Concurso Brasileiro de Cerveja 2015

Mais
9 anos 10 meses atrás #60249 por Alexandre Gheorghiu

João Alberto Kolling escreveu:

Edson Marquezani Filho escreveu:

Dennis FM escreveu: A Bamberg na minha opinião é extremamente sub-valorizada pelo fato de não se render aos estilinhos da moda... E eu acho uma puta cervejaria, difícil tomar cerveja ruim deles...

Sem sombra de dúvidas! Pra mim, ela é disparadamente a melhor cervejaria de tradição alemã do Brasil. Mas cerveja alemã é tão desprezada, né. =P

O Bazzo é um dos caras que eu mais respeito nesse meio. Extremamente low-profile, o que se vê nitidamente refletido na postura da cervejaria em si no mercado, extremamente comprometido com a qualidade do produto dele, e quase inabalável com relação à histeria do mercado (exceto as cervejas de banda, que são boas, mas não vejo sentido nessa associação e considero um marketing meio "Ambev" demais pro meu gosto).

Uma das vantagens que fazer cerveja alemã tem, imagino, é que não precisa gastar uma fortuna em lúpulo, como as americanas, e portanto dá pra manter um preço mais acessível, como de fato se vê na Bamberg. E nisso também a cervejaria é absolutamente ética. O aumento de preço deles não seguiu de forma alguma a inflação do mercado.

O lado negativo dessa falta de marketing mais agressivo é que as cervejas dele acabam perdendo espaço no mercado pra outras muito inferiores, mas com mais apelo. O EAP, quando eu comecei a frequentar, tinha de 4 a 7 torneiras de Bamberg sempre, hoje tem 1 e olhe lá. Uma pena, porque era uma festa. E sinto-me privilegiado por ter pego esse período lá, porque a cerveja saía direto do tanque de maturação e em algumas horas tava lá, e o frescor era nítido em relação às garrafas.

O Bazzo não tem tempo pro Beer Show; ele prefere fazer cerveja. Vai ser meu primeiro copo em Blumenau com toda a certeza. Sobre o que eu falei antes, o que importa é ser o número 1 na mesa do bar, como é pra mim a Bamberg.

Ta ai um cara que não conhecia e passei a respeitar - João, parabens pela sua postura!

Nós aqui de SP/Rio (digo esses 2 por serem grandes capitais...mas é expansivo para outros locais) reclamamos muito com relação aos valores que chegam por aqui, das citadas brejas sulistas. Meter o pau nos tributos é compreensível, fora toda a cadeia de distribuição que encarece mais ainda.

Mas acabamos não reclamando (ou reclamando pouco) da falta de engajamento dos micros aqui em nossas regiões. Não há estimulos para um crescimento "local" com qualidade ... e me parece tambem que poucos produtores se interessam em expansão. Uma valorização regional, como ocorre no Sul por exemplo, é fundamental. Conheço meia duzia de cervejeiros caseiros com brejas pra por algumas atuais "comerciais" no chinelo, que não buscam algo maior, e tambem não encontram incentivos para.

No RS, ate o sebrae da suporte para as micros ( www.bebendobem.com.br/2015/02/sebraers-i...ocervejarias-estado/ ) onde ate mesmo a Seasons participa e encabeça.

Cade a coisa por aqui? Tenho certeza que se seguisse o mesmo modelo, talvez ainda estariamos reclamando dos preços de algumas brejas que chegam por aqui, mas em menor escala, ja que por cá teriamos uma infinidade de opções iguais ou, com todo respeito, ate melhores que as brejas feitas por la.

Espero que esse cenario local mude em breve.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Alexandre Almeida Marcussi, João Alberto Kolling, Alexandre LC
Mais
9 anos 10 meses atrás #60338 por Gabriel Lucas Scardini Barros

Alexandre LC escreveu:

Fabio Baeumle escreveu: Confrades!!

Sei que é um pouco off-topic mas a dica que deixo para quem for visitar o Festival: Leve uma mochila com garrafas de água para hidratação... Está R$ 5,00 cada lá dentro... FIca a dica.

Como assim? Não tem bebedouros?????
Caralho, querem mesmo garfar os confrades. Estão aprendendo com o atual governo. :evil:

Off-topic mas tenho que comentar o que achei a maior falha do festival. Água a preço de Rave.

Existiam os lavatórios (e eu até tomei vários goles dessa água), mas o fato da placa enfatizar que era água para apenas a lavagem dos copos deixou sentimento meio esquisito.

Abraços,

Gabriel Lucas
factoide.com.br
Mais
9 anos 10 meses atrás #60341 por Marcelo Vodovoz

Gabriel Lucas Scardini Barros escreveu:

Alexandre LC escreveu:

Fabio Baeumle escreveu: Confrades!!

