cheguei tarde nessa discussão.
talvez tudo já tenha sido dito, portanto não sei se contribuirei com alguma coisa, mas vamos lá.
primeiro que acho discriminatório chamar o outro de muambeiro/contrabandista. é muito fácil apontar o dedo e rotular as pessoas no mundo virtual hoje em dia. essa não é a "profissão" do cara, acho que ningém viveria de vender cervejas vindas lá de fora na ilegalidade até por ser feito apenas pela própria pessoa, sem um esquema grande envolvido e em alguns casos ajuda de terceiros ou vista grossa.
muitos os criticam, mas e "se" um amigo comprasse uma cerveja do dito "muambeiro" e a dividisse com você? você a tomaria seguindo a máxima "cavalo dado não se olha os dentes"? ou rejeitaria devido seus princípios?
e fugindo um pouco das cervejas do exterior, mas focando em outra ilegalidade, as cervejas caseiras... partindo do exemplo da Dum Petroleum, é uma cerveja endeusada por todos que pagaram por um produto vendido ilegalmente, sem registro, caseiro, sem controle, e com um preço não tão barato assim (pelo que colhi era vendida geralmente por mais de 20 reais em alguns lugares). todo esse oba-oba em volta da Dum a fez chamar atenção da micro Wäls, que agora a produz e venderá devidamente registrada e brevemente sendo vendida não na encolha, mas nas melhores lojas de bebidas.
comprar essa cerveja caseira, ilegal e por que não também de "contrabandistas", não contribuiu para a cultura cerveja ?