Só uma coisa eu acho hipocrisia: Todo mundo nesse meio fala que o negócio não rende tanto quanto o preço das cervejas faz parecer, que o governo é o vilão, que as margens são razoáveis, blá blá blá...Se querer fazer todo mundo engolir esse papo, abram as contas então, mostrem quanto ganham ou perdem todo mês, prova o que tá falando. Já vi gente fazer isso aqui nesse fórum de maneira resumida, mas TODO mundo no meio cervejeiro fala que tá perdendo dinheiro ou ganhando muito pouco, todo mundo tá trabalhando por amor. E tem cervejaria/importadora aí que tá trabalhando por muito amor, pq pra manter o negócio apenas funcionando tem que cobrar muito mais que as outras.
"Ah, mas isso aqui não é S.A., não tá na bolsa, não precisamos mostrar pra ninguém". Correto, eu também tenho negócio próprio e não quero ficar mostrando pra ninguém se eu ganho ou perco dinheiro, quanto de margem eu pratico, quais meus gastos...Mostro pro governo pq eu tenho que mostrar. Mas também não falo pra ninguém que eu cobro caro porque "tenho" que cobrar, não fico chorando piedade de ninguém pelo meu produto ser absurdamente caro, não fico me justificando se minha margem é de 5% ou 500%...O preço é esse, quer pagar bem não quer amém. E o consumidor, pro bem e pro mal, não tem nada a ver com a estrutura do meu negócio.
Ou abre de vez o jogo e "mata a cobra e mostra o pau", ou fica calado e faz seu preço e divulga as qualidades do seu produto. Ficar de apelo sentimental com o consumidor não cola(sim, o tal do "promover a cultura cervejeira já tá me enchendo o raio do saco também).