Adicionando três pontos nessa discussão:
1- A principal característica do consumidor de cervejas especiais é a "infidelidade". Nós gostamos de experimentar novas cervejas e poucas vezes tomamos mais de uma ou duas vezes o mesmo rótulo, a não ser que esse seja muito agradável e/ou tenho um custo x benefício muito bom. Se a Ambev conseguir colocar no mercado uma cerveja honesta a preço bom (na minha opinião, já fez com a linha de especiais a R$6,50 a LN nos mercados), vai ser a cerveja do dia a dia, mas não vai impedir ninguém de tomar as demais.
2 - Os principais pontos de vendas de cervejas especiais (ao menos em SP), vivem justamente desse anseio de novidades. Para esse locais, quanto maior a variedade, melhor (quantos lugares se orgulham de ter XX rótulos!). Esses lugares com certeza não serão pontos exclusivos da Ambev.
3 - Por interesse de ambas as partes, a Ambev não vai comprar todo mundo, ou seja, ainda teremos 99% dos rótulos disponíveis "off-ambev".
Em suma, ainda teremos rótulos variados nos pontos que sempre vamos, o mundo não vai acabar pra gente...
Pra mim, a real preocupação é política, não tenho dúvidas que existe pressão sob o governo para debilitar as micros, mas isso independe de comprar cervejarias ou não. Quem entrou nesse ramo já deveria ter ciência desse concorrente como maior "threat" do seu ramo. A Ambev já é gigante, comprar uma ou duas cervejarias não faz ela mais ou menos ameaçadora...