- Postagens: 1584
- Obrigados Recebidos: 81
<strong>Fernando M Pacheco escreveu:</strong>
Infelizmente o mercado cervejeiro (talvez todos os mercados de nicho) é repleto de mitos marketeiros. <em>"A primeira cerveja XXX do Brasil"</em>, <em>" a melhor cerveja XXX do mundo"</em>.... Não são apenas os contrabandistas que lucram com os mitos, tá cheio de importador e cervejaria vivendo disso. Não podemos culpar os caras que trazem meia duzia de cervejas na mala pelo rumos do mercado cervejeiro. A meu ver eles são tão inofensivos quanto encomendar cerveja de lojas belgas.
Assim, não compro mais, mas também não condeno os contrabandistas. Apenas acho que eles deveriam vender suas cervejas no <strong>Mercado Livre</strong> e não aqui, por questões de segurança e lisura.
Interessante o ponto de vista de todos. E essa discussão é boa mesmo
Pedro, muito bons seus comentários. Sim, os EUA são o berço do capitalismo e não seguimos eles nesse sentido, mas provavelmente pela realidade ser outra. Lá existe um mercado gigantesco, qualquer supermercado tem 20 vezes mais cervejas que temos aqui, muitas de altíssima qualidade e preços sempre justos. Isso faz com que o interesse por coisa cara seja baixo. Ou seja, não consigo afirmar que isso é cultural apenas, mas um reflexo da realidade atual deles. Na Bélgica eu vi isso, nas lojas as Wests ficam lá paradas e não há euforia em comprá-las, pois custam 11 euros – que perto de uma variedade gigantesca de cervejas a 2 ou 3 euros, são absurdas de caro. No Delirium Café pedi uma cerveja de 7 euros e o barman me alertou do preço: “Vc tem certeza que quer essa? Custa 7 euros”.
Enfim, também acho que os “contrabandistas” (eu me incluo nessa turma de vez em quando não influenciam tanto assim. Acho muito pior as cervejarias brasileiras vendendo cervejas a 40, 60, 100, 200 reais e o Lidador vendendo Abbaye Des Rocs a 30 reais, isso sim prejudica o mercado.
E outra coisa: Os impostos matam qualquer um de desgosto, mas essa é uma outra discussão...
Copyright ® 2007-2024 BREJAS - Todos os Direitos Reservados