- Postagens: 140
- Obrigados Recebidos: 25
Diogo Olivares escreveu: O problema maior de consolidação de mercado é o já citado controle. Dá pra ditar o preço (escala), dominar pdvs (mercados). O Pão de Açúcar da minha cidade diminuiu pela metade a variedade quando chegou a linha da Bohemia, e já me decepcionei em 2 bares com boas cartas que, num segundo momento, assinaram exclusividade e me deixaram sem as opções que eu gostaria.
Diogo Olivares escreveu: [...] já me decepcionei em 2 bares com boas cartas que, num segundo momento, assinaram exclusividade e me deixaram sem as opções que eu gostaria.
Alexandre Almeida Marcussi escreveu:
Diogo Olivares escreveu: [...] já me decepcionei em 2 bares com boas cartas que, num segundo momento, assinaram exclusividade e me deixaram sem as opções que eu gostaria.
Não é surpresa que os bares que antes trabalhavam só com AmBev passem a oferecer apenas Colorado e Wäls, dentre as artesanais. Mas, pelo que você está relatando, já começa a haver bares voltados para o segmento artesanal que estão assinando contratos de exclusividade, e isso realmente é preocupante. Eu imaginei que a AmBev não conseguiria penetrar no ramo dos estabelecimentos voltados para o mercado artesanal (apenas nos estabelecimentos mais convencionais, nos quais as brejas artesanais eram só para tapar o buraco), que continuariam preferindo a variedade de fornecedores, mas talvez eu tenha me equivocado. Vamos observar os eventos com atenção.
Quanto ao Pão de Açúcar, acho que a estratégia deles é razoável. Com a recessão econômica e a disparada dos preços, o PdA teria muita dificuldade para conseguir fazer rodar um estoque tão variado de cervejas. Tanto é que eles estão tendo de fazer aquelas promoções malucas de 50% de desconto para vender tudo. É do interesse deles diminuir a variedade de marcas e focar naquelas que custam menos - como as da Kirin e da AmBev. Vejo isso como um interesse do próprio estabelecimento, e não (apenas) como uma pressão da AmBev. Precisamos considerar que estamos vivendo um momento de retração da demanda - ou pelo menos de desaceleração no crescimento. Um monte de gente que apostou que cerveja americana e belga ia vender que nem água está dando com os burros n'água.
Copyright ® 2007-2024 BREJAS - Todos os Direitos Reservados