- Postagens: 1754
- Obrigados Recebidos: 178
Claudinei escreveu: Fernando, mais um pouco e você me convence a comprar de vez. Foi feita menção às primeiras lagers da história, ou seja, as escuras?
De fato, o que comumente se fala é que os monges da Idade Média foram os responsáveis pela introdução do lúpulo à receita da cerveja, e não esses povos de eras A.C. Mas, sei lá, vai que algum faraó teve a idéia e isso não foi registrado!
Esse negócio de pilsen é complicado mesmo. Veja o exemplo em nossa terra, Antarctica, Brahma e afins já utilizavam o termo (sinônimo de cerveja clara de baixa fermentação) muito antes da elaboração dos guias de estilos, dentre eles o notório BJCP. As pale lagers americanas tiveram inspiração nas pilsners tchecas/alemãs, de fato, mas com seu toque regional do uso de adjuntos (milho/arroz) e pouco lúpulo, associado à produção massiva... se deixarmos um pouco de lado os rigores de tais guias de estilos, essa interpretação de "subgrupos de Pilsen" não é de todo incorreta...
Paul K escreveu: Simples, qual a principal característica (a primeira coisa que alguém que fica sabendo sobre) de uma witbier? O fato de levarem trigo (Pelo menos 50%?) e em menor escala o fato de levarem especiaria/ervas/cítricos.
Qual a principal característica de uma lambic? Fermentação espontânea, frequentemente adição de frutas, acidez etc. O fato de levar trigo (uns 30% ou menos) não faz parte dessas características principais, não é algo que passa pela cabeça de todo mundo. Se fosse assim eu poderia dizer que a diferença de uma lambic pra outras cervejas normais é fato de utilizarem lúpulo envelhecido por anos. Note que isso é algo importante e fundamental pro resultado final de uma lambic, assim como o trigo, mas não é nem a primeira, nem a segunda, nem a terceira e nem a quarta característica das lambics que as diferenciam das outras cervejas, assim como o trigo. Pelo menos na minha cabeça. Se na sua é diferente, acho que teremos que concordar em discordar.
Carolina Cruz escreveu: ...Mas você acha as witbiers parecidas com as weizenbier? Acha que estão dentro do mesmo estilo e devem ter o mesmo nome?
fernando pereira frassetto escreveu: Notei alguns pequenos erros no texto, mas não prejudicam o entendimento (por exemplo, dizer que egípcios e mesopotâmios colocavam lúpulo na bebida...). O que me incomodou mais foi a insistência do autor em reforçar essa idéia infelizmente disseminada que as cervejas de massa são Pilsen.
Copyright ® 2007-2024 BREJAS - Todos os Direitos Reservados