Cara, não entendo muito bem essa ojeriza toda em relação às American lagers. Foram elas que me fizeram começar a gostar de beber cerveja. Eu as encaro tranquilamente até hoje. Tenho minhas preferências pessoais no estilo, presto atenção ao perfil sensorial, sei identificar uma que está ruim e uma que veio boa, mas mesmo as outras eu ainda bebo. No último fim de semana, fui de Skol no aniversário de uma amiga, sem dramas. Não acho que na minha boca só entra ouro.
Acho isso um pouco tempestade em copo d'água. Entendo que, assim que nós descobrimos o mundo das cervejas especiais, as de sempre começam a parecer sem graça. Mas não se deve beber uma Brahma exigindo que ela seja uma Chimay, é preciso entender qual é a proposta. Digo mais: quando eu comecei a apurar melhor o meu paladar para cerveja, a ponto de começar a entender o que está acontecendo num copo de American lager, comecei a bebê-las com mais prazer do que quando eu, recém-cervangelizado, achava que eram todas rigorosamente iguais. Mas perceber as diferenças entre duas American lagers demanda um pouco mais de sintonia fina do que perceber a diferença entre uma Chimay Tripel e uma Maredsous 10.
As pessoas que me conhecem sabem que eu gosto de cervejas mais caras, mas não vou recusar uma mais barata. O que me deixa muito mais chateado, na real, é quando as pessoas oferecem "mais uma" American lager que compraram a preço de Eisenbahn ou Colorado. É como com comida: OK, gosto de umas frescuras (que preparo em casa porque em restaurante é muito caro), mas bato com prazer um bife a cavalo. Tem contexto e ocasião para tudo, na minha opinião.
Josué, seja benvindo ao fórum! Vamos torcer para que, com o tempo, o mercado cresça e vc consiga achar boas opções nos supermercados da sua região (ou de algum centro urbano próximo). Sei que, no começo, vc não quer e/ou não pode investir pesado numa coisa que vc nem sabe direito como é, então não vai pagar fretes exorbitantes sem nem conhecer o estilo de cerveja que vc está comprando para saber se vale o investimento. Mas acho que, com o tempo, vc vai conseguindo achar algumas marcas e ir identificando aqueles estilos que vc gosta e que compensam investir um pouco mais.