O de "movimento" tbm não acho legal, por isso no meu post anterior coloquei entre aspas na primeira vez que escrevi a palavra e enfatizei logo depois com "(ASPAS)". E o do termo "cervangelização" também deixei claro que não gosto, pois não é um movimento, não é uma missão, não é uma obrigação do conhecedor de cervejas nem algo almejado pelos não conhecedores no geral.
Basicamente acho que estamos dando muita ênfase a uma terminologia que começou como um termo "brincalhão" para englobar aquilo de "espalhar a cultura cervejeira". Paremos com essa ênfase, esqueçamos a etimologia do termo "cervangelização" e pensemos então em "espalhar a cultura cervejeira" basicamente.
Eu não vejo que isso seja algo ruim se feito com responsabilidade e realmente tentando mostrar algo de valor para as pessoas, não se colocando num pedestal. Concordo, assim como disse no post anterior, que há perigos nisso, vc não pode ser um cervochato, se achando por cima dos outros só porque vc (acha que) conhece muito sobre cerveja. Eu sinceramente conheço poucas pessoas assim.
Não vejo barreiras entre quem conhece de cerveja e quem não... eu vejo é barreiras entre pessas CHATAS e o resto. E não é saber sobre cerveja que te faz um chato. Eu não nego um boteco qualquer com amigos, uma Skol gelada numa piscina em dias de calor... Como poderia negar? E ao mesmo tempo, quando saio para algum barzinho que tem alguma cerveja mais legalzinha muitos dos meus amigos que não são conhecedores de cervejas sempre me perguntam sober aquelas cervejas "diferentes" que tem no cardápio, pedem opinião, pedem conselho, pedem recomendação, sem eu nem sequer ter que discursar sendo um chato.
Ou seja, há sim jeitos de ensinar sobre cerveja (erroneamente chamado de beerevangelizar), é só deixar fluir. E nisso eu não vejo mal nenhum, só coisas boas. Por isso que eu acho errado dizer que "beerevangelizar" ou seja o que for é RUIM. Acho que isso foi um exagero. O ruim não está em "beerevangelizar" (repito, esqueçamos a etimologia e pensemos no significado e no que engloba) e sim no jeito que vc faz isso. Quem é um mala com isso, será um mala com qualquer outro assunto no qual se julgue conhecedor. O Marcio disse tudo com a citação que fez:
"X - Não seja um "pé no saco"; o mais importante, não imponha seu conhecimento aos outros - seja sempre positivo, acolhedor e amigável quando falar de cerveja"
É basicamente o que eu estava tentando dizer, o problema não está em espalhar a cultura cervejeira ("beerevangelizar"), está em ser um porre ao fazé-lo. Não devemos evitar "beerevangelizar", devemos evitar ser um porre, hehe.
Sobre preço, até concordo com a Milu que é algo que pesa na hora de vc mostrar cervejas "diferenciadas" (aí está de novo um termo horrível para se referir a cervejas) às pessoas. Mas como eu já comentei em outro tópico, e vários concordaram e se identificaram comigo: Mostrar a cultura cervejeira não é só mostrar cervejas e mais nada... é mostrar como beber melhor, bebendo menos. E uma coisa puxa a outra, bebendo menos, se gasta menos. E assim mesmo, novamente, não podemos ser CHATOS de querer enfiar cervejas mais caras goela abaixo de qualquer um. Devemos saber "beerevangelizar" somente a quem está disposto a aprender, a entender, a colocar em prática e a PAGAR O PREÇO ($$$). Quem estiver realmente disposto, estará disposto a pagar pelo preço das cervejas. Se eu for mostrar uma cerveja para alguém e esse alguém reclamar "Po, mas vc pagou R$40 nessa garrafa, a Skol litrão sai R$4 perto de casa!", pronto, aí eu já sei que não há interesse nessa pessoa e fico de boa.
Mas sobre preço, como falou o Marcio, tudo já foi discutido, e acho que ficou provado que é um assunto bem relativo e pessoal. Eu pago de boa R$60 numa Chimay Bleue porque não tenho como ir lá na Europa tomar uma toda vez que eu sentir vontade, fazer o que.