vamos la:
Escutar que consumidor não quer saber de caixa, rotulo, materia prima e etc...É BEM TRISTE, ainda mais nesse meio. Um brinde as lagers comerciais entao!!!!!
Para mim, temos obrigação de entender a história por tras de tudo aqui que se valoriza, ainda mais cervejas desta magnitude.
convido a todos a conhecerem mais a fundo as fábricas (cujos donos fazem questao de manter abertas ao consumidor), processos, IMPOSTOS, materia prima, custos em geral. Convindo a todos a irem mais nas missas da Acerva, eventos cervejeiros e etc, tenho certeza que apos isso , mudaram a visão.
Tb não posso comprar uma FERRARI porém admiro a engenharia por de tras dela e o conceito, que a valorizam. Pensem nisso, abram horizontes.
Já que preço é o que manda...vamos a um exerciciozinho aqui de homebrewer, me permitam fazer uma receita de 20L, da agua a garrafa (Alexandre me corriga).
Vamos lá
Ithaca Genérica
Volume final 20L
Volume gasto de agua , so brassagem, 45L (R$ 20,00)
Gas (8 horas de brassagem)= R$ 5,00
Maltes:
8 kg Pale Ale Muntons (R$200,00)
1 kg Chocolate Muntons (R$ 25,00)
Rapadurinha (R$ 5,00)
Lupulos para uns 50 IBU
40g admiral (R$ 15,5)
100 fuggles (R$ 38,75)
Fermento
Um legítmo inglês (uns R$ 10,00)
Custos com limpeza, sanitização, eletricidade para fermentação e maturação prolongada + estocagem(subestimando R$ 400,00, trocador de calor funcionando 24hr por meses)
Até agora temos : R$ 720
Soma-se aqui: custo funcionário, custo de marca, custo de engarrafamento) 40%.
Total: R$ 287.
Custo marketing, detalhes de garrafas) .=20%
Total = R$ 144
Custo burocracia + impostos = 30% (do valor ate aqui)
Total = R$ 345
TOTAL GERAL = R$ ~ 44,00 A GARRAFA.