Concurso Brasileiro de Cerveja 2015

Mais
9 anos 10 meses atrás - 9 anos 10 meses atrás #60241 por João Alberto Kolling
Olá Galera

Eu sou o João, um dos cervejeiros da Seasons. Respondendo um pouco de cada vez:

- são as cervejarias que são responsáveis por inscrever as cervejas no estilo, os jurados não fazem nenhum tipo de triagem. A Polimanga é a edição de 1 ano comemorativa com a adição da fruta mesmo, por isso mesmo foi inscrita na categoria citada. Provavelmente a Polimango original tb foi inscrita na categoria dela (American IPA ou Double/Imperial IPA), porém não obteve pontuação para medalhar.

- o critério de avaliação segue o modelo da BA, que é o modelo mais adotado nas principais competições pelo mundo (GABF e World Beer Cup). A cerveja é avaliada segundo os parametros de estilo a qual foi inscrita e, tendo pontuação suficiente, ela medalha. Podem notar que diversas categorias não tem ouro, e algumas nem prata tem.

- obviamente que o modelo de julgamento ainda tem algumas falhas, mas a cada ano o concurso está melhorando: vide os jurados deste ano.

- lúpulos australianos são amplamente utilizados no Brasil. Chegam aqui mais frescos que os americanos e são surpreendentemente bons.

- existem diversas categorias no guideline da BA que permitem criatividade e inovação por parte do cervejeiro e cervejaria. É só inscrever a cerveja no estilo certo.

- quanto ao mais do mesmo: nosso mercado de cerveja é muito jovem. Como criar algo novo e sólido se não conseguimos nem fazer bons exemplares de estilos consolidados no mercado? Para aprender a correr é preciso primeiro aprender a andar.

- quanto ao preço das cervejas: infelizmente o que nos mata é a substituição tributária para estados como o Paraná e São Paulo. Outro fator que encarece nossa cerveja é a necessidade de transporte e armazenagem com refrigeração, uma vez que não pasteurizamos nem pasteurizaremos cerveja enquanto eu viver. A mudança para garrafas de 300 ml é certamente uma boa idéia que já está sendo estudada para breve.

E finalmente, medalha pode ser bom pra cervejaria comercialmente, pode ser bom pro ego do cervejeiro, mas não quer dizer nada se o público consumidor não se sentir cativado pela cerveja. No final, o verdadeiro concurso é na mesa do bar e os verdadeiros jurados são vocês.

Abraços
Ultima edição: 9 anos 10 meses atrás por João Alberto Kolling. Razão: concordancia nominal!
Mais
9 anos 10 meses atrás - 9 anos 10 meses atrás #60242 por Edson Marquezani Filho

Dennis FM escreveu: A Bamberg na minha opinião é extremamente sub-valorizada pelo fato de não se render aos estilinhos da moda... E eu acho uma puta cervejaria, difícil tomar cerveja ruim deles...

Sem sombra de dúvidas! Pra mim, ela é disparadamente a melhor cervejaria de tradição alemã do Brasil. Mas cerveja alemã é tão desprezada, né. =P

O Bazzo é um dos caras que eu mais respeito nesse meio. Extremamente low-profile, o que se vê nitidamente refletido na postura da cervejaria em si no mercado, extremamente comprometido com a qualidade do produto dele, e quase inabalável com relação à histeria do mercado (exceto as cervejas de banda, que são boas, mas não vejo sentido nessa associação e considero um marketing meio "Ambev" demais pro meu gosto).

Uma das vantagens que fazer cerveja alemã tem, imagino, é que não precisa gastar uma fortuna em lúpulo, como as americanas, e portanto dá pra manter um preço mais acessível, como de fato se vê na Bamberg. E nisso também a cervejaria é absolutamente ética. O aumento de preço deles não seguiu de forma alguma a inflação do mercado.

