Cachorros Voando Bem Longe de Mim

Mais
15 anos 7 meses atrás - 15 anos 7 meses atrás #12734 por Tom Adamenas
Mea verdade, desculpe falar. Em Londres, Flying Dog sai a £1,62, ou seja, US$2,32, sendo que lá (EUA) o pint de Budweiser sai, em média, a US$2,50 (pintprice.com).

Num Carrefour argentino, um amigo pagou menos de US$3,00 numa Samuel Smith's. Quanto será que ela custaria aqui?

Mesmo pensando o nosso mercado: Birra Moreti tá saindo uns R$5,00, enquanto a Hoegaarden sai uns R$4,00. Comparando qualidade, como ficamos?
Ultima edição: 15 anos 7 meses atrás por Tom Adamenas.
Mais
15 anos 7 meses atrás #12738 por tiago lucas
Estou com os muitos que não se viam muito inclinados a participar desta discussão, mas vou fazer alguns comentários breves:

1- O argumento de que os altos preços são provinentes somente de um mercado conduzido pela "lógica da ostentação", não me convence por completo (isto a despeito da exposição do Marcussi que foi excelente neste sentido). Me parece que neste "mercado de luxo" que se criou para as cervejas especiais estão muitos mais imbricados os indivíduos que possuem um interesse honesto por cerveja do que nós estamos inclinados a admitir. Temos certa tendência em "responsabilizar" o público "descolado" e ignorante em relação a cervejas, mas não acho que seja, de todo, por aí. Cursos, degustações, revistas e livros (nada disto, evidentemente, para público de baixa renda), ficam como exemplo de que neste "mercado de luxo" estamos "nós" também.

2- Márcio, se a "justiça" é aquilo que conduz nossas posturas diante do mundo, pouco importa se o efeito prático destas posturas serão imensos ou nenhum. Como disse Kant, o que importa "é o céu estrelado acima de minha cabeça e a lei moral em mim".

Tom, encontrei a Birra Moretti por 3,50 aqui...nem isto vale hehe
Mais
15 anos 7 meses atrás #12758 por Renato .
CARACAS

Muitos postes e muita coisa escrita

PARA ESSES MOMENTOS EU CHAMO UMA DUPLA CERTANEJA
Mais
15 anos 7 meses atrás - 15 anos 7 meses atrás #12760 por Alexandre Almeida Marcussi
tiago lucas escreveu:

neste "mercado de luxo" estamos "nós" também.

Me inclua nessa também, Tiago! Foi isso que eu insinuei na minha mensagem e vc disse sem meias-palavras. Em grande medida, nós mesmos estamos adotando essa postura de beber status e ostentar um "catálogo de degustações", não importa o quanto nos interessemos por cerveja "genuinamente" (afinal, o que isso quer dizer?). Despertar do "canto da sereia" serve para mim também, em muitos sentidos - e talvez para outras pessoas aqui da mesma forma.

Não estou dizendo que a lógica da ostentação só é praticada pelos ignorantes endinheirados. Esse é um estereótipo e, como a maior parte dos estereótipos, nem sempre representa de forma muito fiel a realidade. Na real, interesse genuíno e o encanto do mercado de luxo, da diferenciação, da exclusividade, se mesclam de formas que é difícil diferenciar. Afinal, a própria exclusividade, na nossa cultura individualista, também gera uma espécie de encanto ou fascínio do qual ninguém está a salvo. Não quero ser hipócrita e dizer que sou impermeável à ideologia e ao fetiche. Só estamos (eu e outros aqui) chamando a atenção para o quanto esse fascínio, por mais genuíno que seja, pode ser perverso.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Ultima edição: 15 anos 7 meses atrás por Alexandre Almeida Marcussi.
Mais
15 anos 7 meses atrás - 15 anos 7 meses atrás #12766 por Milu Lessa
Alexandre Marcussi escreveu:

Mas, mesmo nas nacionais, existe precificação para constituir mercados de luxo. Citei o caso da Lust Prestige, mas poderia citar a Wäls, cujo preço da linha especial subiu quase 100% em menos de um ano, equiparando-se ao preço das importadas do mesmo estilo. Alguém diria que essas cervejarias estão com uma estratégia equivocada ou que não estão sabendo ouvir o mercado?

É mais ou menos isso que eu quis colocar. Alguém aí vai ter a coragem de dizer que os custos de produção da linha especial da Wäls subiram tb os quase 100% que seus preços subiram? O valor das cervejas da Wäls, sua qualidade, enfim, continua a mesma, é a mesma cerveja de um ano atrás, mas os preços dispararam. Não sei nem preciso saber minúcias da composição de seu preço para inferir que isso foi uma bela de uma estratégica mercadológica, que aumentou e muito a margem de lucro da Wäls, pois o mercado engoliu. Eu fico estupefata com esse tipo de coisa, acho absurdo, mas parece que tem gente que acha normal ou natural. Que nem quando a gente vai no mercado e pega o mesmo produto do mês passado, marcando 30% de redução no peso e o preço continua o mesmo. Olha, em termos de mercado pode até ser normal, natural, mas moralmente não creio que seja, tampouco que deve ou deveria ser... Bom, silly me, pq se vc pode cobrar muito mais pelo mesmo produto e continuar vendendo, p q diabos vc iria cobrar o mesmo preço de antes, ou mesmo aquilo que o caro confrade Guima chama de "preços honestos"?
Ultima edição: 15 anos 7 meses atrás por Milu Lessa.
Mais
15 anos 7 meses atrás #12778 por Marcio Rossi
Milu Lessa escreveu:

...se vc pode cobrar muito mais pelo mesmo produto e continuar vendendo, p q diabos vc iria cobrar o mesmo preço de antes...?

Boa pergunta.
Tempo para a criação da página:0.436 segundos