Lançamentos de cervejas, cervejarias e livros sobre cerveja. Não é um espaço para divulgação de eventos, vídeos, podcasts, sites.

Sierra Nevada no Brasil em Fevereiro!

Mais
9 anos 9 meses atrás #60550 por Edson Marquezani Filho
Vou falar por mim, que sou um participante ativo desse mercado, tanto como consumidor, quanto como "crítico".

Eu identifico em mim 3 padrões de consumo.
1) Rótulos novos.
2) Rótulos já conhecidos para "reavaliação" ou simplesmente por são bons e quero beber novamente.
3) Rótulos de bom custo/benefício pra consumo de "subsistência".

Acho que a grande questão aí é perfil de consumidor.

Antes de mais nada, cerveja pra mim é um grande hobby e um assunto de interesse teórico, além da simples questão prática de algo pra matar a sede. Portanto, novidade pra mim é fundamental. E eu realmente raramente repito rótulos dessa primeira categoria e, por isso, a questão do preço torna-se um pouco secundária pra mim. Se eu realmente me interesso por ele e posso pagar, eu não me importo com o custo/benefício. Mas pra mim, a novidade é a maior graça da coisa toda. Eu não seria nem metade tão apaixonado por esse assunto não fosse essa infinidade de experiências. Pra mim, é quase como um lance de colecionador. E acho que as cervejarias, mesmo muitas brasileiras, entendem isso. Muitas delas não passam mais de 6 meses sem alguma novidade e outras nem sequer um mês. E, se for ver, o movimento de craft americano também é fortemente orientado nesse sentido. Vão ver o tanto de release único que eles têm lá.

Bom, mas aí, em segundo lugar, eventualmente eu recompro algo dessa primeira categoria, seja porque já não me lembro muito da cerveja ou porque meu paladar já evoluiu e é quase como se fosse uma nova cerveja pra mim. Ou apenas porque eu sei que a cerveja é boa e estou afim de tomá-la novamente. Claro que, nesse caso, os rótulos mais caros acabam ficando de fora.

E, por fim, há a terceira categoria, que são os rótulos de consumo só pra beber e matar a vontade diária de cerveja, o que infelizmente não é muito abundante à disposição numa boa relação custo-benefício e acaba ficando mais restrito ao que vende em supermercado ou as coisas locais mais acessíveis.

Eu acho que o mercado tem espaço pra todos esses perfis de consumo, e acho até válido trazer lotes uma única vez pra consumidores "colecionadores" como eu. Mas aí o empresário precisa ter isso bem em mente e fazer de uma forma sustentável financeiramente, ou não fazer caso não seja possível. Por exemplo: esse monte de britânica que chegou por aí uns tempos atrás (coisa de 50 rótulos pra mais!), e ninguém conhece, muitas delas cervejas de pequena validade (um monte de IPA, inclusive!). Isso, pra mim, é coisa de quem tá totalmente por fora do mercado. Eu tô vendo nitidamente tudo isso encalhar e daqui a pouco vai estar tudo na promoção 2 por 1 e nunca mais vai voltar, e se bobear, importador vai sair no prejuízo.

No caso da Sierra Nevada, acho também meio maluco trazê-la nessas condições, porque deveria ser algo mais commodity, como o resto da linha da Interfoods, mas nesse preço nunca será. Só vai atrair os consumidores de uma-vez-só como eu. Dá até pra trazer uma vez por ano a Bigfoot e certamente vai vender pra galera que quer fazer vertical daqui uns bons anos (ou pelo menos pode ficar 5 anos nas prateleiras), mas a APA nesse preço não tem chance.

Eu não acho que esse mercado tem que ser só pra satisfazer o consumidor do dia-a-dia. Acho essa comparação com vinho meio sem sentido. Eu não troco uma boa American IPA por um bom vinho. Vinho não tem lúpulo, não tem esse aroma que eu adoro, não tem esse sabor, não tem nada a ver. Eu adoro Gueuze também. Talvez, nesse caso, desse até pra falar em trocar por vinho, porque ainda existe alguma proximidade maior entre as bebidas mas, ainda assim, acho que a comparação é desmedida. Eu nem sequer concordaria com se falar em trocar "scotch" por "bourboun". Eu não trocaria, e aposto que você poderia arrumar metade de uma ilha do norte da Europa de inimigos falando isso. =P

De toda forma, acho que o mercado até pode se bifurcar nesse segmento mais popular e mais de luxo. Porém, cada segmento precisa saber com quem está lidando. Não venham querer me vender uma APA americana "trivial" por R$25 que eu não sou otário. E também não queiram vender uma ipa-sour-barleywine-brett-barrel-aged-peach-pumpkin por R$150 pro cara que só quer tomar uma cerveja boa no fim do dia.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Denis Conrado
Mais
9 anos 9 meses atrás #60556 por Gustavo Henrique Avallone de Brito
Na boa, sem querer ofender. Mas vocês são chatos demais.

