Todos esses argumentos podem ser encaixados, em maior ou menor grau, em qualquer concurso. Toda cervejaria entra nesses concursos na expectativa de promover sua marca, e isso é uma coisa que custa dinheiro e vale dinheiro.
Do outro lado jurados bem ou mal capacitados fazem avaliações subjetivas de acordo com critérios rígidos, estanques e objetivos definidos com base em modelos que na prática são hipotéticos e transientes. Isso enquanto também possuem interesse nos resultados de acordo com suas cervejarias, parcerias, amizades e/ou inimizades.
Será que entre 5 (ou mesmo 10) cervejas do mesmo estilo é difícil identificar com alto grau de certeza aquela cerveja que do seu camarada que você bebeu hoje mais cedo? E aquela que você vem bebendo todos os finais nos últimos 2 meses? E quando é cada cerveja de um estilo diferente?
Há muitos anos atrás eu ficava impressionado com a quantidade de medalhas que certa cerveja tinha ganho, mesmo sem nem saber qual a procedência, mas logo percebi que cerveja boa não precisa de medalha.