Cervejas em oferta e Onde Comprar. Não esqueça de deixar dia, mês, a cidade, estado e referência de bairro ou rua que identifique a loja/supermercado com a cerveja em oferta.

Brahma de Agudos SP

Mais
12 anos 1 mês atrás #41868 por Guilherme Henrique
Respondido por Guilherme Henrique no tópico Brahma de Agudos SP

Clésio Gomes Mariano escreveu:

Guilherme Henrique escreveu: Sim, mas é óbvio que os "brahmeiros" não se referem às cervejas especiais, até porque, pra eles, Bohemia é cerveja especial... E isso não é preconceito da minha parte. Isso é realidade.
De qualquer forma, eu, particularmente, não acredito que a água influencie significativamente no resultado final, no sabor. Creio que os demais componentes básicos de uma cerveja possuem um sabor muito mais marcante e determinante (caso do malte e do lúpulo) que sobressaem às mínimas diferenças de sabor ou gosto entre uma água e outra (desde que a água seja potável).

Eu sei que os "brahmeiros" não se referem às cervejas especiais quando afirmam que a água influencia nas características da cerveja, mas o fato é que influencia significativamente sim, não é uma questão subjetiva. E a água não precisa ser potável, o próprio processo de fabricação da cerveja já viabiliza seu consumo, mesmo sendo usada água contaminada. Tanto é assim que durante a Idade Média os monges cervejeiros salvaram muitas vidas, já que o único líquido apto para consumo em muitos lugares era a cerveja.

Então, Clésio, pra mim, independente de onde vem a água, ainda acho que a mesma não exerce influência significativa sobre a cerveja, pelo fato do lúpulo e do malte terem um sabor muito mais intenso que qualquer água, mascarando, portanto, qualquer variação entre uma água e outra. E pode parecer teimosia minha, mas não é. Eu apenas não compreendo mesmo. Já perguntei isso para professores da faculdade e os mesmos utilizam argumentos que pra mim não fazem sentido (questão da composição mineral). No entanto, em uma conversa com um mestre cervejeiro, o mesmo me falou que a água não exerce influência. Ao citar a água potável, na verdade, nem pensei tanto sobre estar contaminada. Acho até que me expressei mal. Pensei mesmo em água "suja". Ai sim, pra mim, faria sentido dizer que influencia no gosto. A discussão está boa!
Mais
12 anos 1 mês atrás #41869 por Clésio Gomes Mariano
Respondido por Clésio Gomes Mariano no tópico Brahma de Agudos SP

Guilherme Henrique escreveu:
Então, Clésio, pra mim, independente de onde vem a água, ainda acho que a mesma não exerce influência significativa sobre a cerveja, pelo fato do lúpulo e do malte terem um sabor muito mais intenso que qualquer água, mascarando, portanto, qualquer variação entre uma água e outra. E pode parecer teimosia minha, mas não é. Eu apenas não compreendo mesmo. Já perguntei isso para professores da faculdade e os mesmos utilizam argumentos que pra mim não fazem sentido (questão da composição mineral). No entanto, em uma conversa com um mestre cervejeiro, o mesmo me falou que a água não exerce influência. Ao citar a água potável, na verdade, nem pensei tanto sobre estar contaminada. Acho até que me expressei mal. Pensei mesmo em água "suja". Ai sim, pra mim, faria sentido dizer que influencia no gosto. A discussão está boa!

Sim, é isso mesmo, a composição mineral da água, neste caso em concreto a sua dureza. Quanto maior a concentração de íons de alguns minerais (principalmente Magnésio e Cálcio) dissolvidos na água, maior é a sua dureza. Eu não sei te dizer exatamente como isso influencia no resultado final de uma cerveja, entrei este ano no mundo das cervejas especiais então não sou um expert no assunto e muito menos em produção cervejeira. Talvez o Marcussi ou o Pedro Fraga ou algum outro membro versado no assunto possa nos esclarecer como a dureza da água pode mudar a cerveja. E eu acho que seria muito interessante fazer uma degustação de duas cervejas iguais, fabricadas com o mesmo processo, mesmos ingredientes, idênticas quantidades dos ingredientes, etc; mas uma delas feita com água mole e a outra com água dura e comparar os resultados.
Mais
12 anos 1 mês atrás #41870 por ERITON SOARES
Respondido por ERITON SOARES no tópico Brahma de Agudos SP
Hoje parei para almoçar em uma churrascaria em Itu, e pedi uma Brahma, o garçom vira pra mim e me pergunta, qual Brahma, a NORMAL ou a de AGUDOS, ao lembrar deste tópico não tive dúvidas, pedi logo a de Agudos, (R$1 mais cara), não sou degustador de cerveja porém senti diferença no sabor, uma cerveja mais leve, digamos que mais fraca, não sei se tem a ver com a agua, mas que é diferente é, tanto é que logo em seguida pedi uma NORMAL, rsrsr e realmente a segunda parecia mais forte, porém ressalto, não sou degustador, apenas tomo minha cervejinha aos finais de semana e como um simples mortal senti a tal diferença. Para quer estiver passando pela região e quiser tirar a prova é uma churrascaria na entrada de Itu, para quem chega por Cabreuva. AGUDOS, RSRS nem acreditei que achei a tal cerveja tão polemizada neste tópico.
Mais
12 anos 1 mês atrás - 12 anos 1 mês atrás #41871 por Dennis FM
Respondido por Dennis FM no tópico Brahma de Agudos SP
"E nem me fale quanto a fazer comentários politicamente incorretos! Já imaginou não poder mais dizer que esse povinho inseguro tem é pau pequeno e tá sempre reclamando de todo forista novo que se manifesta? Credo, eu que não ia querer participar de um fórum assim. Ainda bem que aqui tem espaço pra ironia."
kkkkkkk boa...
Ultima edição: 12 anos 1 mês atrás por Dennis FM.
Mais
12 anos 1 mês atrás #41873 por Thiago CS
Respondido por Thiago CS no tópico Brahma de Agudos SP
Não haverá Brahma de Agudos em promoção na Beer 4 u na Black Friday? Que pena :(
Mais
12 anos 1 mês atrás #41877 por Odimi Toge
Respondido por Odimi Toge no tópico Brahma de Agudos SP
Acho engraçado quem ainda insiste que a água não faz diferença numa cerveja. Qualquer pessoa que estudar um pouquinho de "teoria da cerveja" logo verá que a água influencia sim. O que não influencia é o fato de a cerveja ser de Agudos, uma vez que a água que eles usam lá não é alguma água especial da "Fonte de Agudos" e sim a mesma água cervejeira preparada em todas as outras fábricas da Ambev. Agora imagine se cada Ambev fizesse sua cerveja com a água do rio local: aí sim teríamos mudanças de água pra água. Não é o caso.

Por exemplo, uma água de torneira não é propria para fabricação de cerveja, devido ao cloro adicionada pelas empresas de tratamento, o que prejudica o processo de fermentação. Enfim, cada receita de estilo fica melhor se preparada com água de determinadas características. Características estas que podem ser reproduzidas em qualquer lugar do mundo, desde que a água seja devidamente preparada de modo a tornar-se "cervejeira".
Tempo para a criação da página:0.445 segundos