O problema da validade - Anderson Valley

Mais
14 anos 10 meses atrás - 14 anos 10 meses atrás #23575 por Marcelo Vodovoz
Alexandre Marcussi escreveu:

Weslley Ribeiro escreveu:

Não entendo muito da validade de cervejas, pelo que sei, a validade de artesanais é muuuuito longa

Não é verdade. Há algumas artesanais com longa validade, mas há outras que devem ser bebidas logo; depende de vários fatores.

de novo a confusão, uma coisa é validade, outra coisa é indicar uma data melhor para consumo.
Ultima edição: 14 anos 10 meses atrás por Mauricio Beltramelli.
Mais
14 anos 10 meses atrás - 14 anos 10 meses atrás #23577 por Alexandre Almeida Marcussi
Marcelo Vodovoz escreveu:

de novo a confusão, uma coisa é validade, outra coisa é indicar uma data melhor para consumo.

Não tem confusão nenhuma, tem artesanais com data de validade curta, sim.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
14 anos 10 meses atrás - 14 anos 10 meses atrás #23671 por Fernando M Pacheco
Colegas,

Depois de consultar as cervejarias e os órgãos responsáveis, venho fazer algumas considerações finais.

Segundo o Procon, produto nenhum deve exibir mais de uma data de validade. Segundo o órgão esta irregularidade induz o consumidor ao erro. De fato, eu não conheço nenhum outro produto alimentício, importado ou nacional, que tenha mais de uma data de vencimento na embalagem. Isso nos leva ao argumento da importadora, de que a data do fabricante não indica a validade mas uma suposta data de "frescor".

Eu digo que não existe tal diferença. O prazo de validade de qualquer produto alimentício não se refere somente a segurança alimentar, mas primeiramente a garantia da manutenção das qualidades originais do produto, ou seja o fabricante garante que até a determinada data, se armazenado corretamente, o produto manterá as suas características originais. A importadora afirmou aqui no fórum que um laboratório americano determinou a data usada por eles.

É curioso que este laboratório tenha indicado uma data que seja a mesma impressa na garrafa, apenas invertendo a posição entre dia e mês (como demostrei anteriormente na página 3 deste tópico). Segundo o fabricante, as cervejas venceram no dia 12 de fevereiro (12/02/10), mas a importadora atesta a validade para o dia 2 de dezembro (02/12/10). Agora a importadora afirma que esse tal laboratório atesta uma nova data (02/12/11). É no mínimo estranho que um teste laboratorial rigoroso determine validades com datas tão semelhantes para produtos de lotes diferentes.

Não se deixem enganar por traduções tendenciosas, no mercado americano "expiration date", "best before" e "freshness date" são sinônimos( vide wikipedia ). Usemos como exemplo outro produto alimentício, um pacote de biscoitos: Se abrir e comer um pacote de biscoitos vencido a algumas semanas é muito improvável que passará mal, em compensação é muito provável que os biscoitos estejam murchos, pois não estão mais frescos. Com cerveja não é diferente.

Também consultei a Vigilância Sanitária da cidade de São Paulo e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ambos os órgãos me disseram a mesma coisa, que a data de validade indicada pelo fabricante deve sempre prevalecer.

A importadora alega que, se respeitada a data de validade original, sua importação é comercialmente inviável. Não sou do ramo, mas quando estive na loja Sam's Club neste fim de semana encontrei à venda um kit com uma garrafa 350ml de Anderson Valley Pale Ale mais um copo por R$6,00. A data de validade original é de 04/20/11 (20 de abril de 2011). Já a data da importadora é 02/12/11 (2 de dezembro de 2011). Imagino que, por esse preço, seja possível vender muitas garrafas de Anderson Valley até o final de abril. Ademais, se não é comercialmente viável importar cervejas tão perecíveis desde os EUA, acredito que existam outras tantas cervejas americanas que envelheçam bem e que serão apreciadas por nós. Vide as Flying Dog de tampa roxa.

Para encerrar quero dizer que a minha motivação para abrir este tópico nunca foi causar polêmica gratuita. Nunca xinguei nem fiz ataques pessoais. Minha indignação foi proporcional a minha decepção ao descobrir havia sido enganado como consumidor por empresas que admirava.
Admito também que fiquei um pouco decepcionado ao ver que alguns colegas forenses, mesmo concordando com minhas alegações, se dedicaram mais a defender quem lesa do que defender seus próprios direitos como consumidores.

