Pesquisando com amigos, a matemática de importação é bem complexa,
Parece que pagam a cerveja antecipadamente, em média demora uns 3 meses para uma importação chegar, ou seja, deve-se calcular juros de aplicação sobre o pagamento antecipado.
Quando a mercadoria chega ela é taxada sobre o dólar/euro na cotação do dia. (essas taxas praticamente dobra o valor do produto).
Após isso é feito um calculo total de quanto foi gasto para o produto chegar até aqui, ai tem custos como etiquetagem, logística, etc, etc,
Supomos que a Sierra custou para a importadora US$ 1.00 ela não chegou aqui por menos de R$6,60 (calculando conversão e taxas) ai deve-se incluir, transporte refrigerado, armazenamento refrigerado, custo de entrega ao pdv + LUCRO, sim amiguinhos a importadora deve ter lucro, lembrando que lucro é PREÇO DE VENDA - PREÇO DE CUSTO - CUSTO OPERACIONAL (TUDO QUE VCS PODEM IMAGINAR).
Ai chega-se ao preço que ela virá para nos, PDVs, nós agora precisamos pegar o preço de custo e aplicar nossa margem, notem que a margem é muito parecida em todos os lugares, é pq estamos ganhando muito? não amiguinhos, é questão de sobrevivência, ou você colocar uma margem saudável ou morre.
Sempre fico feliz em ver promoções em supermercados, isso ajuda a disseminar a cultura, isso acontece com o vinho, se vc quer pagar menos corre para o supermercado, como o próprio nome diz trata-se de um auto-serviço, onde você compra o que quer e corre todos os riscos, se quer Atendimento Personalizado, Variedade, procura a Beer4u, rsrs
Quem é do ramo do comércio me entende perfeitamente, pena que tem muitos aqui que não enxergam isso e a acham que as cervejas devem chegar aqui no modelo ONG, sem fins lucrativos. Ninguém nesse mundo trabalha de graça, nem os que criticam o preço das cervejas. Sabem essas promoções super/hiper/mega vantajosas, geralmente elas vem do importador para a gente, eles muitas vezes torram o preço pq o estoque encalhou, e precisam fritar o estoque para não sair no prejuízo, tem muito importador trabalhando no zero a zero. Ai vc diz, encalhou pq está com margem alta, não amiguinhos, encalhou pq estamos com uma demanda muito alta de rótulos para pouco público. O mercado não dá vazão, a tendencia daqui para frente é termos dois cenários, muitas promoções e lançamentos com preços relativamento altos.
Espero ter ajudado!