Mesmo sem tomar nada 6ª e Sábado, não posso reclamar do meu feriado
Burgman Saravá: no Untappd é RIS, mas faltou álcool e corpo para uma russian (para a Burgman ela é só imperial). A cerveja é muito boa, cheia de notas de baunilha, café e chocolate amargo da torra, além de toques de madeira e bourbon do barril. Esse acréscimo ficou bastante sutil, coisa que me agradou. Infelizmente o CxB é ruim, 40 paus / 500 ml. Se aparecer em promoção, recomendo!
Hijos de Rivera 1906 Black Coupage: black lager sem graça, mas serviu bem para abrir o dia. Não é uma cerveja que desafia ninguém.
Lohn Quad: quadruppel com caldo de cana; foi muito elogiada no Degusta 2015, mas achei ela quase fora do estilo, pra mim é uma tripel turbinada. Fizeram um excelente trabalho encaixando os 14% de álcool, ela não parece tão forte. MAS coloração, corpo e sabor me disseram "tripel!". Mesmo assim, gostei muito de tomá-la e repetirei a dose se encontrar num preço legal (abaixo de $20).
Lohn Quad Wood Aged: versão envelhecida em barril de amburana; outra cerveja que o pessoal amou no Degusta, essa foi desagradável terminar a garrafa. Usaram um barril novo, então várias características de madeira nova passaram para a breja. Vi gente descrevendo como "aroma/sabor de marcenaria, madeira nova" e concordo, essa parte é muito interessante. Meu problema é que junto veio um caráter fenólico muito alto, excessivo, que lembrou removedor de tinta (Thinner) e outros solventes orgânicos.
Young's Double Chocolate Stout: sempre entrega o que promete, como a Punk IPA da Brewdog.
Basement Catarina Vintage Ale: a maior treta do feriadão, minha experiência acompanhou muitos relatos que vi online. Ela deveria ser uma old ale, mas quando abri a garrafa dei de cara com uma cerveja de perfil totalmente selvagem! Suas principais características foram a carbonatação agressiva e aroma/sabor acéticos e amadeirados, sobrou um pouquinho de sabor de malte lá no final do gole, se você conseguisse ultrapassar a acidez dela. Deixou de ser old ale e virou uma baita sour, isso sim! Deixei meia hora na taça para o gás aliviar um pouco, o que a fez melhorar. Mesmo assim, foi muito difícil o paladar ir além da madeira, da cachaça do barril e do vinagre.
Eu não sei se erraram no barril, no uso daquela rolha artificial MALDITA ou se a proposta inicial da cervejaria era mesmo essa. Sugeri a mudança dela de Old Ale para Sour Ale no Untappd. Se você está atrás de uma Old Ale, FUJA DELA. Se quer provar a selvageria que ela virou, fica interessante ($23 / 400 ml).
Leffe Radieuse: minha titular do estilo, sempre que possível tomo antes de provar uma BSDA nova para ajustar os ponteiros
Waterloo Strong Dark: BSDA redondíssima. Corpo bem cheio, doce e maltada na medida. Bem aromática, pouco alcoólica e gasosa (prefiro). Compensa repetir!
Finalmente...
Brooklyn Monster Ale Barleywine 2012: a estrela do meu feriado! É disparado a melhor barleywine que tomei até hoje, os 3 anos de guarda a deixaram perfeita. Não adquiriu características de envelhecimento, mas o que sobrou do lúpulo original (American Willamette, Cascade e Fuggle) arredondou os maltes de um jeito incrível, "conjunto" é o que definiu ela para mim. Aroma, visual, sabor totalmente encaixados, o álcool (10,1 %) sumiu no paladar, mas cada gole te esquenta um pouco. Tenho outras aqui, vai ser difícil esperar virar outro ano para tomar outra. Maravilhosa