Confrades,
Como sabem evito sempre que posso comentar nesse espaço. É o preço por ser o moderador. Gostaria muito de participar mais, mas nesse "cargo" entendo que quanto menos eu falar, melhor será para a evolução democrática dos debates.
Todavia, venho notando uma tendência bem chata. TUDO, absolutamente TODAS as discussões de praticamente TODOS os tópicos, descamba para o preço.
Eu também quero ter uma Ferrari. É cara a Ferrari? É. Posso tê-la? NÃO! Vou fazer o quê? Ficar reclamando por que o preço não me agrada? Lançar, levianamente, sem saber nada sobre mecânica ou sobre carros em geral, que ela "não vale o preço"?
Eu acho que está na hora de evoluirmos para uma discussão mais adulta e crítica do movimento cervejeiro. Passa pela questão preço? Claro!
Mas uma cervejaria como a Colorado, que possui em seu portfolio algumas das melhores e mais premiadas cervejas do mundo, A PREÇOS PRA LÁ DE ACESSÍVEIS, não pode ser atacada dessa maneira porque resolveu fazer UMA cerveja que julga ser mais cara!
Quem quer beber Colorado "baratinho", beba Appia, Cauim, Indica ou Demoiselle! Quer beber algo mais elaborado? Pague o preço da Ithaca! Não concordo de jeito nenhum com esse chororô, ainda mais quando não se conhece a fundo a formação de preços do produto!
NINGUÉM reclama de pagar 75 reais pra tomar 25 MILILITROS da Sam Adams Utopias! EU não reclamo. É O PREÇO, oras! Quem entende é o fabricante, e QUEM REGULA É O MERCADO! Vai SEMPRE existir cerveja barata e cerveja cara, assim é a vida. Como nos vinhos ou qualquer outro bem de consumo! Querer que TODAS as cervejas, a qualquer tempo e situação, sejam baratas, é desconhecer esse mercado.
Cultura cervejeira é, também, entender de cerveja o suficiente pra saber o custo-benefício de um produto. E, PRA MIM, a Ithaca tá DE GRAÇA, pelo que ela é. MINHA OPINIÃO.
E opinião de muitos também! Tenho aqui ainda no Bar Brejas as últimas unidades da Vintage Black Rapadura, e daqui a pouco acaba. Ninguém voltou aqui reclamando que a cerveja era ruim, que não valia o preço...
Desculpem-me se fui rude, estou hoje num dia meio "Alborghetti". Mas não consigo ficar calado quando vejo algum assunto descambando por falta de conhecimento. Não entendam com isso que eu estou me colocando na posição de "eu sei mais do que vocês". Nem a pau, e quem me conhece sabe que não assumo essa postura, até porque somos todos aprendizes.
Mas, antes de atacar, procurem saber mais sobre o movimento cervejeiro. Procurem saber como se faz cada cerveja, seus insumos, de onde vieram, se são nobres, o método de fabricação. Atacar por atacar é fácil.
Bom, essa é a MINHA OPINIÃO, tomem-na não como a do owner, mas como a de qualquer debatedor deste Fórum.
Temperança!