Marcelo Vodovoz escreveu:no caso de brejas especias eu acho muito errado isto, tipo, é obvio que se voce foi bem atendido nao custa nada contribuir com um trocado pros garçons(espero q o dinheiro va mesmo pra eles) mas se voce copmpra uma brahma que custa 4,00 reais ou uma gouden carolus de 55,00 o trabalho que da pra trazer e servir a breja é o mesmo, entao porque a taxa de serviço de uma é 0,40 e da outra 5,50? tipo, se vc ta comprando uma breja mais cara já está gastando pra cacete no bar, ja está aplicando suas economias pra tomar algo melhor, e ainda pagar 10% sobre isto? eu acho injusto...
Concordo:
Também acho injusta a forma utilizada, se a qualidade
do serviço é a mesma, por que pagar
sobre o produto ? O garçom lhe serve uma Brahma de R$ 4,00, copo "tulipa", sem espuma porque você pediu, temperatura geladíssima... (como o brasileiro, no geral, gosta). Ou o garçom lhe serve uma Golden Carolus de R$ 55,00 com sei lá qual firula e também no copo e temperatura adequados. O garçom seguiu o "ritual" do serviço para cada breja, não seguiu ? Atendeu seu pedido no caso da espuma da Brahma, não atendeu ? Foi prestativo, atento, educado... Assim como o restaurante ofereceu os copos e tal, correto ? Então por que pagamos sobre o produto se ambos os SERVIÇOS foram adequados ? Já que é pra ter taxa de serviço, deveria ser diferente, independente do produto a taxa é "x" reais.
Discordo:
Outra analogia: quando entramos numa loja de sapatos temos sempre um vendedor para nos atender. É ele quem vai ao estoque buscar os diversos modelos que escolhemos nas numerações que pedimos. Prestativo, educado, atencioso... Ao fechar a compra pagamos taxa de serviço ao vendedor ? Ou damos alguma gorjeta a ele ? Por que o garçom merece taxa de serviço e gorjeta mas o vendedor da loja de sapatos não ? Eles fizeram a mesma coisa, te atenderam.
Tá bom, o vendedor de sapatos tem sua comissão de 3% embutida no preço do produto, o garçom tem apenas o salário fixo. Muitos vendedores tem o fixo só em carteira, sabiam ? Na real tabalham por comissão. Então que os restaurantes façam a mesma coisa (se é que não fazem) e agreguem a comissão no preço final dos seus produtos. E quando são vários os garçons que te atende, como aconteceu no EAP no dia do Encontro ? A taxa de serviço que você pagou vai pra qual garçom, é rateada entre todos ? Como saber quem te atendeu ? Na loja de sapatos a comissão de determinada venda não é rateada aos vendedores, vai pr'aquele específico, que fez a venda. Enfim, diga não à taxa de serviço já !