Cervejas em oferta e Onde Comprar. Não esqueça de deixar dia, mês, a cidade, estado e referência de bairro ou rua que identifique a loja/supermercado com a cerveja em oferta.

Cervejas desejadas.

Mais
12 anos 9 meses atrás #35474 por Pedro Fraga
Respondido por Pedro Fraga no tópico Re:Cervejas desejadas.
Ninguém faz nada em prol da cultura cervejeira sem ter interesse econômico nisso.

Não existe martir da cevada :)
Mais
12 anos 9 meses atrás #35475 por Pedro Fraga

<strong>Fernando M Pacheco escreveu:</strong>
Infelizmente o mercado cervejeiro (talvez todos os mercados de nicho) é repleto de mitos marketeiros. <em>"A primeira cerveja XXX do Brasil"</em>, <em>" a melhor cerveja XXX do mundo"</em>.... Não são apenas os contrabandistas que lucram com os mitos, tá cheio de importador e cervejaria vivendo disso. Não podemos culpar os caras que trazem meia duzia de cervejas na mala pelo rumos do mercado cervejeiro. A meu ver eles são tão inofensivos quanto encomendar cerveja de lojas belgas.

Assim, não compro mais, mas também não condeno os contrabandistas. Apenas acho que eles deveriam vender suas cervejas no <strong>Mercado Livre</strong> e não aqui, por questões de segurança e lisura.

Eu acho que não são <em>totalmente inofensivos</em> mas concordo plenamente que são mais reflexo do mercado já fetichizado por rótulos mesmo. Porém, não deixam de corroborar que tem muita gente disposta a gastar muito por muito pouco.

Eu desisti de provar tudo que poderia quando os preços duplicaram dentro da Escala German Weizen, lá em 2009-2010 rs
Mais
12 anos 9 meses atrás #35478 por Pedro Fraga
<strong>Felipe Menezes escreveu:</strong>

Interessante o ponto de vista de todos. E essa discussão é boa mesmo :-)

Pedro, muito bons seus comentários. Sim, os EUA são o berço do capitalismo e não seguimos eles nesse sentido, mas provavelmente pela realidade ser outra. Lá existe um mercado gigantesco, qualquer supermercado tem 20 vezes mais cervejas que temos aqui, muitas de altíssima qualidade e preços sempre justos. Isso faz com que o interesse por coisa cara seja baixo. Ou seja, não consigo afirmar que isso é cultural apenas, mas um reflexo da realidade atual deles. Na Bélgica eu vi isso, nas lojas as Wests ficam lá paradas e não há euforia em comprá-las, pois custam 11 euros – que perto de uma variedade gigantesca de cervejas a 2 ou 3 euros, são absurdas de caro. No Delirium Café pedi uma cerveja de 7 euros e o barman me alertou do preço: “Vc tem certeza que quer essa? Custa 7 euros”.

Enfim, também acho que os “contrabandistas” (eu me incluo nessa turma de vez em quando :-) não influenciam tanto assim. Acho muito pior as cervejarias brasileiras vendendo cervejas a 40, 60, 100, 200 reais e o Lidador vendendo Abbaye Des Rocs a 30 reais, isso sim prejudica o mercado.

E outra coisa: Os impostos matam qualquer um de desgosto, mas essa é uma outra discussão...

Opa :)

Então, a questão é que no mercado americano as cervejarias, só agora depois de aproximadamente 30 anos de boom, resolveram investir em cervejas de luxo. Eles estão acostumados a pagar um pouco mais caro por cervejas de micros e só, o "problema preço" é topico constante em qualquer lançamento no forum do BA, por exemplo (coisas como "vao lançar uma RIS de 20 dolares? com 12 eu compro um 4-pack da Ten Fidy, caguei"). Em qualquer bar uma Bud custa 5 dolares e uma boa APA custa 6. O mercado brasileiro vai ficar estagnado e restrito a um grupo de pessoas disposto a abrir mão de grana pra beber melhor enquanto as cervejarias não brigarem, de verdade, por preços mais baixos em cervejas de dia-a-dia.

