- Postagens: 419
- Obrigados Recebidos: 93
Alexandre Marcussi escreveu: Dois comentários que foram feitos aqui ilustram bem alguns dos vícios do nosso mercado. Em primeiro lugar, a questão das namoradas que queriam cervejas acima de R$ 50 para o dia dos namorados. Isso é lindamente BRIC. Não quero saber o que eu estou comprando e consumindo, só quero mostrar que posso gastar mais do que X. Então vai lá, compra uma imperial IPA de R$ 80 para o jantar dos namorados, é um estilo super romântico que com certeza vai agradar todo mundo. Esplêndida cultura cervejeira essa nossa. O problema é que isso não incentiva o surgimento de um público apreciador de cerveja: é apenas um público que compra enquanto for moda para pagar de rico.
A segunda coisa é a questão das importações one-shot. Tenho falado sobre isso há muito tempo aqui. Acho que merecem aplauso estratégias de mercado como a da Brazil Ways, que foi a primeira a trazer cerveja americana para o Brasil, não se aproveitou desse pioneirismo para botar o preço no alto e praticou uma estratégia de penetração para as Brooklyn. Hoje em dia, é uma marca que está em supermercados, a preços mais baixos do que há 3 anos atrás, a despeito da inflação. Isso é criar mercado: é vender consistentemente uma marca que vai ser comprada de novo e de novo. Essa fica quando a bolha estourar. Hoje em dia, de vez em quando (sobretudo quando rola promoção), vale mais a pena comprar Brooklyn do que Eisenbahn para tomar em casa (não vou nem comentar das outras nacionais). Tem sido assim com as Anderson Valley também, por exemplo. Já no caso das trapistas, a situação só mudou quando começou a haver competição pelas importações, com várias empresas trazendo os mesmos rótulos. Tem poucas empresas interessadas em criar uma base de mercado proporcional, mas essas vão ficar se a bolha estourar. As outras, bem, aí elas migram para outras áreas mais rentáveis.
fernando pereira frassetto escreveu: Preciso passar aí para discutir o assunto tomando umas boas cervejas!
ERITON SOARES escreveu: Marcussi, qdo citei o fato das namoradas comprarem cervejas acima de 50,00 não foi no sentido de que elas chegavam e pediam cervejas acima de 50, elas pediam o rótulo Y ou rótulo X
Copyright ® 2007-2024 BREJAS - Todos os Direitos Reservados