Não se pode tratar a Ithaca como uma cerveja "a mais" da Colorado. É uma cerveja diferenciada dentro do portfólio de cervejas Colorado (pelo menos por enquanto, até lançarem uma versão que não use maltes nobres, não venha em caixinha de madeira e sem cera de vela holandesa(?)). Por isso, é uma cerveja mais cara que o resto das Colroados. Quem estava esperando por um preço parecido com as demais desta cervejaria, foi muito ingênuo.
Eu acho uma cerveja cara SIM. Ainda bem que a minha Vintage Black Rapadura eu ganhei no 3o. Encontro do Brejas. Se eu não tivesse ganho, eu compraria a Ithaca a R$50. Mesmo achando que é uma cerveja cara.
O negócio é: vale o preço? É uma cerveja que vale pagar caro por ela? Aí, vai de cada um. Eu sou da opinião que há certas coisas que valem a pena pagar mais caro (para mim é cerveja, para outros pode ser carros, oculos de sol, roupa de marca, tênis, serviços, comidas, etc.). Já paguei R$75 por uma pequena dose de Samuel Adams Utopias, já paguei pelas Ola Dubh, já paguei por Chimays, Rocheforts, Lusts, Thomas Hardys, Malheurs, Deliriums, Gouden Carolus, etc., etc. Todas cervejas caras à beça, todas valeram a pena, paguei com um sorriso no rosto e até hoje não me arrependo. Mas eu nunca pagaria R$400 num jantar no Antiquarius, por exemplo. E é um restaurante que ta sempre cheio.
Por isso, entendo que há pessoas que acham que uma cerveja não vale isso tudo. Mas para mim vale. Tenho um conhecido que certa vez pagou R$800 por um óculos de sol. Para mim isso é um absurdo! Ele, em contrapartida, estava felizão com mais um óculos de sol na sua coleção.
Agora, falando também como designer que sou há 11 anos, o rotulo desta cerveja realmente não me agradou tanto. Achei simplão, apagado, sem muito apelo visual. Não estou falando mal do designer, longe de mim fazer isso, mas simplesmente não me agradou (frisando, não ME agradou... a MIM, hehe). MAS, aos companheiros designers deste forum (Guima, Pedro, mais alguém?), nós como designers sabemos muito bem que muitas coisas que fazemos que para nós estão espetaculares, para o cliente são uma porcaria e ele vai te pedir mudar um detalhe que para vc vai estragar o conceito inteiro do seu design. E muitas coisas que fazemos meio na correria ou meio com falta de inspiração, o cliente acha o máximo. Muitas vezes o cliente vai te pedir "aquela cor" horrível que não combina com nada e não adianta vc explicar que é horrível, ele vai querer mesmo assim. Vocês, designers, sabem que mesmo existindo regras, padrões, normas, etc. o design é muito subjetivo e para quem olha sem treinamento de design, vai estar "bonito ou feio" e nada além disso. Então, muitas vezes o que acaba valendo mesmo é a opinião do cliente. Se para ele ta bonito: OTIMO, se ta feio: nós tentamos deixar bonito. Muitas vezes eu entreguei trabalhos que eu achava ruins só para ser pago de uma maldita vez, pois o cliente gostava das coisas que eu (pelas normas e padrões que me foram ensinadas e que aprendi na marra trampando como designer) considerava ruins e não adiantava eu explicar. Então, se o rotulo para alguém ta "feio", para o Marcelo funcionou e ele aceitou de boa e pagou o perço de designer e nesse caso o designer não tem mais trabalho a fazer.
Eu simplesmente acho que, mesmo tendo o direito de reclamar quando não gostamos de alguma coisa, o tom das críticas por vezes foi elevado além da conta, sem necessidade nenhuma. Vai ter gente que vai comprar a R$50, e muitas vezes vi que a crítica ia meio que dirigida ao "idiota que compraria um negócio desses". Isso também eu vejo como elitismo.