O lado negativo dessa falta de marketing mais agressivo é que as cervejas dele acabam perdendo espaço no mercado pra outras muito inferiores, mas com mais apelo. O EAP, quando eu comecei a frequentar, tinha de 4 a 7 torneiras de Bamberg sempre, hoje tem 1 e olhe lá. Uma pena, porque era uma festa. E sinto-me privilegiado por ter pego esse período lá, porque a cerveja saía direto do tanque de maturação e em algumas horas tava lá, e o frescor era nítido em relação às garrafas.
Ultima edição: 9 anos 10 meses atrás por Edson Marquezani Filho.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: João Alberto Kolling, Denis Conrado
Mais
9 anos 10 meses atrás #60243 por João Alberto Kolling

Edson Marquezani Filho escreveu:

Dennis FM escreveu: A Bamberg na minha opinião é extremamente sub-valorizada pelo fato de não se render aos estilinhos da moda... E eu acho uma puta cervejaria, difícil tomar cerveja ruim deles...

Sem sombra de dúvidas! Pra mim, ela é disparadamente a melhor cervejaria de tradição alemã do Brasil. Mas cerveja alemã é tão desprezada, né. =P

O Bazzo é um dos caras que eu mais respeito nesse meio. Extremamente low-profile, o que se vê nitidamente refletido na postura da cervejaria em si no mercado, extremamente comprometido com a qualidade do produto dele, e quase inabalável com relação à histeria do mercado (exceto as cervejas de banda, que são boas, mas não vejo sentido nessa associação e considero um marketing meio "Ambev" demais pro meu gosto).

Uma das vantagens que fazer cerveja alemã tem, imagino, é que não precisa gastar uma fortuna em lúpulo, como as americanas, e portanto dá pra manter um preço mais acessível, como de fato se vê na Bamberg. E nisso também a cervejaria é absolutamente ética. O aumento de preço deles não seguiu de forma alguma a inflação do mercado.

O lado negativo dessa falta de marketing mais agressivo é que as cervejas dele acabam perdendo espaço no mercado pra outras muito inferiores, mas com mais apelo. O EAP, quando eu comecei a frequentar, tinha de 4 a 7 torneiras de Bamberg sempre, hoje tem 1 e olhe lá. Uma pena, porque era uma festa. E sinto-me privilegiado por ter pego esse período lá, porque a cerveja saía direto do tanque de maturação e em algumas horas tava lá, e o frescor era nítido em relação às garrafas.

O Bazzo não tem tempo pro Beer Show; ele prefere fazer cerveja. Vai ser meu primeiro copo em Blumenau com toda a certeza. Sobre o que eu falei antes, o que importa é ser o número 1 na mesa do bar, como é pra mim a Bamberg.
Mais
9 anos 10 meses atrás #60244 por Alexandre LC

Fabio Baeumle escreveu: Confrades!!

Sei que é um pouco off-topic mas a dica que deixo para quem for visitar o Festival: Leve uma mochila com garrafas de água para hidratação... Está R$ 5,00 cada lá dentro... FIca a dica.
Ademais, estive ontem e tem muito lançamento interessante, a campeã Basilicow realmente fez por merecer, extremamente equilibrada, refrescante e com o manjericão se sobressaindo na medida certa, mais uma baita cerveja da Seasons.

Como assim? Não tem bebedouros?????
Caralho, querem mesmo garfar os confrades. Estão aprendendo com o atual governo. :evil:

Junte-se ao grupo para nos informarmos das principais promoções de cervejas e produtos cervejeiros no Brasil.

www.facebook.com/groups/Cervejeiros.vendas.online
www.facebook.com/cervejaempromocao
Mais
9 anos 10 meses atrás #60246 por Gustavo Guedes
Tem lugar pra lavar o copo, é até bem legal: um barril em pé com quatro torneiras, tira a água como tira um chopp. creio que aquela água seja potável... pra mim, tá sendo!!

Cerveja = Felicidade Líquida.
felicidadeliquida.blogspot.com.br/
Mais
9 anos 10 meses atrás #60248 por Fabio Baeumle

Gustavo Guedes escreveu: Tem lugar pra lavar o copo, é até bem legal: um barril em pé com quatro torneiras, tira a água como tira um chopp. creio que aquela água seja potável... pra mim, tá sendo!!

KKK... Eu preferi não arriscar.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Gustavo Guedes
Tempo para a criação da página:0.535 segundos