Márcio, eu deveria, mas não vou me ofender com a sua colocação pois, de fato, este fórum pra mim tem um significado muito mais de "mesa de boteco", apesar da confessa carga de conhecimento que consegui obter aqui e em outros sites e blogs internet afora, inclusive o teu. Se tenho alguma pretensão prática mínima com as posições que exponho aqui, tomo elas pro meu dia-a-dia, não para o mundo virtual. Pra mim, este é um espaço de bate-papo mais tranquilo, onde não preciso, não pretendo e nem sei se conseguiria convencer alguém de meu ponto de vista político, o que não significa, de modo algum, que eu não consiga discernir isso da práxis necessária que me cabe.
O que eu não consigo, de forma alguma, é propor que as pessoas simplesmente acatem ao que está aí. Pontuar que "quem quer pagar, pague, quem não, não pague", pra mim, é insuficiente. Acredito que o objetivo de muitos aqui é o de divulgar e contribuir com a cultura cervejeira neste país. Fazemos isso com amigos, com familiares, com comentários ou propostas indiretas para alguns conhecidos, mas é um universo limitado, muitas vezes economicamente equiparado ao nosso. O Alexandre, o Mauro e tantos outros aqui já colocaram a situação delicada que é o comprometimento financeiro mensal a que nos sujeitamos para poder conhecer novos rótulos e mesmo novos bares. Mensalmente meu gasto com cerveja quase se equipara ao meu gasto com o aluguel que pago na minha república e, se pudesse, muito provavelmente que gastaria mais. É possível inclusive, que esse meu ponto de vista (e na oposição, a mesma coisa, mas não posso e nem tenho o direito de afirmar isso) seja alimentado pela minha "falta de grana", mas isso não invalida o argumento, pois é a situação posta.
Quando nos recusamos (eu, você e a maioria daqui) a pagar 40 reais numa long neck que está, evidentemente, superfaturada, estamos de fato nos juntando a maioria, só que o erro está em achar que é esta maioria que irá precificar esse mercado específico. Quem vai jogar os preços destas cervejas lá pra cima, ou o contrário, é uma minoria, ou estou sendo tolo em achar que a maioria das pessoas que bebe cerveja não está disposta a pagar 150 reais numa DeuS, até mesmo 12 numa Holandia e 16 numa Wäls?
Continuo seguro de que me contentar com a existente, porém limitada, boa carta de cervejas em conta que encontramos nos supermercados (Eisenbahn, Kaiser Gold e Bock, Heineken, Bamberg etc) seja insuficiente pra alicerçar uma cultura cervejeira realmente democrática. Beber bem, variada e despretenciosamente é um direito de todos. E continuo, do mesmo modo, acreditando que não é normalizando/naturalizando (aceitar, num limite prático, é isso) essa realidade, que iremos contribuir com esse esforço de tanta gente. Vou falar mal, adjetivar e esbravejar, de maneira pouco polida, de algumas posições que me coloco contra? Claro que vou! Este é o espaço para, além de outras coisas, fazer isso. Não tenho a intenção de fazer disso um artigo para públicar numa revista ciêntifica, e é por isso que gosto! Me considero trocando idéia aqui de igual pra igual com você e com os outros confrades, mesmo na completa, ou parcial, ou semi, ou um pouco menos, ou um pouco mais, ou qualquer coisa, oposição.
Um brinde à esta mesa!