Colorado estaria em negociação com Ambev

Mais
10 anos 1 mês atrás #61914 por Fernando Passos
Acho que essa questão da qualidade é o que o Claudinei colocou mesmo, isso mais o fator exigência do consumidor.
Não acreidto, por exemplo, que vá cair a qualidade da Goose Island justamente por isso, pois certamente as vendas cairiam.

Já em um mercado como aqui em que não há tanto conhecimento, em que cervejarias relativamente conceituadas (Wals, Colorado, dentre outras) colocam no mercado produtos cuja qualidade varia a cada lote (às vezes no mesmo lote!!!), em que não sabemos se o problema é no envase/transporte/armazenamento... Neste cenário eu acho sim que a Anheuser-Busch pode aproveitar e baixar a qualidade da cerveja ao mesmo tempo que garante uma maior padronização.
Mais
10 anos 1 mês atrás - 10 anos 1 mês atrás #61920 por Edson Marquezani Filho

Gbrl Qrz escreveu: Realmente... eles já tem o lucro com as SAL de massa, e querem também lucro com "artesanais". O segundo só sendo possível com um produto de qualidade, não tem razão pra mudarem receitas, etc.
Mas acho que ser de um grande grupo atrapalha em uma coisa: criação de receitas mais criativas!

Exato. A questão que eu vejo é essa. Muito do que é feito na indústria de artesanal tem um risco altíssimo, e muita coisa nem sequer dá muito lucro. As coisas mais bacanas surgem da paixão das pessoas, não da garantia de grana. Quando vocês acham que uma Ambev teria se metido a envelhecer cerveja em barril de madeira, ou fazer sour, algo que de início tem baixa aceitação, que custa uma fortuna e que se sustenta muito mal a longo prazo?

Ah, mas e a Goose Island que tá até agora com o programa dela de barrel-aging? Ok, depois que o mercado foi criado, que há uma demanda alta e lucro "garantido", fica fácil. Queria saber se lá no começo dos anos 90, quando os caras de Chigado tiveram a ideia de brincar com barris de Jim Bean, se a Ambev teria abraçado isso na Goose Island.

Agora, desde que exista ainda espaço no mercado pra "artesanais de multinacionais" (hein??) e artesanais "independentes", creio que até dá pra deixar a parte da ousadia e do risco pra estes últimos. O grande problema é que pra investidores não existe conceito de limite de market-share. Podendo, eles farão o que puderem pra dominar 100% do setor, inclusive adotando de práticas desleais. É isso que mais me preocupa, a possibilidade desses caras matarem as artesanais de verdade, especialmente num mercado frágil como o nosso.
Ultima edição: 10 anos 1 mês atrás por Edson Marquezani Filho.
Mais
10 anos 1 mês atrás #61921 por Edson Marquezani Filho

Eduardo Guimarães escreveu: Saiu na Veja
veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/eco...-comprar-a-colorado/

Sair na Veja pra mim só piora a credibilidade. =P
Mais
10 anos 1 mês atrás #61922 por Fernando Passos

Edson Marquezani Filho escreveu:

Eduardo Guimarães escreveu: Saiu na Veja
veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/eco...-comprar-a-colorado/

Sair na Veja pra mim só piora a credibilidade. =P

Então vc acha que, agora que saiu na Veja, a Inheuser-Busch não vai mais comprar a Colorado?
Mais
10 anos 1 mês atrás - 10 anos 1 mês atrás #61924 por Eduardo Guimarães Insta @cervascomedu

Odimi Toge escreveu: Eu sinceramente gostaria de entender o medo a respeito de uma eventual compra da Colorado pela Ambev. Vocês acham Leffe, Hoegaarden, Franziskaner, Löwenbräu (só pra citar algumas) tão corrompidas assim após integrarem o universo AB-INBEV?

Odimi, tem outra questão ainda: mesmo que o interesse da Ambev por artesanais nacionais possa trazer um benefício ou outro - melhor distribuição, maior presença de determinados rótulos (como a Colorado) em torneiras de bares e restaurantes no Brasil -, ele também significa, em última instância, a ampliação de poder de mercado da já gigantesca empresa. Maior poder de mercado gera maior poder de "pautar" esse mercado, interferindo em seu perfil, forçando estabelecimento de preços, esvaziando associações e articulação política de cervejeiros artesanais, etc. Ainda é cedo para avaliar tudo isso no que diz respeito ao mercado cervejeiro nacional, mas a ampliação de poder de uma mega empresa, por si só, independentemente do setor, sempre é muito complicada.
Ultima edição: 10 anos 1 mês atrás por Eduardo Guimarães Insta @cervascomedu.
Tempo para a criação da página:0.502 segundos