Estava dando tratos à bola, pensando se o Marcussi estava a par dessa discussão aqui e eis que surge esse post épico dele. Bom, valeu a espera, só posso dizer CLAP CLAP CLAP! Parabéns pela ótima análise do mercado nacional de cerveja artesanal/especial/importada, right on the money!
Quando lançaram a São Sebá, umas das poucas cervejas a respeito da qual aparentemente todos aqui concordaram ter preço absurdo, eu propus que todos aqueles que achassem que o preço era absusivo não a adquirissem, pois apenas reclamar do preço não adianta e não muda nada. Não sei quantos efetivamente deixaram de comprá-la, mas acredito terem sido poucos. Eu sei que reclamo bastante (e não só de preços), é fato, mas procuro manter ao menos uma postura coerente com o que digo, tecla em que vive batendo o confrade Renato. Não comprei a São Sebá e nunca comprei nenhuma cerveja que custasse acima dos 25 euros que eu paguei na Blauw 2001 que bebi no Delirium Cafe, esse é o meu teto pra cervejas, não pq eu não possa comprar uma cerveja que custe mais do que isto, eu posso, mas simplesmente me recuso a fazê-lo e ao comprá-las ficar alimentando a especulação e a escalada cresecnte de preços do mercado. Por isso que até hj não comprei a Lust; a Prestige eu só tomei pq ganhei de presente de niver do Marcussi, que a achou numa promoção fabulosa por menos de 30 paus; a Malheur Brut que tomei no final do ano eu ganhei da Mamãe bebidas; a DeuS bebi na Bélgica; a Malheur Dark Brut morro de vontade de provar e a Wäls Brut idem; a Ola Dubh 40 só tenho pq ganhei de presente do pessoal do BB e assim por diante com todas as cervejas caras (que custam mais de 50 reais, antes que me perguntem o que eu chamo de caro).
O que eu noto é que o pessoal reclama do preços, mas continua comprando, o que sinaliza ao mercado que o preço praticado é aceito pelo consumidor, mesmo que a contragosto, daí com certeza os preços nunca vão abaixar, mesmo se um dia os impostos e as taxas de importação (algozes sempre levantados aqui) caiam ou que o mercado de cervejas especiais cresça muito, o que efetivamente vem acontecendo.
Mas plus ultra, uma situação mais alarmente ainda, a meu ver, é aquela das pessoas que nem sequer reclamam mais e aceitam resignadamente o preço das cervejas, qualquer que seja ele, afinal esse é o "custo Brasil" e ainda acham que quem reclama é inconveniente e exasperante. Desse jeito, aí é que as biére brut nacionais custarão sempre em torno de 100 paus, as cervejarias artesanais continuarão lançando uma breja especial que custa de 50 pratas pra cima e tudo que é cerveja importada chegará aqui custando no mínimo 5 vezes o seu valor original, isso quando não chega a 10 vezes, caso da DeuS em alguns estabelecimentos.