Meu, essa discussão foi longe, hein? Não tenho tempo nem paciência pra responder tudo, mas tenho que pitacar!

Pedro, concordo com vc! FD a quase 40 paus no fucking way! Pra mim não é nem questão se vai ter mercado, quem vai comprar, whatever, é algo mais primordial: a questão é que essa mesma breja é encontrada em outros lugares à quase metade do preço, então não dá pra não se indignar com esse preço extorsivo e essa margem de lucro não menos que obscena!
Mesma coisa a DeuS: mesmo quando em mega promoção no Makro fica em torno dos 100 paus, na Bélgica vc compra por menos de 20 euros e aqui nos bares e empórios fica na faixa alarmante dos 200 reais!

A questão é: não importa o quanto ela é boa, ela simplesmente não vale o preço que é cobrado aqui, por melhor que seja; ouso dizer que nenhuma cerveja vale isso. Parece o caso da Urquell, a melhor pilsner do mundo, so they say; mesmo que seja, não valia os 45 paus. Como uma coisa que custa nem 4 euros na República Tcheca pode "valer" 45 reais aqui???
A tempo: não é pq tem gente que paga o preço absurdo exigido em algumas brejas, que elas valem aquilo; o preço cobrado por algo e o valor desse algo são coisas beeeeem diferentes, o capitalismo que tenta desesperadamente equiparar as duas coisas, alegando que se o preço X foi pago por Y é pq Y vale efetivamente X, mas não é bem assim...
Como bem disse o Pedro, precisamos parar de sacralizar as boas brejas, afinal de contas, por melhores que sejam, são apenas isso: brejas, e que nos seus países de origem, na maioria dos casos, giram em torno de 5 euros; lá ninguém acha que mesmo as trapistas podem se dar ao luxo de custar na casa dos 30 reais a long-neck...