<strong>Ricardo Siqueira escreveu:</strong>
Lendo as opiniões do confrades vi que muito se fala da cultura cervejeira e me surgiu uma duvida da qual eu pensei que eu não tinha, o que é realmente essa tal da cultura cervejeira?
É comprar ou não comprar cervejas dos ditos muambeiros? é tentar explicar pra uma pessoa que não conhece o mundo das cervejas "especiais" o que é e como bebe? é não comprar certas cervejas que são absurdamente caras? é da mais valor as nossas cervejarias? é beber todos os rótulos que ve pela frente?
é tudo isso que eu levantei e mais um pouco ou não é bem por ai?
comprar cervejas que terceiros trazem lá de fora "na encolha" cumpre ao papel do aprendizado pessoal. degustar um rótulo tão alardeado, ao menos uma vez e mesmo esse não sendo nada barato, te dá a chance de conhecer a dita cerveja e se ela vale o preço que cobram (ou se é apenas oba-oba) e em alguns casos conhecer mais profundamente um estilo com poucas opções no Brasil. meu estilo preferido é o Russian Imperial Stout, com poucas cervejas do estilo disponíveis.
explicar as cervejas especiais aos leigos é disseminar a cultura cervejeira e mostrar algo além do comum. como indicar filmes do eixo europeu ou os violentos e instigantes sul coreanos, mostrando algo off-hollywood. ou indicar boa música a quem só escuta rádio.
acho que aqui no Brasil boicotar cervejas caras não irá barateá-las, elas apenas não virão mais ou não serão mais produzidas. ainda não existe uma corrente forte para isso.
quanto a pergunta se deve-se beber tudo que se vê pela frente eu acho que sim e não. se beber tudo que puder for contribuir ao seu aprendizado, como uma forma de se habituar mais aos estilos e até como forma de conhecer p/ repassar isso a outros, sim. se for p/ beber tudo por beber, apenas pelo glamour de tal marca, para aparecer, tirar foto p/ postar no facebook, não.