Ta caro? É inegável que esta (apesar de não achar tão caro uma Imperial Stout de 10.5% ABV por $23,99). Mas vocês falam como se isso fosse exclusividade do mercado cervejeiro.

Já pararam pra ver o preço da gasolina? Já pararam de ver o preço do pão que teve mais aumento atualmente? E o leite? Energia Elétrica? Aliás, seguindo na área de degustação, alguém aqui fuma charuto? Uma Partagas D4 que final do ano passado estava na faixa dos $55, teve aumento dois meses atrás e subiu para 60-65 e hoje você já acha por mais de 70 dilmas.

Aaaaahh, mas esses importadores de cerveja estão fazendo escola hein.

E eu achando que era chorão e mão de vaca, vou até mostrar pra mulher esse tópico pra ela ver que não sou tão Tio Patinhas assim.

Abraços.
Mais
9 anos 9 meses atrás #60558 por Odimi Toge
Cada um sabe o tamanho do próprio bolso e o suor necessário pra tocar a vida. Respeito isso.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Gabriel Lucas Scardini Barros, Gustavo Silva, David Ortiz
Mais
9 anos 9 meses atrás - 9 anos 9 meses atrás #60560 por Fernando Pires
Comparações simples:

1 - Se faço minha APA com 4 maltes, 3 lúpulos e duplo dry hopping; como pagarei 20 reais por uma APA SN?

2 - Se existe a Way APA por 9,00 (preço de hj no Pão de Açúcar aqui no Rio); pq pagarei 20 reais numa APA SN?

Outros exemplos são análogos à IPA SN, como a Green Cow por exemplo, que ainda é de 500ml.

Tb é simples: está caro, não vale a pena, existem opções mais em conta; não compro!!

Guardo meu dinheiro para comprar em promoções, em distribuidoras, supermercados ou quando alguma cerveja realmente valha o que se pede.

Abraços.
Ultima edição: 9 anos 9 meses atrás por Fernando Pires.
Mais
9 anos 9 meses atrás #60568 por Claudinei  

Eduardo Guimarães escreveu: Considerando o fator "novidade" do mercado de cervejas artesanais, acho que existe uma tensão entre dois processos contraditórios no mercado cervejeiro, mas que não são excludentes: de um lado, temos brejas que chegam ao mercado (seja do exterior ou nacionais) de maneira contínua, com preços aceitáveis (não necessariamente baixos) e mais baratos do que há anos atrás e, de outro, brejas que chegam no sistema vaga lume (surgem com "brilho de novidade e preços muito altos", mas, depois, somem do mapa). Nessa primeira tendência incluo Way, linha St Bernardus, Brooklyn, Chimay e algumas outras. Para segunda tendência, há incontáveis exemplos de lançamentos nacionais ou de importações únicas do rótulo estrangeiro.
Acho que essa dinâmica evidencia, pelo menos em parte, duas concepções de mercado: ter as brejas "especiais" como hábito de consumo de classe média vs. conceber essas brejas como produtos gourmet de luxo.

Também vejo dessa forma. E certamente estou incluído no primeiro grupo. Minha opinião sempre foi de que cerveja boa deve ser revisitada. Nunca fui de me empolgar e cobiçar novidades extravagantes a qualquer preço. Encaro o prazer de saborear (as mesmas) boas cervejas como algo atemporal. Provar algo único, apenas uma vez na vida, não necessariamente me trará um prazer maior. Em outras palavras, considero-me um cara movido muito mais a cerveja (com o perdão do exagero e simplismo da expressão) do que a novidade...

Eu parar de beber cerveja? Tá doido? Só se for por motivo de força maior, como por exemplo algum problema grave de saúde. Boas opções não faltam para sustentar o "bom e velho vício"! :laugh:

Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Eduardo Guimarães Insta @cervascomedu, Excluido Excluido
Mais
9 anos 9 meses atrás #60627 por Gabriel C.
Retomando o assunto principal desse tópico: fiz um duelo Júpiter x Sierra agorinha (APAs). Se elas custassem a mesma coisa ainda iria de Júpiter (produto nacional e no perfil que eu prefiro - lupulado). Com a SN custando o DOBRO, não tem nem graça.

Eu morei nos EUA e gostava muito das Sierra (APA e IPA), espero que a Torpedo também não seja "tão boa" por memória afetiva mas estou curioso. Quero bater ela com a Green Dream, que achei tão fora de série quanto a Júpiter APA :woohoo:
Tempo para a criação da página:0.546 segundos