Você foi irônica e engraçadinha, mas sim, é o que eu acredito. Em ambos os casos (bebida also). Se quem fabrica quiser por o seu prazo de consumo como indicação, beleza, mas a escolha ficaria sempre ao cliente.
Aliás, é o que acontece, eu não como em vários lugares por achar que a comida não é de boa procedência (mesmo existindo um mundo de regulamentações sanitárias) assim como não compro qualquer produto dentro do prazo de validade só porque está no prazo de consumo que eu não ache que está no meu padrão. Eu consumidor prefiro ter essa responsabilidade a passar pra outros.
Falando sobre cerveja, como ficaria um bar que vende cervejas safradas, e não apenas cervejas próprias para safrar, como qualquer cerveja? Aqui no Brasil eles não podem existir, porque cervejas ditas vintages tem obrigatoriamente a por um prazo de validade máximo qualquer, quando deveria ser uma escolha do cliente querer provar ou não uma garrafa duvidosa de uma chimay de 20 anos atrás ou uma flying dog de 5 meses.
Voltando ao tópico, se você não percebeu, não seria então culpa da Tarantino se eles são obrigados a remarcar a data da cervejaria. Quem traz a La Trappe é outra importadora, e faz o mesmo, se você ver uma etiqueta, provavelmente você verá datas diferentes (se bem que só a Tarantino pos pra mais). Alias, várias importadoras não botam nada, sendo que já que são tão cismado com legalidades, é um absurdo, todo produto tem que estar em língua portuguesa, trazendo la os ingredientes e afins e inclusive uma data de validade pelos critérios regulamentados aqui. E sim, o ministério de não sei o que, tem toda a autoridade para ele por o prazo de validade que ele acha certo ao contrário do produtor (viu como seria mais fácil não fosse uma obrigatoriedade e produtores e consumidores tivessem essa responsabilidade?)
A única grande questão foi a dupla etiqueta lá mudando a antiga, mas como eu disse, ninguém perguntou a quem fez o motivo e pra mim agora não me interessa muito agora que foram tiradas do mercado (falo isso porque nunca tinha visto as duas etiquetas)