Como já foi dito pelo Marcussi, este caso serve para mostrar o quanto frágil ainda é o mercado de cervejas importadas. Espero que discussões como esta auxiliem no amadurecimento deste mercado e de nós, consumidores.
Mais
14 anos 10 meses atrás - 14 anos 10 meses atrás #23673 por FABIO FLEMMING
Aplaudo em pé o Fernando pela sua dedicação ao assunto. Principalmente quando fala que a intensão é esclarecer o consumidor e não agredir ninguém.
A partir de hoje, certamente estarei mais atento a validade das cervejas, não exclusivamente as trazidas pela Tarantino, mas sim para todas.

Fernando, obrigado pelos esclarecimentos.

Novamente, ansioso pela réplica da Tarantino.

"Good People Drink Good Beer" - Hunter S. Thompson

Beer Sommelier - ABS-SP
Membro da AcervA Paranaense

All The Best!
Mais
14 anos 10 meses atrás - 14 anos 10 meses atrás #23674 por Milu Lessa
Fernando, muito elucidativo esse seu último comentário, no fundo é o que muita gente já intuía, data de "frescor" e data de validade são a mesma coisa. Eu mesma já bebi uma Urquell vencida 3 meses, não passei mal nem nada, mas o lúpulo da cerveja tinha "morrido", só sobrou o amargor, o aroma e o frescor foram embora. Portanto, como vc bem disse, a data da validade serve não apenas para impedir que se passe mal consumindo o produto, mas para garantir que até aquele prazo o produto conserve suas características originais e obviamente não é isso que acontece quando bebemos cervejas americanas que venceram há diversos meses.

Tb fiquei estupefata com a atitude de alguns confrades aqui que parecem não se importar com uma prática que os lesa, pois altera substancialmente as características sensoriais (para pior) de um produto pelo qual pagam caro. Já percebi que não importa qual atitude questionável/repreensível algumas importadoras, bares, distribuidoras etc adotem, tem sempre gente que vai defender essa postura como se fosse corretíssima e errado estivesse quem reclamou, como se reclamar devidamente fosse algum tipo exasperante de falha de caráter.

Não obstante, o que deixou muita gente ressentida, é que no seu post inicial vc implicou que o próprio EAP estivesse perpetrando a troca das datas de validade ou que soubesse da prática -caracterizada por vc como golpe- e fosse conivente, indicando má-fé por parte do estabelecimento. Ora, todo mundo que conhece o Paulo e freqüenta o EAP sabe da postura ética dele e das práticas idôneas do estabelecimento e por isso ficou indignado com a acusação, ainda mais por ter partido de alguém que freqüenta há tempos o EAP.

Depois de todas as pesquisas que vc fez, acho que ficou bem claro que o Paulo e o EAP não têm nada a ver com isso. Quem adotou essa prática (que eles dizem ser legal) foi a importadora Tarantino e, portanto, em todos os locais que compram e vendem essas cervejas deve ocorrer a mesma coisa: coloca-se pra vender o produto exatamente como foi adquirido.

Fábio, algo me diz que não vai ter réplica. Ou a réplica vai se limitar a reiterar que eles têm todas as papeladas que permitem que as datas sejam alteradas. E só.
Mais
14 anos 10 meses atrás - 14 anos 10 meses atrás #23686 por Eduardo Macatti
Olá a todos! Sou meio novo por aqui mas gostaria de discordar deste último cometário da Milu. Tanto EAP quanto qualquer outro estabelecimento comercial que venda qualquer tipo de mercadoria tem sim responsabilidade sobre a qualidade dos produtos que oferta. Seria o mesmo que comprar um carro zero com um defeito qualquer e ser obrigado a ir até a fábrica para ser atendido ao invés da concessionária...Não sou de SP e também não conheço o EAP ou o Paulo, portanto não posso fazer nenhum comentário mais objetivo sobre o EAP, mas sou do interior e conheço vários estabelecimentos que ofertam cervejas importadas ou artesanais e é bastante comum serem encontradas cervejas com data de validade vencida ou prestes a vencer ainda à venda. Alguns não se incomodam em continuar a ofertá-las, outros, como as lojas do Makro, preferem as promoções pois segundo seus funcionários a loja não oferece produtos com data de validade vencida. Imagino que talvez fosse o caso do Paulo do EAP ter feito uma observação junto desse lote de Anderson Valley do tipo : Promoção - Lote com data de vencimento prorrogada!!, e daí colocado um desconto qualquer, mesmo que simbólico. Dava tudo certo, porque ele iria mostrar que estava atento ao desejo do consumidor de ser bem informado e quem comprasse a cerveja já saberia que poderia, talvez, não encontrar as cervejas deste lote com todas as suas características preservadas...
Tempo para a criação da página:0.462 segundos