Gosto de cervejas com altos níveis de IBU. Adoro IPAs. Morro de curiosidade de tomar a 120 minute IPA da Dogfish Head. Agora, lembrando de algo que já lí aqui pelo site, acho que numa avaliação do Maurício sobre a 120 minute, e de uma colocação da Cilene Saorin no Bytes and Bier, não conseguimos perceber difenrença de amargor a partir dos 80, 90 IBUs, o que faria destas brejas um puro apelo de marketing.
Mas dando uma fuçada em posts passados aqui do fórum, vi uma mensagem dum norte americano, num tópico sobre uma India Black Ale, falando sobre uma tal de
Mikkeller 1000IBU
, que teoricamente atingiria estes absurdos 1000 IBU. Parece que o pessoal do Beer Advocate está acusando Mikkel e sua Mikkeller 1000IBU de merchandising puro. Segundo Mikkel, uma outra breja que ele já fez, com supostos 2007 IBU, não se parecia em nada com uma breja ultra lupulada, mas sim com a sensação de se "mastigar uma plantação de lúpulo" (
chewing a hopfield).
O que eu queria saber, de quem já teve a oportunidade de experimentar brejas ultra lúpuladas, é se esta diferença pode ou não ser realmente percebida, ou até onde de fato podemos sentir diferenças entre nuances de um mesmo extremo.
Maurício, Alexandre e confrades de todo o Brejas, me iluminem!