Tom Adamenas escreveu:...Márcio, você diz que nenhum preço se sustenta sem mercado. Concordo plenamente com essa colocação. Perfeita. Mas acontece que o mercado somos nós e, cá estamos (mesmo com opiniões divergentes, este fórum é um catalizador), defendendo esse lógica. Não considero em nada natural um sujeito aceitar um abuso como este. ...
Tom, vc concorda, perfeito, mas, tem sempre um "mas".
"O mercado somos nós". Certo. Aí reside sua força, na demanda, no consumo. O protesto válido é o boicote, o não-consumo.
Deitar falação, esbravejar, e bradar impropérios ajudam a descarregar a indignação. O efeito prático, se algum, é pequeno, embora seja excelente pra animar o Fórum e mesa de buteco.
Já cantava Toquinho a sabedoria etílica de Vinícius:
Aos sábados em casa tomo um porre
E sonho soluções fenomenais
Mas quando o sono vem e a noite morre
O dia conta histórias sempre iguais
Cerveja boa é pra quem quer. Existem milhares de opções, todos os preços. Cada um decide quanto pagar e em que condições. E quem vende decide o mesmo.
Há pessoas com visões diferentes. Há mais complexidade em um comércio do que pode parecer superficialmente. Por isso acredito que o mérito da questão esteja no consumidor e não no fornecedor.
Eu particularmente me abstive de consumir cervejas que me interessam (pra citar algumas, Colorado Vintage, Urquell e Deus) porque na minha visão faltava equilíbrio entre preço e benefício. Não compro, pronto. Mas respeito quem compra e quem vende; não acho que quem compra é um endinherado fútil ou quem vende um pilantra ganancioso; essa seria uma visão leviana. Aliás, fico feliz que continuem sendo oferecidas de modo que eu possa a qualquer momento mudar de idéia e ter a possibilidade de consumí-las se assim desejar.
Não acho que a oferta de cerveja deva acompanhar meu desejo, bolso ou prioridade, mas sei que certamente será regulada pelos desejo, bolso ou prioridade da maioria. As vezes estou junto com a maioria, as vezes não. Neste caso - até parece que não depois de tudo que ouvi aqui - estou com aqueles que se recusariam a pagar os R$ 40 numa FD se visitasse o Alfarrabi. Mas não tenho a pretensão de ser absoluto, nem a arrogância de achar que quem pensa diferente, se houver alguém, seja um imbecil e por fim, não ouso classificar de abusivo, extorsivo, obsceno e absurdo (pra usar alguns dos adjetivos dos confrades) um preço cuja composição e estratégia desconheço.
O que alguns de vcs disseram, eu escuto com frequência - igualzinho - diante das gôndolas de cerveja especial no supermercado, gente indignada perguntando-se que louco ou endinherado paga R$10, R$ 20, R$ 30 em uma cerveja com tantas opções "excelentes" a R$ 2, R$ 3. A mesmíssima coisa é escutada diante do preço das artesanais caseiras "por esse preço eu compro importada...!" E por aí vai. Por isso tudo recomendo cautela nesse tipo de avaliação. Não defendo a usura ou o capitalismo ou seja lá o que for; defendo a coerência e sobretudo, justiça.
.