- Postagens: 29
- Obrigados Recebidos: 0
Clésio Gomes Mariano escreveu:
Guilherme Henrique escreveu: Sim, mas é óbvio que os "brahmeiros" não se referem às cervejas especiais, até porque, pra eles, Bohemia é cerveja especial... E isso não é preconceito da minha parte. Isso é realidade.
De qualquer forma, eu, particularmente, não acredito que a água influencie significativamente no resultado final, no sabor. Creio que os demais componentes básicos de uma cerveja possuem um sabor muito mais marcante e determinante (caso do malte e do lúpulo) que sobressaem às mínimas diferenças de sabor ou gosto entre uma água e outra (desde que a água seja potável).
Eu sei que os "brahmeiros" não se referem às cervejas especiais quando afirmam que a água influencia nas características da cerveja, mas o fato é que influencia significativamente sim, não é uma questão subjetiva. E a água não precisa ser potável, o próprio processo de fabricação da cerveja já viabiliza seu consumo, mesmo sendo usada água contaminada. Tanto é assim que durante a Idade Média os monges cervejeiros salvaram muitas vidas, já que o único líquido apto para consumo em muitos lugares era a cerveja.
Guilherme Henrique escreveu:
Então, Clésio, pra mim, independente de onde vem a água, ainda acho que a mesma não exerce influência significativa sobre a cerveja, pelo fato do lúpulo e do malte terem um sabor muito mais intenso que qualquer água, mascarando, portanto, qualquer variação entre uma água e outra. E pode parecer teimosia minha, mas não é. Eu apenas não compreendo mesmo. Já perguntei isso para professores da faculdade e os mesmos utilizam argumentos que pra mim não fazem sentido (questão da composição mineral). No entanto, em uma conversa com um mestre cervejeiro, o mesmo me falou que a água não exerce influência. Ao citar a água potável, na verdade, nem pensei tanto sobre estar contaminada. Acho até que me expressei mal. Pensei mesmo em água "suja". Ai sim, pra mim, faria sentido dizer que influencia no gosto. A discussão está boa!
Copyright ® 2007-2024 BREJAS - Todos os Direitos Reservados