Olha, Mauro, sem querer ofender ninguém, mas quem me pareceu mais xiita aqui foi a mãe do Thiago, que achava que apreciar cervejas era coisa de alcoólatra... Sendo que a característica mais conspícua de um alcoólatra é o contrário da do apreciador: eles bebem qq coisa, pq tem uma necessidade física de álcool, não importa de onde ele provenha; já o apreciador não bebe por necessidade, mas por prazer e é seletivo, comedido.
Marcusssi, essa sua sugestão me fez dar risada, já pensou se o Guima leva a sério? rsrsrsrs
Guima, vou tentar te dar uma sugestão mais light pra beer-evangelizar sua esposa, se não funcionar, daí sim vc pede o divórcio! ehehehehhee
Lá vai: a primeira tarefa seria tentar mudar a concepção (provavelmente equivocada) que sua esposa (e muita gente) tem de cerveja. Como mulher, sei de algumas coisas associadas à imagem de cerveja que nos são profundamente desagradáveis: cerveja normalmente é associada à homem, àquela coisa de macho e como sendo uma bebida vulgar, barata e pouco sofisticada. Por exemplo, cena paradigmática de consumo de cerveja: homens sem camisa e suados bebendo cerveja depois do futebol. Pra uma mulher, essa imagem mental não é nada convidativa. Portanto, minha primeira dica é vc tentar reverter essa imagem, mostrando que, ao contrário do que pensa a maioria, cerveja não é necessariamente uma bebida barata (a gente sabe muito bem disso, vide uma Deus), pode ser muitíssimo sofisticada e complexa (as trapistas), se aproximando muito de uma degustação de vinhos e em si não tem nada a ver com macheza e masculinidade, isso é apenas uma associação besta que foi instilada nas nossas cabeças ao longo de décadas. Ou seja, é possível ser uma mulher que bebe cerveja e ser feminina, sofisticada e de bom gosto.
Em segundo lugar, sugiro que vc lhe apresente cervejas mais interessantes pro público feminino, ou até mesmo voltadas pra ele. Normalmente nós mulheres não temos muita tolerância ao amargor (algo que com o tempo pode ser trabalhado, eu mesma não aguentava tomar uma Abbot inteira, pois achava muito amarga e esses dias ataquei com gosto a do meu namorado! rs), então que tal vc apresentar a ela as Colorado Appia e Cauim, que têm pouquíssimo lúpulo e portanto, baixo amargor? Tem tb a Baden Baden Golden Ale, que foi desenvolvida pensando no mercado feminino, pois não é amarga, é doce e tem canela (se ela gostar de canela, é claro, senão vai detestar)! Por último, há a Fuller's Honey Dew, que tomei essa semana lá no Brejas e que meu namorado achou insuportável de doce e eu achei uma delícia.
Se eventualmente sua esposa se interessar por alguma delas, já é meio caminho andado, não acha?
Um abraço,
Milu