"Já fui um cervejólatra, hoje sou um cervejólogo"

Mais
14 anos 3 meses atrás #19262 por Alexandre Almeida Marcussi
Concordo plenamente com a sua concordância em discordar, David! Ainda bem que a maioria das questões da humanidade nunca será plenamente resolvida e poderá ser discutida para sempre, não é?

Tiago, sua ressalva sobre qualidade é importante. Qualidade faz sentido dentro de um quadro de expectativas compartilhadas por várias pessoas, por mais que essas expectativas sejam, em si, arbitrárias até certo ponto. Para mim, cada estilo define um quadro de expectativas dentro do qual é possível avaliar o "melhor" e o "pior" - nesse sentido que eu acabei de expressar. Por isso insisto em que só faz sentido definir "qualidade" em relação a critérios como o BJCP.

O Paulo Schiaveto disse uma vez uma formulação muito interessante para isso: segundo ele, cada estilo comporta um "grupo de cervejas melhores". O resto é gosto pessoal. B)

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
14 anos 3 meses atrás - 14 anos 3 meses atrás #19263 por Milu Lessa
Respondido por Milu Lessa no tópico Re:
tiago lucas escreveu:

Milu, mas o que estabelece a distinção entre um chocolate da Pan (que eu gosto bastante hehe) e um da Kopenhagen senão um juízo subjetivo e, em larga medida, flexível?

Como você afirmar 'a priori' que todos vão preferir um ao outro? Você observa empiricamente que 'a maioria' prefere, mas isto certamente não vale para todos, de fato.

Mesmo se você considerar que o juízo sobre sabores tem um 'lastro fisiológico', isto não tem grande importância, pois se trata de algo que é flexível e maleável no homem. Fisiologicamente, cervejas de IBU alto seriam, por exemplo, provavelmente, consideradas tóxicas por muitos homens.

O paladar e o olfato são sentidos que se manisfestam de maneira bastante distinta em cada sujeito; e mesmo num mesmo sujeito em momentos distintos. Isto devido a elementos fisiológicos (nós, por exemplo, enjoamos de certo sabor) e também a "interferências psicológicas" (tipo alguém dizer que cuspiu na sua cerveja, ou você dizer que aquela cerveja leva rapadura...)

Não concordo, então, que o juízo sobre cervejas seja "objetivo". Estes juízos funcionam apenas dentro de certo discurso produzido por pessoas que parecem ter experiências semelhantes. Estes juízos possuem valor, mas se formos analisar com rigor eles são bastante fragéis.

Tiago, eu não disse em momento algum que todos (ou a maioria) preferem a Kopenhagen; o que ficou implícito é que eu prefiro. Pra mim, é um critério objetivo, sim, a qualidade do chocolate, assim como das cervejas, como bem disse o Marcussi há umas trocentas páginas atrás. Por exemplo, chocolate Pan é gordura hidrogenada pura, quase não leva cacau, tem baixa qualidade. A questão de gostar ou mesmo do sabor, concordo com vc, já caem no reino subjetivo. Portanto, vc pode sim gostar de Pan ou até mesmo gostar mais de Pan do que de Kopenhagen (já comi muito chocolate da Pan quando era piveta e adorava). O que não se pode é dizer que o chocolate da Pan é melhor (qualitativamente falando) que o da Kopenhagen, do mesmo modo que não se pode dizer que uma Brahma é uma cerveja melhor do que a Heineken, por exemplo, por mais que se goste de Brahma. Como já diz o ditado "gosto não se discute"; qualidade, sim.

