Amigos,
Embora, como sempre, eu evite me manifestar, venho acompanhando de perto essa discussão.
Todas as questões inerentes ao mundo cervejeiro são extremamente bem-vindas neste Fórum. É pra isso que ele serve, suscitar discussões e reflexões, ouvindo todos os lados e deixando o próprio leitor formar sua opinião.
Aqui, como vocês já viram, não há censura, desde que os debatedores sigam não apenas as regras gerais do bom-senso (civilidade e respeito ao próximo), mas também as regras do
Termo de Uso do BREJAS
e, principalmente, as regras LEGAIS.
Inicialmente, não estou de forma alguma dando qualquer "bronca" no Fernando Pacheco. Como todo mundo, ele colocou uma questão importante, que merece ser discutida.
O que, infelizmente, fugiu ao controle foi A FORMA pela qual a questão foi colocada, talvez por desconhecimento legal do Fernando, e por isso tive de vir aqui intervir.
É que, pela lei penal brasileira, atribuir a alguém a responsabilidade pela prática de fato definido como crime (no caso, o alegado "golpe"), é também passível de punição (conf. o art. 138 do Código Penal). Caso essa imputação se mostre falsa, o acusador poderá incorrer nas penas do crime de calúnia.
Em relação aos
Termos de Uso do BREJAS
(aos quais exigimos concordância integral como condição de cadastramento), esse dispositivo proibitivo se encontra no ítem n. 4 ("Utilização do Portal e de seus links").
Não estou aqui pra defender qualquer das partes (Fernando, Tarantino e Empório Alto dos Pinheiros). Mas, pelos motivos que expus acima, não posso deixar que a situação, tal qual foi posta, progrida ainda mais, sob pena de reflexos negativos para todos os lados.
Assim, neste ato, tomarei duas providências, a saber:
a) Substituirei os termos "golpe" por "problema", em todo o tópico, e
b) Bloquearei este tópico para que a situação não recrudesça.
Conto com a compreensão de todos para que continuemos fazendo deste Fórum cervejeiro o mais lido, consultado e respeitado do país. E, como já disse em outras ocasiões, nessa condição e dimensão, todos nós temos de entender a responsabilidade que isso gera.
Qualquer dúvida ou reclamação, fiquem à vontade para me escreverem em mensagem privada ou no meu e-mail:
[email protected].
Um abraço.