Sei que é um pouco off-topic mas a dica que deixo para quem for visitar o Festival: Leve uma mochila com garrafas de água para hidratação... Está R$ 5,00 cada lá dentro... FIca a dica.

Como assim? Não tem bebedouros?????
Caralho, querem mesmo garfar os confrades. Estão aprendendo com o atual governo. :evil:

Off-topic mas tenho que comentar o que achei a maior falha do festival. Água a preço de Rave.

Existiam os lavatórios (e eu até tomei vários goles dessa água), mas o fato da placa enfatizar que era água para apenas a lavagem dos copos deixou sentimento meio esquisito.

tbm considerei falha grave.
Mais
9 anos 10 meses atrás #60343 por Fabio Baeumle
Também considerei abusivo... mas pelo menos não impediam de entrar com garrafas.. No segundo dia que fui levei 6 garrafinhas que comprei a R$ 6,00 no mercado... Lá uma custava R$ 5,00 !!!
Mais
9 anos 10 meses atrás #60352 por Bruno Moreno de Brito
Acho complicado julgar o campeonato por causa de alguns resultados, foram muitas medalhas, mas foram muitos inscritos também. Em um campeonato desse tamanho se fosse tudo julgado novamente provavelmente teria saído outro resultado. Eu não estranho a tupiniquim ganhar melhor cervejaria do ano. Aqui em SP eles tem cadeia refrigerada então as IPAs ficam relativamente frescas, e eu acho todas muito boas. Quando vou la brassar e tomo na fonte, é absurda a qualidade. O mesmo vale pra seasons, que sempre que vou pro RS tento tomar. Muitos julgam a tupiniquim por fazer colaborativas, mas usar essas experiências permitiu que eles melhorassem muito em muito pouco tempo, e outra, quem está la com a barriga na panela são os donos, quem toca a fábrica é um dos sócios e o filho de um outro sócio, enquanto tem muita cervejaria que pagam pau por ai que cervejeiro só é cervejeiro no post do FB. Por isso não me importei da minha medalha com a cafuza ter sido pela tupiniquim, pq eles se importam com a minha cerveja tanto quanto eu, e na verdade eu só vou brassar, todo o resto do cuidado eles que tomam pq estou aqui em SP. E acho que antes de falar que assim é fácil, pense se conseguiria fazer igual. No RS da gosto de ver, os caras trabalham de verdade e aquilo ali é a vida deles, e não só a tupiniquim, seasons, maniba, lagoom, irmãos ferraro ...

Voltando ao concurso posso não concordar com algumas avaliações, mas não sou juiz. Dentro da categoria que eu entrei american Dark Ale foi uma surpresa o resultado pra mim, Cafuza nunca foi uma cerveja pra ganhar concurso, ela sempre foi a cerveja que eu queria beber, fui pra blumenau sem esperar medalha, mas se eu ganhasse eu tinha certeza que a Maniba Black Metal tbm iria ganhar, chegou la ficamos com o bronze e eles não ganharam medalha. Prata e ouro são ótimas cervejas, isso é indiscutível, mas eu gosto mais da black metal então eu tomo mais ela e pra mim é isso que importa. Acredito que aqui, assim como eu, ninguém decide se uma cerveja é boa ou não baseado no guia da brewers association, então acho complicado julgar se a decisão do juiz foi ou não justa, pois uma coisa é vc julgar pro meu gosto, outra é julgar dentro de um guia.

Quanto aos preços elevados é o que eu sempre digo, não adianta reclamar com a cervejaria, a carga tributária é alta, os custos são elevados e a cadeia multiplica isso. Na minha garrafa que custa entre 18 e 20 reais, eu fico com 1, a cervejaria entre 1 e 1,50 depende do produto. O PDV não sei bem, apesar da margem correr próximo dos 100% como padrão eles tem custos elevados, empregados custam caro e trazem muitos impostos. O único que eu sei que ganha muito é o governo, que hoje leva entre 35 e 40%, e a partir de maio vai levar entre 40% e 50% do faturamento.

Cervejaria Serra de Três Pontas
www.facebook.com/stpcervejaria
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Claudinei  , Gabriel Lucas Scardini Barros
Mais
9 anos 10 meses atrás #60354 por Claudinei  

Bruno Moreno de Brito escreveu: Na minha garrafa que custa entre 18 e 20 reais, eu fico com 1, a cervejaria entre 1 e 1,50 depende do produto. O PDV não sei bem, apesar da margem correr próximo dos 100% como padrão eles tem custos elevados, empregados custam caro e trazem muitos impostos. O único que eu sei que ganha muito é o governo, que hoje leva entre 35 e 40%, e a partir de maio vai levar entre 40% e 50% do faturamento.

Absurdo. Este foi meu primeiro pensamento...

Tempo para a criação da página:0.569 segundos