IBU a dar com pau!

Mais
14 anos 9 meses atrás #8610 por Tom Adamenas
Criado por Tom Adamenas no tópico IBU a dar com pau!
Gosto de cervejas com altos níveis de IBU. Adoro IPAs. Morro de curiosidade de tomar a 120 minute IPA da Dogfish Head. Agora, lembrando de algo que já lí aqui pelo site, acho que numa avaliação do Maurício sobre a 120 minute, e de uma colocação da Cilene Saorin no Bytes and Bier, não conseguimos perceber difenrença de amargor a partir dos 80, 90 IBUs, o que faria destas brejas um puro apelo de marketing.

Mas dando uma fuçada em posts passados aqui do fórum, vi uma mensagem dum norte americano, num tópico sobre uma India Black Ale, falando sobre uma tal de Mikkeller 1000IBU , que teoricamente atingiria estes absurdos 1000 IBU. Parece que o pessoal do Beer Advocate está acusando Mikkel e sua Mikkeller 1000IBU de merchandising puro. Segundo Mikkel, uma outra breja que ele já fez, com supostos 2007 IBU, não se parecia em nada com uma breja ultra lupulada, mas sim com a sensação de se "mastigar uma plantação de lúpulo" (chewing a hopfield).

O que eu queria saber, de quem já teve a oportunidade de experimentar brejas ultra lúpuladas, é se esta diferença pode ou não ser realmente percebida, ou até onde de fato podemos sentir diferenças entre nuances de um mesmo extremo.

Maurício, Alexandre e confrades de todo o Brejas, me iluminem! :laugh:
Mais
14 anos 9 meses atrás - 14 anos 9 meses atrás #8616 por Mauro Renzi Ferreira
Respondido por Mauro Renzi Ferreira no tópico Re:IBU a dar com pau!
Olha, o que eu sei é isso mesmo: Passou de uns 90 IBU já era, não se consegue perceber mais nada. Agora, se o cara despejar o saco todo na brassagem, é até possível que se perceba algo ainda "maior", mas imagino que se torne uma cerveja completamente desequilibrada (deve ter menos malte que as nossas BCBs... rsrs).

Mas como eu sou meio excêntrico, confesso que fiquei curioso pra provar essa breja aí, de 1000 IBU. Ninguém, por acaso, está indo para a Bélgica em breve? :P
Ultima edição: 14 anos 9 meses atrás por Mauro Renzi Ferreira.
Mais
14 anos 9 meses atrás #8618 por Tom Adamenas
Respondido por Tom Adamenas no tópico Re:IBU a dar com pau!
Eu acabei de ver um vídeo no próprio site da cerveja de um cara, talvez o próprio cervejeiro, tomando essa tal dos 1000 IBU e fazendo um puta bico, desses de quem odeia cerveja e toma logo uma golada de uma Indica! :laugh:

Acho que muitas críticas podem ser feitas a este tipo de "exagero", mas como um interessado na produção artesanal, acho que a experimentação e os testes dos limites da danada são sempre produtivos.
Mais
14 anos 9 meses atrás #8620 por Mauro Renzi Ferreira
Respondido por Mauro Renzi Ferreira no tópico Re:IBU a dar com pau!
Pois é, eu também curto essa idéia de "cervejas extremas".
Mais
14 anos 9 meses atrás #8623 por Mauricio Beltramelli
Respondido por Mauricio Beltramelli no tópico Re:IBU a dar com pau!
Cada paladar, único, possui um "limite" para detectar alterações de amargor a partir de um certo nível. Falando em IBU, tem gente que não consegue diferenciar mais ou menos amargo a partir de 90, 80, 70 ou até mesmo 60.

A Dogfish Head 120 Minutes, por exemplo, é uma cerveja ótima. Mas poderia, tranquilamente, ter menos IBU´s.

Todavia, tenho notado uma tendência mais ou menos uniforme. À medida que o degustador vai avançando nas degustações, ou seja, degustando mais cervejas a sério, ele vai nutrindo uma certa predileção por cervejas cada vez mais lupuladas. Comigo aconteceu assim.

Falando nisso, para os "hopheads" da comunidade BREJAS: Não percam a Flying Dog DOUBLE DOG DOUBLE PALE ALE, com estratosférios 85 IBU´s!!!

No Bar Brejas, ela acabou de chegar!!!!
Mais
14 anos 9 meses atrás #8626 por Tom Adamenas
Respondido por Tom Adamenas no tópico Re:IBU a dar com pau!
Oba oba oba! To curioso pra provar essas belezinhas da Flying Dog! Por problemas de logística tá complicado dar as caras em Campinas, mas terão delas aqui em Sampa? Ou será que uma boa alma, que vai dar um pulo no Brejas, traz essa encomenda pra mim? B)
Tempo para a criação da página:0.403 segundos