Pedro Fraga escreveu:...E se eu, consumidor de cervejas especiais, não sou o público alvo de uma cerveja especial, tem algo bem errado no perfil que eles estão traçando. O público alvo pode ser "endinheirado que paga qualquer preço por qualquer coisa", aí são outros 500 mesmo.
Tanto mercado quanto público de cervejas especiais são imensamente diversificados e há nichos e nichos dentro desse mercado.
O Alfarabi não é uma casa de cerveja especiais, mas um misto de livraria sebo, bar e restaurante, é certo que a oferta de cerveja especiais vem a compor um portfólio de serviços que vão além do "cerveja especial pra consumidor de cerveja especial"; essa seria uma simplificação pífia.
O consumo, já comentado em outros tópicos, envolve uma combinação de atrativos, no caso da cerveja tem ambiente, gastronomia, serviços, etc. E a estratégia do local é traçada definindo em que aspectos se diferenciará e, dentro de uma variedade de públicos alvo, qual será priorizado, qual ficará interessado e qual será excluído.
Em contra-partida, o público decidirá premiar ou não a casa com seu consumo conforme seus critérios. E muitas vezes o público muda a estratégia do negócio. Aqui em BH temos o Frei Tuck que começou mirando em um setor e terminou migrando para tornar-se uma casa fundamentalmente dedicada à cerveja.
Vc decidiu que não vai ao Alfarabi tomar Flying Dog. Ótimo.Há muitos como vc, eu inclusive. É provável que sejam bem poucos os que vão até para tomar FD, até porque nem havia essa cerveja lá até outro dia e a casa funciona há anos no local. Da mesma forma, é provável que entre os frequentadores haja pessoas dispostas a experimentar ali uma Flying Dog, enquanto passeia entre livros ou aprecia a culinária, o que validaria a estratégia. O mercado, com tempo, dá sua resposta implacável.