Vou falar por mim, que sou um participante ativo desse mercado, tanto como consumidor, quanto como "crítico".
Eu identifico em mim 3 padrões de consumo.
1) Rótulos novos.
2) Rótulos já conhecidos para "reavaliação" ou simplesmente por são bons e quero beber novamente.
3) Rótulos de bom custo/benefício pra consumo de "subsistência".
Acho que a grande questão aí é perfil de consumidor.
Antes de mais nada, cerveja pra mim é um grande hobby e um assunto de interesse teórico, além da simples questão prática de algo pra matar a sede. Portanto, novidade pra mim é fundamental. E eu realmente raramente repito rótulos dessa primeira categoria e, por isso, a questão do preço torna-se um pouco secundária pra mim. Se eu realmente me interesso por ele e posso pagar, eu não me importo com o custo/benefício. Mas pra mim, a novidade é a maior graça da coisa toda. Eu não seria nem metade tão apaixonado por esse assunto não fosse essa infinidade de experiências. Pra mim, é quase como um lance de colecionador. E acho que as cervejarias, mesmo muitas brasileiras, entendem isso. Muitas delas não passam mais de 6 meses sem alguma novidade e outras nem sequer um mês. E, se for ver, o movimento de craft americano também é fortemente orientado nesse sentido. Vão ver o tanto de release único que eles têm lá.
Bom, mas aí, em segundo lugar, eventualmente eu recompro algo dessa primeira categoria, seja porque já não me lembro muito da cerveja ou porque meu paladar já evoluiu e é quase como se fosse uma nova cerveja pra mim. Ou apenas porque eu sei que a cerveja é boa e estou afim de tomá-la novamente. Claro que, nesse caso, os rótulos mais caros acabam ficando de fora.
E, por fim, há a terceira categoria, que são os rótulos de consumo só pra beber e matar a vontade diária de cerveja, o que infelizmente não é muito abundante à disposição numa boa relação custo-benefício e acaba ficando mais restrito ao que vende em supermercado ou as coisas locais mais acessíveis.
Eu acho que o mercado tem espaço pra todos esses perfis de consumo, e acho até válido trazer lotes uma única vez pra consumidores "colecionadores" como eu. Mas aí o empresário precisa ter isso bem em mente e fazer de uma forma sustentável financeiramente, ou não fazer caso não seja possível. Por exemplo: esse monte de britânica que chegou por aí uns tempos atrás (coisa de 50 rótulos pra mais!), e ninguém conhece, muitas delas cervejas de pequena validade (um monte de IPA, inclusive!). Isso, pra mim, é coisa de quem tá totalmente por fora do mercado. Eu tô vendo nitidamente tudo isso encalhar e daqui a pouco vai estar tudo na promoção 2 por 1 e nunca mais vai voltar, e se bobear, importador vai sair no prejuízo.
No caso da Sierra Nevada, acho também meio maluco trazê-la nessas condições, porque deveria ser algo mais commodity, como o resto da linha da Interfoods, mas nesse preço nunca será. Só vai atrair os consumidores de uma-vez-só como eu. Dá até pra trazer uma vez por ano a Bigfoot e certamente vai vender pra galera que quer fazer vertical daqui uns bons anos (ou pelo menos pode ficar 5 anos nas prateleiras), mas a APA nesse preço não tem chance.
Eu não acho que esse mercado tem que ser só pra satisfazer o consumidor do dia-a-dia. Acho essa comparação com vinho meio sem sentido. Eu não troco uma boa American IPA por um bom vinho. Vinho não tem lúpulo, não tem esse aroma que eu adoro, não tem esse sabor, não tem nada a ver. Eu adoro Gueuze também. Talvez, nesse caso, desse até pra falar em trocar por vinho, porque ainda existe alguma proximidade maior entre as bebidas mas, ainda assim, acho que a comparação é desmedida. Eu nem sequer concordaria com se falar em trocar "scotch" por "bourboun". Eu não trocaria, e aposto que você poderia arrumar metade de uma ilha do norte da Europa de inimigos falando isso.
De toda forma, acho que o mercado até pode se bifurcar nesse segmento mais popular e mais de luxo. Porém, cada segmento precisa saber com quem está lidando. Não venham querer me vender uma APA americana "trivial" por R$25 que eu não sou otário. E também não queiram vender uma ipa-sour-barleywine-brett-barrel-aged-peach-pumpkin por R$150 pro cara que só quer tomar uma cerveja boa no fim do dia.