Eduardo Guimarães escreveu: Em 2014 Jota fez essa reflexão aqui sobre o Concurso. É interessante leitura.
www.ocontadordecervejas.com.br/concurso-...as-hora-de-repensar/
A banalização das medalhas causada pelo seu excesso e a presença de concorrentes entre os jurados são pontos negativos, mesmo.
Só uma ressalva em relação a este trecho:
"Dos Critérios da Avaliação
Esse é na minha opinião o principal problema do concurso. Não cabe aqui descrever a sistemática da avaliação, quem quiser pode acessar o regulamente no site que indico abaixo. O importante é entender que a avaliação parte de um modelo ideal (nesse caso a descrição elaborada pela Brewers Association dos Estados Unidos) sendo as cervejas pontuadas de 0 a 100 em acordo com a semelhança ao modelo. Quanto mais semelhante, maior a nota. Me parece ser o critério adotado pela maioria dos concursos internacionais, mas ele tem problemas sérios. Primeiro porque não estimula a inovação e sim a cópia. Qualquer cerveja fora do padrão, por mais estupidamente incrível que seja, seria desqualificada ou mal avaliada. Me preocupa muito esse desestímulo à inovação em um país onde ele é tão rara. Estive pela terceira vez consecutiva no Festival Brasileiro da Cerveja e me assustei com o mais do mesmo. Pelo menos 95% das cervejas disponíveis eram cópias umas das outras. Exceção feita à Way (IPA 100% Brett e Sour Me) com menções honrosa à Abadessa (Gose), DUM (Grand Cru) e Bodebrown (barrel aged); o resto era de uma mesmice assustadora.
Esse problema é grave e traduz-se em uma mensagem distorcida ao público leigo. Na sistemática adotada, seria natural uma Standart American Lager da ambev ganhar uma medalha de ouro. Nós do meio saberíamos pesar uma coisa e outra, mas o leigo? Qual é a mensagem? Que uma SAL da Ambev tem o mesmo valor de uma barrel aged? Se tem o mesmo valor é é 10 vezes mais barata, porque ele migraria para artesanais? Tiro no pé. Negamos tudo o que promovemos e acreditamos. Simples assim."
Oras bolas, pra que servem então os guias de estilos que classificam as cervejas e padronizam cada um dos seus estilos? E que, por sua vez, servem de referência para os concursos? Não seria o caso de criar um concurso somente de
specialty beers ou então simplesmente
off style?