O grande problema, dizem, são os impostos. Eu acho que o buraco é muito mais embaixo: é falta de concorrência.

Conheço pouquissimos bares ou cervejarias que fecharam. Importadoras, então, nem se fala. Bebida alcóolica dá dinheiro (pode dar trabalho, pode dar aporrinhação, pode dar muitos problemas, mas também dá dinheiro. Mas é antipatico dizer que se ganha dinheiro, é melhor a hipocrisia de dizer que é entrega ou missão pessoal).

Mas nós temos um mercado consumidor que cresce mais que o mercado produtor/importador.

Dentro do Brasil, com as proporcoes fisicas do pais, aqui no RJ eu não teria que ter acesso a cervejas feitas em micros no Rio Grande do Sul. Não faz sentido em termos de custo de frete, de perda de qualidade da cerveja, de logística, do lucro de mais um atravessador no meio. Mas aqui nos temos hoje em dia um par de cervejarias e ficamos reféns, em termos de variedade, de cervejas de outros estados e países.

O grande entrave do Estado, aos meus olhos, é no excesso de lentidão e burocracia em liberar alvarás e permissões. A Cervejaria Fraga (que não tem nada a ver comigo) ainda sofre com isso, já estando pronta para operar comercialmente faz uns dois anos se não me engano. Imposto qualquer lugar no mundo tem, um pouco mais ou um pouco menos. Os do Brasil não são, de fato, os menores, mas também não são os maiores. Em qualquer lugar do mundo, o empresário vai reclamar dos impostos de onde estiver - mas vai existir e ainda assim, se tiver sucesso, vai ganhar bastante dinheiro.

Se tivessemos mais cervejarias pipocando por aí, elas teriam que competir (em qualidade, em distribuição própria, em preço...). E aí sim nós teriamos um mercado em formação.

Enquanto forem poucas e interessadas na produção de cervejas exclusivas (generalizando), ainda vamos ter que chamar de nicho.
Mais
12 anos 9 meses atrás #35479 por T. Muraro
Respondido por T. Muraro no tópico Re:Cervejas desejadas.
Estou começando a entender bem as minúcias com o exemplo dado sobre os Estados Unidos. Estou lendo aqui no The Oxford Companion to Beer do Garrett Oliver que hoje são mais 1700 cervejarias ativas e registradas no país.

No Brooklyn em NY, por exemplo, existiam 68 cervejarias antes da proibição de 1919, hoje restam apenas 4, mas com uma produção e demanda que superam em muito a da época pré 1919 (isto considerando as proporções de consumo com as densidades populacionais).
Mais
12 anos 9 meses atrás #35482 por Renato .
Respondido por Renato . no tópico Re:Cervejas desejadas.
FALOU BEM PEDRO

O buraco eh bem mais em baixo.
Temos burocracia, ganancia, desinformação, egocentrismo, entre muitas outras coisas que não ajudam no mercado/cultura cervejeira no Brasil.

Colocar culpa nos muambeiros pode ser mais fácil mas não resolve nada, pq a mentalidade do muambeiro eh a mesma do importador do produtor e do vendedor.
Mais
12 anos 9 meses atrás #35484 por Felipe Menezes
Respondido por Felipe Menezes no tópico Re:Cervejas desejadas.
Haha, Renato é uma figura.

Bom, pra mim ficou claro que o buraco é mais embaixo e temos muito o que crescer. Acredito que essa inflação deva ser comum em um mercado com baixa oferta. Como (queira ou não) somos de alguma forma precursores neste segmento de apreciar cervejas diferenciadas (uma vez que pra grande maioria dos brasileiros, isso é novidade) estamos pagando pela novidade.

Mas, como o Marcussi disse, é muito importante orientar quanto ao caminho correto, para que não corra o risco do "pau nescer torto"
Tempo para a criação da página:0.467 segundos