ps: antes que pensem coisas, não, eu não vivo de Kopenhagen. Compro em raras ocasiões pq, embora sejam chocolates deliciosos, não creio que valem o preço, proibitivo, diga-se de passagem. E eu até hoje adoro aquelas uvas passas cobertas com chocolate da Pan! :P
Ultima edição: 14 anos 3 meses atrás por Milu Lessa.
Mais
14 anos 3 meses atrás #19264 por Marcelo Vodovoz
Respondido por Marcelo Vodovoz no tópico Re:
achei interessante esse exemplo do chocolate.
acho que da pra fazer uma boa comparação com o mundo das cervejas "especiais".
existe também o mundo dos chocolates "especiais". veja por exemplo este site: tchester.org/tc/chocolate.html

os caras tem critérios técnicos, e avaliam chocolates extremamente amargos, chocolates de stilos diferentes, com muito cacau, mais puros, ou com adição de frutas e etc.(nao sei mais exemplos pois apesar de adorar chocolate, não manjo nada além de um cote d'or, lindt e etc.)

O que eles devem achar de nós que dizemos adorar chocolate, mas só compramos o que tem nos supermercados ou na copenhagem? nós que nem vamos a lojas que vendem chocolates especiais importados da bélgica?(malditos belgas, são bons em tudo).

acho que é história é a mesma, nós não encaramos chocolates da mesma forma que eles, apesar de adorarmos, harmoniza-los com cerveja, percebermos suas características básicas, mas nao muito além disto...
Mais
14 anos 3 meses atrás - 14 anos 3 meses atrás #19265 por Marcelo Vodovoz
Respondido por Marcelo Vodovoz no tópico Re:
olhem esta review de um chocolate considerado muito bom:
www.hhhh.org/cloister/chocolate/reviews/callebaut.html
Ultima edição: 14 anos 3 meses atrás por Marcelo Vodovoz.
Mais
14 anos 3 meses atrás - 14 anos 3 meses atrás #19266 por Milu Lessa
Marcelo, eu não entro nessa de chocolate especial, pq senão quebro de vez! Meu bolso já arde só com as cervejas belgas, se eu resolver comer os chocolates belgas, daí já era! :
Ultima edição: 14 anos 3 meses atrás por Milu Lessa.
Mais
14 anos 3 meses atrás - 14 anos 3 meses atrás #19271 por Jean Chris
Respondido por Jean Chris no tópico Re:
Iniciei-me no mundo da cerveja por conta e decisão própria. Já no Brejas, passados uns três meses foi inaugurado o fórum. Eu passei a ter um certo preconceito com as Standard American Lager, achando que eu havia descoberto um novo panorama. Vi algumas pessoas aqui passarem por isso também, a Milu inclusive. Por inúmeras vezes achei algumas pessoas do fórum que tentavam desmistificar o meu preconceito e o de alguns outros; achava-osbeerchatos! Li muitos livros, revistas, fui a encontros, cursos de harmonização, degustação, tenho me envolvido com mestres cervejeiros da região e tudo mais. Porém, aprendo mais aqui no brejas, contudo no fórum, avaliando todos os lados e formando minhas opiniões próprias do que em qualquer outro lugar. Aqui temos uma grande concentração de idéias, valores, tudo acerca da CERVEJA. Assim, com o tempo, deixei cair o preconceito com muitos estilos de modo geral e até com macrocervejarias.

...

Talvez o "cervejólatra" do tópico tenha soado de certa forma como um preconceito como se fosse um "brahmeiro", mas não foi isso que eu quis dizer. Eu concordo com muito do que todos aqui disseram e entendo perfeitamente os pontos de vista divergentes mas com certa coerência tanto do Marcussi quanto do David.

...

O que quero dizer é que independente dos pontos de vista, com o tempo, passamos a ver as coisas dos dois lados e deixamos certos conceitos, convergindo assim nossas idéias para pontos equivalentes. O fórum do Brejas faz isso conosco. Nessas longas discussões, não existe um vencedor ou perdedor e sim uma mesa de boteco onde todos falam de CERVEJA como se falassem de política. Já viram alguém vencer em uma discussão política? No fim vai ser tudo a mesma coisa seja Dilma ou Serra. To falando bobagem, deixa pra lá!
Ultima edição: 14 anos 3 meses atrás por Jean Chris.
Tempo para a criação da página:0.436 segundos