- Postagens: 115
- Obrigados Recebidos: 5
Rodrigo Marson escreveu: Discussão sobre preço eh sempre complicada, principalmente pq acho q temos q olhar o "valor" e não o "preço", mas isso eh bem relativo, cada um pode enchergar um valor diferente para a mesma breja.
Particulamente, esses preços me incomodam um poko, passa a impressão de q lojas/importadoras (nao sei exatamente qem define esses preços) estão "se aproveitando" dos consumidores por alguns rotulos serem raros e desejados.
O maior exemplo pra mim atualmente são as De Molen, sou loko pra degusta-las, mas pagar R$89 numa garrafinha d 330ml eh fora d questão pra mim. Mais ainda por saber q la fora elas são vendidas por €5.
Acabei decidindo importar umas De Molen, e sairam por R$25 incluindo o frete. Muito melhor assim, a degustação fika ate mais prazerosa. Haha.
mauro ruellas escreveu: será que pensam que só pessoas da classe A degustam boas cervejas?
A De Molen Misto Bourbon calculei pela garrafa pequena mesmo. Esse era o preço do site, talvez estivesse mais caro no site que em outros lugares, mas esse é o preço que tava lá. Eu usei o site e não preços que sabia de cabeça pra ter uma fonte certa de cálculo, mas foi só pra dar uma ideia mesmo, uma aproximação grosseira.Alexandre Marcussi escreveu: Agora, tem alguns cálculos que estão meio estranhos aí: por exemplo, a De Molen Hel & Verdoemines Misto você calculou pelo preço da garrafa grande, sendo que a que veio ao Brasil é a pequena, que custa em torno de 5 euros na Holanda. Quase todas essas cervejas que estamos discutindo ficam na faixa dos 4-6 euros a long neck
Já sobre o frete realmente, o custo do frete é proporcionalmente menor em uma garrafa do mesmo peso e volume que seja mais cara. Por outro lado o custo do seguro é maior e tamanho da carga pode ser menor dependendo do tipo de importação feita, o que aumentaria o custo por garrafa. É difícil dizer isso com exatidão, talvez realmente o custo de frete por garrafa acabe menor, mas mesmo se fosse mantida uma proporção eu não me incomodaria.Alexandre Marcussi escreveu: Tem uma outra coisa a se considerar: enquanto alguns custos são proporcionais ao preço original da breja, outros são fixos. Por exemplo, os impostos ou o lucro serão proporcionais ao valor da cerveja importada, mas o frete e os custos administrativos não, já que não importa se a cerveja custa 1 ou 10 euros, o preço para trazê-la de navio é o mesmo.
Muita gente não sabe, mas tem muita gente que sabe mas acha que nada pode ser feito já que isso é totalmente culpa dos impostos e da má infraestrutura do Brasil ou mesmo que acaba aceitando pagar mais pela falta de opção e já que é "só uma vez" pra experimentar algo novo. Sendo que esse "só uma vez" é só praquela cerveja, mas são muitas cervejas diferentes...Alexandre Marcussi escreveu: Agora, o consumidor brasileiro não tem ideia de quanto essas coisas custam nos seus países de origem, então aceitam como natural o preço que lhes é dado no mercado nacional e não faz essas contas que estamos fazendo.
Alexandre Marcussi escreveu: Agora, tem duas discussões paralelas aqui: uma diz respeito à "justiça" (ou como quer que vocês queiram chamar) dos preços desses rótulos; outra discussão diferente diz respeito à emergência de um mercado para eles. Mesmo que os preços estejam inteiramente condizentes com o padrão do mercado, alguma coisa está mudando no Brasil e temos um mercado disposto e com condições de pagar R$ 100 numa long neck ou quase R$ 500 numa garrafona. Isso sinaliza uma mudança no mercado, independentemente se esse preço é coerente ou não. Acho que o mercado cervejeiro começou a se estruturar um pouco como o de vinhos: estão se criando patamares de preço diferenciados para consumidores diferentes. Algumas distorções existem, sem dúvida, mas é preciso reconhecer que estamos com uma maior diversidade também de rótulos acessíveis.
Paul K escreveu: É claro que isso já existe com outras bebidas, você falou dos vinhos, mas poderiamos falar das vodkas, whiskies etc. Mas vamos nos limitar a cervejas. Vai olhar os classificados aqui do fórum, tem gente pagando 250 reais numa DL por exemplo. Ou se você preferir 45-50 reais numa americana qualquer que lá se encontra em qualquer esquina por menos de 3 dólares.
Copyright ® 2007-2024 BREJAS - Todos os Direitos Reservados