Caros Entusiastas da boa cerveja
Vou falar aqui como cervejeiro caseiro, e quem o for aqui, tenho certeza que me entenderá.
A maioria dos ingredientes da Ithaca (malte e lúpulo) é da caríssima Muntons. Quem já usou o malte deles sabe que é verdade. E mais, o processo inteiro da Black Rapadura começou ha dois anos atrás, quando a balança cambial não estava nada nada favorável a nos.
E mais, não consigo nem enumerar quantas vezes o Marcelo teve de ir a Brasilia/Sampa para tentar liberar a venda dela no MAPA. Custos com advogados e etc. E mais, depois de liberado tiveram que mudar o rotulo. So que o rótulo da Vintage já estava pronto. Mais dinheiro para rodar tudo de novo e para elaborar um novo ( sabem quanto custa o designer do Randy Mosher?).
Acreditem, o lucro por garrafa deve ser muito próximo a de uma Indica, para este lote.
Não acho correto vir com pedras e foices numa das cervejarias que é o pilar deste movimento cervejeiro brasileiro. Aqui mesmo já aconteceu com a Bamberg.
Vamos ter um pouco mais de cautela e tentar entender o que há por trás. Eu falo isso pq conheço profundamente todas as cervejarias que estão alinhadas em pensamento com anossa filosofia na Acerva.
Vou deixar aqui a resposta do próprio Marcelo quando foi questionado sobre o valor em nossa lista na Acerva Paulista:
Antes de mais nada gostaria de agradecer o tom da crítica , bem educada e construtiva, dá gosto responder uma pessoa esclarecida e tenho certeza que voce entenderá bem nosso argumento , pois como está descrito no nosso site respeitamos muito quem respeita cerveja e vê-se que voce è um dos nossos.
Vou nas próximas linhas tentar justificar a razão deste preço relativamente alto e espero poder esclarecer a voce e a toda comunidade de cervejeiros caseiros, nossa batalha para continuarmos pequenos e independentes e os percalços que encontramos pelo caminho.
Começamos a fazer esta cerveja a cerca de dois anos atrás , era nossa intenç?o fazer uma s?rie de cervejas de guarda , a cada ano com uma receita diferente (muito como faz a britanica Fullers com a sua Vintage) agregando sempre que possível ingredientes regionais, como é sabidamente a nossa filosofia.Para tanto, tendo escolhido o estilo Imperial Stout , procuramos achar um perfil de maltes adequado a receita e contando com a colaboração do Iron da Brasil Ways compramos uma partida de lúpulos e maltes ingleses da Muttons, entre os quais o nada barato e difícil de achar Maris Otter.
Ora, voce deve se lembrar da quebra de safra mundial que ocorreu um pouco antes desta época ,tanto com o malte quanto com o lúpulo , os preços enlouqueceram literalmente e foi justamente esta safra que pagamos em libras com um cambio nada favorável .Foram tempos difíceis para todas as pequenas cervejarias não só no Brasil como no mundo todo.
Mas se fosse só este o nosso problema estaria contente.
Abraços
Marcelo Carneiro da Rocha
Diretor Geral
Cervejaria Colorado