O meio cervejeiro é "machista"?

Mais
10 anos 1 semana atrás #58817 por André Rodrigues

Fernando Passos escreveu:

André Rodrigues escreveu:

Fernando Passos escreveu: Homens brancos, de acordo com o IBGE somam 23% da população brasileira, se considerarmos só os de bom nível econômico penso que não passem de 10%, em que mundo isso é uma maioria?

Fernando,
O conceito de "minorias" nesse caso, não necessariamente envolve quantidade de membros. Normalmente ele se refere-se ao "domínio" que esse grupo detêm sobre uma sociedade. Se você pegar as principais esferas de poder da sociedade (empresários, políticos, banqueiros, autoridades acadêmicas e muitas outras) ai você vai ver que esse perfil é "maioria".
Como esse grupo é quem "define as regras" da sociedade muitas vezes os outros grupos ficam marginalizados em suas demandas e necessidades. É nesse contexto que negros e mulheres, por exemplo, são chamados de minorias.

Abraços,

André, este é uma das estratégias mais velhas do movimento revolucionário: dar a uma palavra de ordem o sentido mais vago e mutável possível para que posse ser brandido como argumento em qualquer discussão, contra qualquer adversário.

Nem de longe me convence.

Abraço

A mim, essa definição de minorias não me parece um sentido "vago". Aliás, vejo como bastante clara essa definição.

Abraços.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Milu Lessa
Mais
10 anos 1 semana atrás #58818 por Gabriel Rogel

Alexandre Almeida Marcussi escreveu: E, como eu expus, acho que as críticas eram pertinentes. Não ouvi, até agora, ninguém argumentando algo que invalidasse a crítica que eu expus aqui ao rótulo. Adoraria ouvir, mas tudo o que os opositores argumentaram é que "não tem nada disso" e ponto, sem mais demonstrações..

Marcussi, o termo Brazilian Wax se refere a uma técnica, originalmente brasileira, de depilação, é uma tecnica muito dolorosa, como a maioria das depilações (homens também podem fazer depilação). Como se pode ver no texto ao lado, em inglês, a nome faz referência ao extremo da técnica de depilação e o extremo da cerveja, de 10.5% vol alc.
É muito claro para mim que o nome veio com essa intenção, fazer uma analogia aos dois extremos.
O desenha, por acaso, é um simples bikini, não tem bunda nenhuma ali. Não achei a bunda no desenho, não achei o turismo sexual, não achei nada disso...

Abraço
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Mauricio Beltramelli
Mais
10 anos 1 semana atrás #58819 por Gustavo Guedes

Gabriel Rogel escreveu:

Alexandre Almeida Marcussi escreveu: E, como eu expus, acho que as críticas eram pertinentes. Não ouvi, até agora, ninguém argumentando algo que invalidasse a crítica que eu expus aqui ao rótulo. Adoraria ouvir, mas tudo o que os opositores argumentaram é que "não tem nada disso" e ponto, sem mais demonstrações..

Marcussi, o termo Brazilian Wax se refere a uma técnica, originalmente brasileira, de depilação, é uma tecnica muito dolorosa, como a maioria das depilações (homens também podem fazer depilação). Como se pode ver no texto ao lado, em inglês, a nome faz referência ao extremo da técnica de depilação e o extremo da cerveja, de 10.5% vol alc.
É muito claro para mim que o nome veio com essa intenção, fazer uma analogia aos dois extremos.
O desenha, por acaso, é um simples bikini, não tem bunda nenhuma ali. Não achei a bunda no desenho, não achei o turismo sexual, não achei nada disso...

Abraço

Por que carga d'aguas não colocaram um homem de sunga no rótulo então?

Cerveja = Felicidade Líquida.
felicidadeliquida.blogspot.com.br/
Mais
10 anos 1 semana atrás #58821 por Mauricio Beltramelli

Gabriel Rogel escreveu:

Abraço

Exatamente o que eu já expus!

Respeito as percepções de cada um. Respeito também a engenharia mental que fez com que o rótulo parecesse machista e opressor. Mas não consigo concordar.

Nesse prisma, fica complicado determinar o que seria uma "aspiração legítima" do movimento feminista. Basta ofender uma meia-dúzia que vira "legítimo"? Essa legitimação não deveria ser conferida por uma maioria numérica das pretensas "ofendidas" (no caso, as mulheres, não apenas as feministas)? Três ou quatro gritaram contra o rótulo e virou opinião pública?

Volto ao caso da Colorado Carambreja e sua história "feminina": Fica-se com o maior medo de divulgar qualquer homenagem às mulheres sob o risco de, de alguma forma, inadvertidamente, acabar ofendendo uma pequena parcela delas. Vai que alguém acha, no rótulo da cerveja, uma alusão escondida ao machismo opressor misógino...

Isso, é claro, não invalida um movimento justo. Mas continuo achando que há pessoas imaginando fantasmas e usando uma energia boa demais para combatê-los.
Mais
10 anos 1 semana atrás - 10 anos 1 semana atrás #58822 por Fernando Malheiros Dal Berto
Por Gustavo Guedes: Por que carga d'aguas não colocaram um homem de sunga no rótulo então?

Simples, rápido e perfeito!

Fernando MDB
Ultima edição: 10 anos 1 semana atrás por Fernando Malheiros Dal Berto. Razão: Não citei a resposta do Gustavo
Mais
10 anos 1 semana atrás #58823 por Fernando Malheiros Dal Berto

Mauricio Beltramelli escreveu: Volto ao caso da Colorado Carambreja e sua história "feminina": Fica-se com o maior medo de divulgar qualquer homenagem às mulheres sob o risco de, de alguma forma, inadvertidamente, acabar ofendendo uma pequena parcela delas. Vai que alguém acha, no rótulo da cerveja, uma alusão escondida ao machismo opressor misógino...

Isso me parece bem interessante Maurício, e creio seja bom mesmo que amargo. Pois se esse dilema todo é vivido pelo homens e empresas na hora de divulgar algo que toca no universo feminino, é porque não só os gritos surtiram efeito, mas um novo aprendizado se faz urgente. Eu não sei lidar bem com vários 'ismos', fui criado com desculpas pra muita coisa, sou homem e branco, não me agrada o espelho, mas acho que não deve haver volta, por isso coisas como esse WAX em rótulo de cerveja, no nosso contexto, é um machismo que não deve ser aceito. Lembro de um outro rótulo, que falava das mulheres negras e estereotipava tudo de forma que, para mim homem branco, era muito ofensiva, na verdade achei até bem burra a propaganda. (Achei a imagem e um artigo: www.diariodocentrodomundo.com.br/o-verda...-da-cerveja-devassa/ )

Fernando MDB
Tempo para a criação da página:0.532 segundos