chato que dá vontade de mandar tomar no cu, mas viro madrugadas trampando pra esse cara, olhando pra tela de um computador e mexendo no mouse até os olhos ficam vermelhos e ardidos e o punho duro, sentado numa cadeira dura que a bunda fica quadrada... Só não carrego bandeja. Ralo como qualquer outro profissional, cada um sabe onde o sapato aperta. E tenho certeza que em determinados meses ganho bem menos que muito garçom porque não tenho salário fixo, gorjeta nem 10% pelo atendimento.
E que lucro, hem? E que custos são esses, hem? Peguemos o próprio bar BREJAS como exemplo, uma Franziskaner lá custa R$ 16,90. Quando achava dela em mercados mal passava dos R$ 6,00. Vi a Samichlaus anunciada no site por R$ 35,90, fala sério, na Biesky (que é loja e também restaurante) pago por ela R$ 22,00 (e ainda acho pesado). R$ 9,90 numa Leffe? Cacete! R$ 2,59 no Sonda Tatuapé. E sem taxa de serviço!
Depois a gente reclama que brasileiro só gosta de BCB. Claro, cerveja especial é um produto elitizado, não se acha em qualquer lugar e os poucos que as vendem metem a mão no nosso bolso. A "beerevangelização" só se dará de uma forma mais ampla quando o produto for mais acessível. E não me venham com historinha de carga tributária não que não me convence, é que a cultura do empresário brasileiro é essa, ganhar muito vendendo pouco. Vender caro pra selecionar o público.
Peço desculpas aos confrades do Bar BREJAS pelos comentários, aliás essa é outra coisa que sempre quis falar mas nunca tive coragem. Estou fazendo a crítica não na condição de amigo mas sim de consumidor, a idéia do bar foi fantástica, mas os preços são descaradamente abusivos e pra chamar cliente inventam promoções happy-hour, dobradinha e coisa e tal. Quando vi os preços pelo site a primeira vez me assustei, eu estava programando ir a Campinas em janeiro mas isso me desmotivou e não fui, queria muito conhecer o bar e rever o pessoal, mas não sou rico e mesmo que fosse não iria me deslocar esse tanto pra pagar 16,90 numa Erdinger sendo que no EAP pagaria R$ 12,00 na mesma breja e andaria menos.
E a taxa de serviço do EAP, se resolvesse pagar, seria menor !
Copyright ® 2007-2024 BREJAS - Todos os Direitos Reservados