Eita, dois dias sem entrar no forum e isso aqui já encheu de mensagens, hehe... Bom, eu quis deixar claro em uma das minhas mensagens anteriores que o meu exemplo era DEIXANDO DE LADO situações como estado de ânimo, estado financeiro, lugares onde vc se encontra, as pessoas que estão com vc, o porquê de beber nesse momento... Porque aí não estamos julgando a cerveja em si e sim como ela se encaixa nessas situações. Por isso o exemplo do Marcussi do Snooker é muito bom sim, mas acho que foge um pouco da discussão que eu propus, pois que nem ele mesmo falou, é a situação que está sendo julgada - e não é a isso que eu me referi em momento algum. Eu me referia a olhar e julgar o tipo de cerveja OBJETIVAMENTE (ingredientes, cuidado ao ser feita, sabor, rotulo, envase, o que ela causa em você, etc.). Não a situação em que a cerveja é bebida.
Segundo o Marcussi falou "cervejas melhores e piores são um dado objetivo" (concordo plenamente). E então com isso eu acho que beber as cervejas melhores em menor quantidade é beber melhor sim (novamente DEIXANDO DE LADO as situações, os estados, os objetivos) do que beber as cervejas piores em grande quantidade. É a isso que estou me referindo desde o começo do debate, hehe...
Por aí, alguns posts atrás, dizeram que cerveja boa e cerveja ruim é relativo. Isso já entra em conflito com o que eu acho e que o Marcussi falou tbm. Para mim é relativo quando entra nessas situações, quando vc vê como encaixa no seu estado atual. Mas olhando objetivamente, para a qualidade dos ingredientes, o cuidado com que é feita, o que aquela cerveja talvez represente na história da cerveja em geral, aí não é relativo, há umas claramente melhor que as outras (pelo menos ao meu modo de ver).
A Milu perguntou pra mim sobre quem bebe uma Rochefort e quem bebe 5 Eisenbahn Weizenbocks. Sim, eu acho que quem bebe uma Rochefort bebe melhor.
E por último quero esclarecer que há pontos nos que concordo sem objeções com o confrade Marcussi, mas parece que não ficou claro que eu estou de acordo. Tipo isso aqui:
Alexandre Marcussi escreveu:Por isso acho prepotente a presunção de que nós devemos "ensinar" as pessoas a beber melhor. O que nós podemos fazer é mostrar um pouco do que existe para aquelas pessoas que, por si mesmas, chegaram à disposição de beber variedade e qualidade.
Já falei que não existe isso que devemos ensinar, que devemos ser um movimento, com uma missão, tbm não acho. Não podemos ser uns malas e querer enfiar "cerveja especial" goela abaixo de quem simplesmente não ta nem aí e querer que ele pague o preço além disso, sendo que ta acostumado em gastar R$1 por latinha de bcb. Tem gente que gosta de bcb mesmo e é isso aí. Uma coisa é apresentar a variedade, se o interesse surgir, aí sim continuar mostrando, mas nunca impor nem obrigar. Afinal de vez em quando também nós tomamos uma ou outra Ambev.
Concordo totalmente com o Marcelo com essa frase dele:
Marcelo Vodovoz escreveu:"beer-evangelização" é um termo simbólico, eu entendo isso como apenas apresentar a oportunidade de beber estilos diferentes de cerveja e marcas artesanais.
Escrevi uns posts atrás que "beerevangelização" começou como um termo brincalhão para isso mesmo, apresentar a cultura cervejeira a pessoas que não a conhecem. Mas pelo visto muitas pessoas deram muito ênfase na etimologia do termo e aí houve resistência ao que o termo em si significa etimologicamente, esquecendo talvez que o que o termo representa para a cultura cervejeira é algo bem mais leve e saudável do que sua etimologia. Eu não gosto dessa palavra mas é simplesmente porque não gosto de utilizar termos que tenham a ver com religião em assuntos não religiosos. Entendo "beerevangelizar" como simplesmente apresentar uma ou outra cerveja especial para algum amigo, qualquer dia em qualquer bar, descontraidamente. E não vejo um mal nenhum nisso. E é por isso quando disseram que o termo pressupõe uma divisão entre bebedores de cerveja, eu não concordei (e aí começou todo o debate de páginas e páginas, hehehe).
Leo, o termo "cervejar" eu uso sempre com amigos, para quando vamos beber cerveja, seja qual for (bcb, artesanal, importada, caseira, whatever), hehe...
Essa procura por um nome mais adequado me lembrou há um bom tempo atrás, no orkut, na comunidade "Cerveja Artesanal", o povo estava tentando achar uma tradução ao português para o verbo "To Brew", que fosse somente direcionada à cerveja. Lembro na época que "brassar" foi um dos mais aceitos, hehe... mas não sei no que deu no final (até porque "brassar" é somente uma parte do "brewing", hehehe).